Cine PE: homenagem na segunda noite e debate na manhã deste domingo (28)

Adalberto Piotto fala sobre Orgulho de Ser Brasileiro.
Foto: Gianfrancesco Mello

Na segunda noite do Cine PE – Festival do Audiovisual, que acontece em Olinda, Marieta Severo recebeu o troféu Calunga de Ouro das mãos da amiga Nathália Timberg. “É um momento muito especial na minha vida receber essa homenagem de um festival que tem uma tradição tão grande na história do cinema brasileiro. O cinema fez parte da minha formação”, falou a atriz, emocionada com a reverência do público e com o vídeo produzido pelo Canal Brasil, que fez uma retrospectiva de sua carreira. Ao todo, durante uma semana, o evento exibe 39 filmes (12 longas e 27 curtas), no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon-PE), que tem 2.4 mil lugares. Neste ano, expectativa de público é de 30 mil pessoas.

O filme exibido foi “Vendo ou Alugo”, dirigido por Betse de Paula, com atuações de Marieta, Marcos Palmeira, Nathália Timberg e Silvia Buarque. Elenco e diretora prestigiaram a exibição do longa e também subiram ao palco para falar sobre o filme. Na manhã deste domingo (28), houve coletiva de imprensa, na Sala Itapuama, do Hotel Internacional Palace, em Boa Viagem, sobre o filme “Orgulho de Ser Brasileiro (SP)”, do jornalista Adalberto Piotto. “Desde o projeto inicial, ousei na formatação do filme em tê-lo legendado em mais de quatro línguas estrangeiras: inglês, espanhol, francês e italiano. A discussão sobre o orgulho de ser deste País é entre os brasileiros, mas a expressão do Brasil é internacional”, afirmou.

“Eu consegui ir muito além do que imaginei. Pensei em trinta possíveis personagens e desses, chegamos até aos 16 que estão no documentário. O filme fala de honestidade intelectual. Pensei em pessoas que têm a coragem de expor, verdadeiramente, o que pensam. A minha proposta é mexer com a inquietação das pessoas. Se as pessoas saírem da suas respectivas funções de acomodação, então, conquistei o meu propósito”, explicou Piotto. O filme-documentário será apresentado também em Miami, nos EUA, durante a abertura do evento Focus Brasil, em Fort Lauderdale.

Filme – A partir de uma busca pessoal sobre o que significa ser brasileiro, o diretor Adalberto Piotto realiza uma série de entrevistas com personalidades, que comentam as características do País e sua postura diante dele. Com base nos depoimentos, é questionada a cultura dos brasileiros e próprio momento do País. Entre os entrevistados estão: o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o artista plástico Romero Britto, o técnico de futebol Carlos Alberto Parreira, a geneticista Mayana Zatz, o dramaturgo Gerald Thomas, a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva e o escritor Férrez.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife

Ivonete Melo

Última semana para conferir exposição que homenageia o Galo da Madrugada no Paço do Frevo