Bandeiras dos Santos Juninos desfilam pelas ruas do Centro do Recife


Sob o olhar atento das pessoas que circulavam pelo centro do Recife no fim da tarde desta sexta-feira (28), o Desfile das Bandeiras dos Santos Juninos percorreu as ruas dos bairros da Boa Vista e de São José pelo vigésimo ano consecutivo. O cortejo saiu da Igreja da Boa Vista, passando pela Rua da Imperatriz, Rua Nova e Av. Dantas Barreto, até chegar ao Pátio de São Pedro, onde cada uma das 15 bandeiras participantes fez evoluções diante do palco.

"Nunca havia assistido. Para mim foi uma surpresa. Já vou chegar em casa em clima de São Pedro", disse a vendedora Margarida de Lima, que acabava de sair do trabalho. Além das bandeiras, o Desfile contou com a participação de sete bandinhas juninas, um trio pé de serra, duas quadrilhas juninas e a Forrovioca, que animou a concentração.

Um dos homenageados do São João do Recife 2013, o bailarino e coreógrafo Mika Silva, acompanhou o cortejo. Ele destacou a importância do apoio municipal à tradição das bandeiras juninas. "Em 1992 montei o espetáculo de dança Bandeiras de São João e no ano seguinte fui convidado pela Prefeitura para participar da criação do Desfile. Por isso é uma alegria muito grande ver que essa tradição se mantém por meio do compromisso dos que fazem a política cultural na cidade", disse Mika.

Entre as bandeiras que desfilaram, uma das mais antigas é a Bandeira de São João da Várzea, criada há 21 anos. Diferentemente do secular Acorda Povo, que saía de madrugada, a bandeira sai pelo bairro sempre às 20h, na véspera de São João. "Somos uma bandeira familiar, as crianças participam, então saímos mais cedo", explica a professora Antonieta Ferreira, responsável pela bandeira. "Apesar de ser organizado pela família, tornou-se algo muito esperado no bairro", conta.

Já a Bandeira de São João O Bonde surgiu em 1989 a partir do bloco lírico homônimo. O presidente, Cid Cavalcanti, conta que quando a bandeira foi criada, para desfilar no bairro da Imbiribeira, a tradição do Acorda Povo estava praticamente extinta. "É preciso dizer que uma das grandes responsáveis pela retomada da tradição das bandeiras juninas foi a professora Cirinéia Amaral, da Universidade Federal de Pernambuco. Visitamos escolas e chegamos a fazer oficinas sobre estas manifestações populares. Tudo isso acho que é reflexo dessas iniciativas", avalia.

SHOWS - Após a apresentação das bandeiras juninas na chegada ao Pátio de São Pedro, o público presente formou uma grande roda para dançar ao som de Santino Cirandeiro e seu grupo, da cidade de Nazaré da Mata. A noite teve ainda as quadrilhas juninas Lumiar e a infantil Beija Flor, além dos shows do Coco Besouro do Mangangá, do bairro do Ibura, e do forrozeiro Carlinhos Monte Verde.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife

Ivonete Melo

COQUETEL MOLOTOV CELEBRA VINTE ANOS DE FESTIVAL COM LANÇAMENTO DE DOCUMENTÁRIO