Festival Moacir Santos no Teatro de Santa Isabel

Mestre Moacir Santos. Foto: Divulgação
Considerado um dos mestres da música brasileira, também conhecido como Ouro Negro, o pernambucano Moacir Santos é homenageado com concertos e debates que falam do maestro e sua obra, numa tentativa de  apresentar toda a sua grandeza. “Um festival dedicado a Moacir Santos é exatamente o que o termo significa: uma festa para Moacir Santos! Uma festa para sua música, que agrada e alegra os que a ouvem desde o seu tempo de músico-criança no sertão nordestino”. O mestre compôs canções que até hoje são lembradas em festivais do mundo inteiro. Moacir Santos foi o primeiro maestro negro da Rádio Nacional e foi indicado ao Grammy na década de 70. “Eu amo a música de Moacir Santos e durante quarenta anos quis gravar um álbum tributo a ele. Meu objetivo principal é divulgar a sua música. Pena que não consegui gravar este CD enquanto o maestro estava vivo.”, diz o pianista Mark Levine.  

Confira a programação:


2

10h
Mesa redonda: Moacir Santos, o Duke Ellington brasileiro? O impacto da música de Moacir Santos nos EUA; sua linguagem jazzística afro-brasileira.

20h
Mark Levine & The Latin Tinge (São Francisco)

Os músicos abrem o festival  apresentando o repertório do CD OFF & ON – The music of Moacir Santos, indicado ao Grammy Latino 2010 de Melhor Álbum de Jazz Latino. Além de pianista, Mark Levine é autor dos livros The Jazz Piano Book eThe Jazz Theory Book , considerada algumas da “bíblias do jazz”.

21h
Banda Ouro Negro

A banda carioca traz, em audição inédita, o frevo Paixão segundo Moacir, que o maestro compôs em homenagem a Mestre Paixão (Alfredo Manoel da Paixão), um de seus principais professores de música na infância e adolescência em Pernambuco. A banda lançou, em 2001, o álbum duplo Ouro Negro, que teve as participações de Milton Nascimento, Gilberto Gil, do próprio Moacir Santos, entre outros.

3

10h
Mesa redonda: O Acervo Moacir Santos em perspectiva. O Projeto Ouro Negro e seus desdobramentos; Moacir Santos e as novas gerações. Com participação especial da Filarmônica Maestro Israel Gomes, Carnaíba (PE) e direção de Cacá Malaquias. Regência de Gilson Malaquias.

20h
Quarteto Coisas

O grupo homenageia  maestro com choros de sua juventude e a obra Moacirsantosianas, do violonista e compositor Maurício Carrilho - presidente do Instituto Casa do Choro e diretor da Acari Records, primeira e única gravadora especializada em choro. A obra Coisas de Moacir Santos, empresta o nome à reunião desses grandes instrumentistas, que atuam também como produtores, compositores, arranjadores e estudiosos da música brasileira.

21h  
The Clare Fischer Big Band

A banda de Los Angeles, The Clare Fischer Big Band,  vencedora do Grammy Award 2013 em Melhor Album de Jazz Latino com !Ritmo!, apresenta em solo pernambucano, a partitura inédita Solidão, composição de Moacir Santos dedicada a Clare Fischer. Clare Fischer (1928-2012) era um músico versátil, treinado nos clássicos, inspirado por ritmos de jazz e da música latina e brasileira.

Serviço
Festival Moacir Santos
Teatro de Santa Isabel
Praça da República - Santo Antônio  
2 e 3
R$ 30 e R4 15 (meia)
3355 3323

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife

Ivonete Melo

COQUETEL MOLOTOV CELEBRA VINTE ANOS DE FESTIVAL COM LANÇAMENTO DE DOCUMENTÁRIO