Pescadores de Brasília Teimosa se preparam para a Buscada de São Pedro

Neste sábado (29), a partir das 14h, a comunidade de pescadores de Brasília Teimosa realiza por mais um ano a Buscada de São Pedro, tradicional procissão terrestre e marítima em homenagem ao "santo pescador", que encerra o ciclo junino. O presidente da colônia de pescadores Z-1, Augusto de Lima, o Neno, conta que o evento acontece há mais de 50 anos e mobiliza toda a comunidade, não somente os pescadores. "Além das pessoas da cadeia produtiva da pesca, temos a participação das beatas da comunidade e de pessoas de fora. É uma festa ecumênica, que já faz parte do calendário cultural e religioso do Recife", diz.

São esperados cerca de 40 barcos de pesca, além de lanchas de marinas próximas que também prestigiam o evento. "Quando começou tínhamos apenas algumas jangadinhas e barcos à vela, hoje são todos barcos motorizados". lembra Augusto. A procissão com o andor da imagem de São Pedro sairá da capela para um percurso terrestre de cerca de 2,5 km pelas principais ruas da comunidade. Ao chegar à Vila da Praça, a imagem é embarcada. Fiéis aproveitam para fazer seus pedidos, pagar promessas e trazer ex-votos. O cortejo marítimo segue então até o Porto do Recife, retornando pelo mesmo percurso de volta à capela, com chegada prevista por volta das 17h.

As homenagens ao santo padroeiro dos pescadores, porém, começam mais cedo em Brasília Teimosa, com uma queima de fogos, logo às 6h. Em seguida, às 8h, será celebrada uma missa campal pelo pároco da comunidade, no palco montado ao lado da Capela de São Pedro. Após a procissão, tem início uma programação cultural com quadrilhas juninas e grupos artísticos locais. O encerramento da noite ficará por conta da veterana forrozeira Terezinha do Acordeon, que toca às 23h. Na sexta-feira (28), as apresentações no Arraial Brasília Formosa começam às 18h30, com grupos locais, quadrilhas juninas e a cantora Michele Monteiro.

HISTÓRICO - A Buscada de São Pedro em Brasília Teimosa acontece há mais de 50 anos. Segundo os pescadores locais, a celebração teve início por iniciativa de um pescador chamado Assis, que assistiu a mesma homenagem ao santo no Rio de Janeiro e resolveu trazer a tradição para Pernambuco. Nos primeiros anos, a reverência a São Pedro era feita em jangadas. A Colônia Z-1, de Brasília Teimosa, possui mais de 2 mil pescadores registrados, incluindo cerca de 500 mulheres que participam da atividade pesqueira como catadoras de mariscos, beneficiadoras ou revendedoras de pescados.

PROGRAMAÇÃO
ARRAIAL BRASÍLIA FORMOSA


SEXTA-FEIRA (28)

18h30 - Grupo Sereias Teimosas (idosas)
19h - Grupo de dança Angelita Kerolayne
19h30 - Quadrilha Matuta Origem Nordestina
19h50 - Quadrilha Junina Pisa no Espinho
20h10  - Quadrilha Junina Raio de Sol
20h50 - Quadrilha Junina Dona Matuta
21h30 - Quadrilha Junina Lumiar
21h50 - Quadrilha Junina Zambumba
22h10 - Quarrilha Junina Traque de Massa
22h30 - Coco de Mainha (Escola Mangue)
22h50 - Banda Vôte o que é isso?
23h30 - Michele Monteiro e Banda

SÁBADO (29)

06h - Queima de fogos
08h - Missa campal
14h - Procissão Terrestre/Fluvial
16h20 - Quadrilha Mirim Junina Coração
17h - Quadrilha Adulto Tradição City
18h - Zé Lasca Vara e o Coco Que Roda
19h - Ciranda Mimosa
20h - Forrozão Rala Bucho
21h30 - Carlinhos Kaetés

23h - Terezinha do Acordeon

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado