Espetáculo une cavalo marinho e commedia dell'arte no encerramento da Semana Hermilo

Adiel Luna. Foto: Luciano Ferreira/PCR
A Semana Hermilo 2013 termina neste domingo (28), no Teatro Hermilo Borba Filho, no Bairro do Recife, com o espetáculo Lazzi e Brincadeiras - commedia dell'arte e cavalo marinho. A apresentação traz para a cena, pela primeira vez, o encontro do universo da expressão popular típica da Zona da Mata do Nordeste e do teatro popular improvisado italiano.

A peça é resultado do projeto Scambio Dell'Arte, que desde o início de junho desenvolve um laboratório de investigação sobre o uso das máscaras, as figuras e as danças nas linguagens escolhidas, com imersões, estudos e experimentações, nas cidades de Recife e Condado. Para contribuir nesse processo de vivência, idealizado pela realizado pela Cia Buffa de Teatro/Bottega Buffa Circovacanti & Peleja, com colaboração dos Cavalos Marinhos Estrela de Ouro e Boi Brasileiro, foram convidados mestres da cultura popular de Pernambuco, como Biu Alexandre, Luiz Paixão, Maíca, Mina, Minho, Martelo e Zé Mário.

Na montagem, a música do cavalo marinho invoca suas figuras a se encontrarem com as máscaras da commedia dell'arte. À medida em que se desenrola o enredo no terreiro, os personagens Mateus e Bastião se deparam com as figuras italianas, como Pantalone, Brighella, Arlecchino e Zanni.

Após a apresentação cênica, às 19h, haverá apresentação do jovem artista Adiel Luna, que conduz com maestria o cancioneiro popular, passando pelo maracatu, pelo repente e pela toada. E para terminar, às 20h, o Mestre Grimário, de Aliança, faz um Forró do Matulão, rabecado, transformando o teatro num grande forrobodó.

A programação dos últimos dias da Semana Hermilo também terá neste sábado (27), às 16h, espetáculo do Mamulengo Riso do Povo, com o Mestre Zé de Vina, de Glória do Goitá. Às 19h, é a vez do Cavalo Marinho Boi Matuto, de Olinda, levar seu banco e algumas figuras para dar uma mostra da brincadeira no espaço cênico do teatro.

Confira abaixo a programação de encerramento da Semana Hermilo 2013:


27 de julho – Sábado
16h
Apresentação do Mamulengo Riso do Povo do Mestre Zé de Vina, Gloria do Goitá – PE
Comentários: Marcondes Lima
19h
Apresentação do Cavalo Marinho Boi Matuto, Olinda.
Comentário Luiz Augusto Reis, Pedro Salustiano.

28 de julho – Domingo
18h
Lazzi e Brincadeira de Cavalo Marinho e Commedia Dell´arte. Scambio Dell´Arte.
19h
Apresentação musical de Adiel Luna, Tiúma / São Lourenço da Mata – PE
20h

Encerramento com Forró do Matulão do Mestre Grimário, Aliança – PE.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Show em tributo a Alcione com acesso gratuito no Feriado de Tiradentes no RioMar Recife

Jardim Espaço Plural comemora um ano com atividades gratuitas durante o mês de Abril