Recital promovido pela Aliança Francesa alinha história e sentimento do folclore musical francês

François. Foto: Divulgação
Há instrumentos que não necessitam de acompanhamento. Expressam-se apenas com todo o sentimento que o compositor quer externar em música. Foi o que o músico francês François Lazarevitch provou, nesta quarta (28), no recital 1.000 anos de gaita de fole na França, promovido pela Aliança Francesa Recife, realizado no Teatro Eva Herz – Livraria Cultura do Shopping RioMar. Depois do apagão em toda a Região Nordeste, ouvir boa música e emocionar-se com o instrumento – pouco conhecido no Brasil – fechou a noite que começou caótica no trânsito e na volta para a casa.

Tocando peças desde o século XIV até a Época Moderna, François apresentou alguns tipos da gaita de fole, fascinante instrumento da música tradicional francesa. O público presente, impressionado com o vigoroso som emitido por cada nota, pôde conhecer parte do repertório francês e da história das composições criadas para a gaita de fole.


Ao final, François Lazarevitch contou uma lenda francesa sobre um grande gaiteiro que, perseguido por um lobo em uma floresta, tocou sua gaita de fole com tanto entusiasmo que fez o lobo cair exausto de tanto dançar. Sem dúvida, uma noite de boa música e grandes histórias. Para apurar os ouvidos e elevar a alma.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife

Ivonete Melo

Última semana para conferir exposição que homenageia o Galo da Madrugada no Paço do Frevo