Edital Cultura 2014 será lançado no Recife nesta sexta (30)

A Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura, em parceria com a Fundarpe / Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco, realiza nesta sexta-feira (30), uma oficina de lançamento do Edital Cultura 2014. A ação será realizada no Centro de Convenções de Pernambuco em dois horários: às 14h, para gestores, secretários, diretores e agentes das Estaduais e Municipais de Cultura e Secretaria Especial da Copa. A sociedade civil será apresentada ao edital a partir das 18h, com espaço para debate e esclarecimento de dúvidas até às 21h.

O encontro é o primeiro de uma série de oficinas a serem realizadas por toda a região Nordeste. Serão contempladas capitais e importantes polos do interior, que receberão a comitiva do MinC durante todo o mês de setembro, com datas e locais a serem divulgados na próxima semana.

O Edital Cultura 2014 tem o objetivo de ampliar o reconhecimento do Brasil em sua identidade diversa de expressões, além do carnaval, música e futebol. A iniciativa irá contratar no mínimo 1.200 apresentações culturais para o período da competição (10 de junho a 15 de julho) para, em parceria com os governos estaduais e municipais, reforçar a programação cultural das cidades-sede.

A Ministra Marta Suplicy defende este edital como uma oportunidade para todos aqueles que não têm acesso a patrocínio. Desta forma, será ampliada a presença dos pequenos e médios realizadores das mais diversas localidades do Brasil, num objetivo claro de promover a inclusão social.

O total de investimentos é de R$ 18,8 milhões, a serem distribuídos em quatro eixos do pilar Conteúdos Culturais. São eles: Brasil Audiovisual (apresentação da produção audiovisual brasileira atendendo média metragem, documentários, animação e ficção); Brasil Criativo(conteúdos artísticos, em formato digital, de artesanato, moda, arquitetura, design e gastronomia, de expressão local, lidando com as mais variadas linguagens da economia criativa); Brasil Diverso (manifestações tradicionais de todos os Estados do País, atividades entre Pontos de Cultura e valorização do patrimônio material e imaterial brasileiro) e Brasil das Artes (exibições artísticas nas áreas da música, teatro, circo, dança, literatura e artes visuais).

As inscrições para o concurso Cultura 2014 seguem até o dia 23 de setembro e deverão ser feitas exclusivamente pelo sistema SalicWeb, disponível em www.cultura.gov.br. Podem participar pessoas físicas e jurídicas de direito privado, com ou sem fins lucrativos, e grupos não constituídos juridicamente.

O edital pode ser conferido na íntegra, assim como uma cartilha com as principais dúvidas e respostas sobre a iniciativa, no site especial do Ministério da Cultura. Acesse www.cultura.gov.br.

Serviço: 
Lançamento do Edital Cultura 2014 
Local: Teatro Beberibe, Centro de Convenções de Pernambuco
Av. Professor Andrade Bezerra, s/n – Salgadinho, Olinda

Data e hora:
30 de agosto de 2013
Às 14h para representantes do poder público
Às 18h para sociedade civil (estudantes, produtores, artistas, agentes culturais, coletivos e demais interessados)


Mais informações: Representação Regional do Ministério da Cultura – (81) 3117-8430

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife