Último final de semana para ver os solos e improvisos do projeto Movimentos Coletivos no Teatro Joaquim Cardozo

Letícia Damasceno. Foto: Hércules Dias
O projeto Movimentos Coletivos se despede do Teatro Joaquim Cardozo (Rua Benfica, 157, Madalena, Recife/PE) com apresentações nesta sexta (28) e sábado (29). Depois de “ocupar” o teatro por todo o mês de junho, o grupo artístico Coletivo Lugar Comum realiza as últimas intervenções da temporada em ambos os dias a partir das 20h.

Nesta sexta (28) o público poderá conferir a intervenção artística Improvisões, que esta semana levará ao palco a bailarina Liana Gesteira, do Lugar Comum, em diálogo corporal com o performer e cantor Cyro Morais e com a bailarina Renata Muniz, além do artista convidado Caio Lima, vocalista do grupo Rua do Absurdo. A noite também trará o solo/performance Solo para várias vozes, do músico, performer, professor e pesquisador Conrado Falbo. No sábado (29) tem Solo para várias vozes mais uma vez e também a performance De cordas, faixas e metal, da dançarina e professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Faculdade Angel Vianna, Letícia Damasceno. Improvisões traz um jogo cênico focado na improvisação, utilizando som e movimento na proposta de “quebrar” o conceito de dualidade entre eles, já que som é movimento e vice-versa.

Solo para várias vozes apresenta uma voz em rascunho, na busca de suas possibilidades além da fala e do canto. Neste solo, a voz é acompanhada por si mesma, desdobrando-se no espelho dos próprios sons. Foi desenvolvido pelo artista Conrado Falbo a partir da pesquisa prática que vem realizando junto aos demais artistas ocupantes do Coletivo Lugar Comum (Recife, PE) sobre as possibilidades da voz e do corpo em performance, e da pesquisa teórica sobre voz, palavra e performance, realizada no âmbito do doutorado em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Já a performance De cordas, faixas e metal aborda a palavra muda no corpo, a impossibilidade de mover. No solo de Letícia, a memória do movimento reverbera em voz do movimento, em dança que transborda em som. A mesma corda que aprisiona é também a corda que vibra em voz encarnada na poética do corpo, em diálogo com a poesia de dois grandes Manoéis: o de Barros e o nosso Bandeira.

Serviço:                   
MOVIMENTOS COLETIVOS
mostra de trabalhos do Coletivo Lugar Comum e artistas parceiros
Sexta (28) 3 Sábado (29) às 20h
Teatro Joaquim Cardozo (Rua Benfica, 157, Madalena)
R$20 e R$10 (meia)

Informações: 3227-0657 / 3226-0423

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado