Últimos dias da temporada de "As confrarias" no Teatro Barreto Júnior

Fotos: Hans von Manteuffel
O espetáculo "As confrarias", da Companhia de Teatro Seraphim, encerra sua temporada neste domingo (30), às 20h, no Teatro Barreto Júnior, no Pina, Zona Sul do Recife. A peça, uma adaptação do texto do dramaturgo Jorge Andrade, conta a história de Marta, uma mãe que luta para conseguir enterrar o filho, José, no final do século XVIII, período da Conspiração Mineira. A partir desse drama da mãe, que passa a percorrer igrejas para tentar fazer parte de alguma confraria e enterrar José, questões ligadas ao preconceito, racismo e identidade são reveladas de forma sutil pelo espetáculo.

"Marta acaba desmascarando essas confrarias, que negam seu pedido por qualquer motivo, como o fato do filho ser ator, e naquele momento ser ator era pior do que ser negro. A peça acaba fazendo um grande louvor ao teatro, mostrando como ele é importante para que a sociedade conheça a si própria", explica o diretor Antonio Cadengue. De acordo com Cadengue, o espetáculo tem como pano de fundo a questão das confrarias, que são estrutura de poder e suporte dentro das igrejas para o estado. Nessa época não existiam cemitérios públicos, e as pessoas eram enterradas em igrejas ou no entorno delas. "O morto ou a família dele precisavam ser ligados a alguma confraria. E Marta e o filho não eramligados a nenhuma", conta.

Segundo Lúcia Machado, que interpreta Marta, a montagem dá continuidade a um projeto da Cia. - Trilogia Brasileira, concebido em 1992/93, que incluía "As confrarias", de Jorge Andrade; "A Morta", de Oswald de Andrade; e "Senhora dos Afogados", de Nelson Rodrigues, que a Cia. montou em 1993, e teve uma carreira bastante exitosa. "Quanto à escolha de "As confrarias", na época lemos muitos textos, eu, Antonio e Marcus Vinícius; de imediato, apaixonei-me pelo texto de Jorge Andrade, pela sua temática, pela sua carpintaria teatral, e, sobretudo, pela figura de Marta. Desde então, essa figura de mãe me instiga. E quando se cogitou a retomada dos trabalhos da Cia. para mim, principalmente, só a fortaleza de uma Marta conseguiria me impulsionar, me desafiar, me virar pelo avesso", explica.

Já Brenda Lígia, uma representante da etnia negra no espetáculo junto com os atores Alexsandro Marcos e Gilson Paz, pontua que o marcante do espetáculo é a universalidade de seus temas: a montagem dialoga com todos os públicos, de todo e qualquer nível sociocultural. "É um texto extremamente atual, com a ressalva de se passar no século XVIII, em Minas Gerais, mas que, por ressonância, chega à nossa contemporaneidade, seja porque a peça trata da justiça, da liberdade, da igualdade, do racismo, dos impostos exorbitantes que a Coroa portuguesa, exigia do Brasil e que por eco vemos o quanto estamos ainda a pagar altos impostos, dízimos ao Estado, embora não mais a Igreja (pelo menos a Católica)."

Serviço:
Fim da temporada de "As confrarias"
De quinta-feira (27) até domingo (30), às 20h
Teatro Barreto Júnior
(Rua Estudante Jeremias Bastos, Pina)
Informações: 3355-6398
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia)
Faixa etária: 16 anos
Duração: 1h30

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife