Meu bairro... Moro aqui: Engenho do Meio

Praça Bom Pastor

Texto e fotos Gianfrancesco Mello

Engenho do Meio

Em um único bairro, podemos encontrar diversas realidades culturais, sociais e econômicas. Por esse motivo, nada melhor do que explorar os bairros do Recife descobrindo os infinitos personagens, as diferentes histórias, as marcantes ideias e as mil realizações que se somam em uma teia invisível, entretanto, determinante para a construção de uma identidade. Bairro residencial, o Engenho do Meio é dominado por casas, o que lhe confere um clima especial de moradia, tranquilidade e família. Apoiado em seus confins pelos bairros do Cordeiro, Torrões, Curado, Cidade Universitária e Iputinga, faz parte da 4ª Região Político-Administrativa do Recife (RPA-4), a Oeste da cidade.

Espaço Cultural Dominguinhos traz o melhor ao bairro
Na edição deste mês, fomos atrás de uma ideologia. E, nada mais justo, que aportar em um bairro que serve de aconchego para o Espaço Cultural Dominguinhos, na Rua Lindolfo Collor, que completa um ano de funcionamento no dia 17 deste mês. Para nos guiar, convidamos os cantores Ivan Ferraz e Nerilson Buscape. O nosso ponto de encontro foi o próprio espaço, que está ancorado na Associação dos Servidores da Sudene. O local, além de ser palco para muitos cantores famosos e iniciantes – todos os sábados, das 13h às 19h –, possui quadra poliesportiva, piscina, campo de futebol e academia de ginástica. O espaço foi fundado no dia 23 de novembro de 1961.

Nosso guia Ivan Ferraz
Pernambucano de Floresta, Ivan Ferraz, há muito tempo, é um nome consagrado da música regional nordestina, sobretudo quando se fala de forró pé de serra, o legítimo, o autêntico. Essa consagração não é apenas pelo que compõe, canta e declama nos discos e apresentações, mas também pelo trabalho de incentivo à nossa cultura que ele realiza há algumas décadas. Tudo feito com amor e afinco, com perseverança e, claro, sucesso. Poucas pessoas têm lutado tanto em defesa da música nordestina como ele. Diariamente, o artista e apresentador divulga no programa Forró, Verso e Viola, da Rádio Universitária FM do Recife, o trabalho de artistas renomados e outros ainda nem tanto. Esse incentivo que Ivan Ferraz dá, desde o tempo em que começou o seu programa na TV Pernambuco, tirou nomes do anonimato, levando-os ao grande público. Soma-se, ainda, em seu currículo nove LPs e 9 CDs. Por sua luta em favor da música e dos artistas, é considerado o Embaixador do Forró. Já Nerilson Buscape toca há 10 anos e gravou dois discos com a participação de diversos artistas. Ele é um dos integrantes – junto com Genildo Sousa – da dupla que forma a banda Os matutos bom de forró, e toca no Espaço Cultural Dominguinhos.

Nosso guia Nerilson Buscape
Campo de futebol da Associação dos Servidores da Sudene
Falando em história... O bairro surgiu de uma povoação que se formou em torno de um engenho de açúcar conhecido por Engenho do Meio. Isso porque estava localizado entre outras duas unidades produtoras daquele tipo. Consta que o referido engenho pertenceu ao holandês Jacob Stachouwer e, posteriormente, passou às mãos de João Fernandes Vieira, um dos heróis da guerra contra os holandeses que se tornou um dos mais ricos senhores de engenho do Nordeste. O principal logradouro do bairro é a Rua Antônio Curado (com 2,5 quilômetros), endereço da Troça Carnavalesca Mista Cabeça de Touro. Fundada em 1986, a Troça Cabeça de Touro tem uma origem engraçada e curiosa, como as histórias que dão origem à maioria das troças, blocos e clubes do Carnaval pernambucano. Tudo começou numa das peladas tradicionais da Praça Arnaldo Assunção, no Engenho do Meio, onde jogam quatro contra quatro sem o goleiro. Um dos peladeiros recebeu um lançamento e cabeceou por cima da trave bem embaixo do gol. “A turma não perdoou e o jogador foi logo apelidado de cabeça de touro. Só podia ser um caso de chifre. Furar a bola daquele jeito!”, explica o diretor da troça, Romero Carvalho.


Associação Recreativa Compesa, na Rua Antônio Curado
Nessa mesma rua, paramos na Associação Recreativa da Compesa. O local estava fechado, mas é aqui que nos fins de semana o local esquenta com muito swing, brega, pop e funk. Um pouco mais adiante, chegamos ao Parque Arnaldo Assunção, que foi fundado em fevereiro de 1988, e a Academia da Cidade do Engenho do Meio. Por aqui, também encontramos a Paróquia Nossa Senhora das Graças. Na mesma localidade, conhecemos o Mercado Público do bairro. Não chega a ser tão organizado como outros mercados públicos da cidade do Recife, mas não deixa de suprir as necessidades dos moradores na hora das compras. Outro ponto característico e positivo do bairro é o trânsito com espaço para os veículos, os ciclistas e os pedestres. Percorrendo pelas ruas, chegamos à Associação Esportiva da região, onde são realizados torneios esportivos e também atividades recreativas com jogadores de times profissionais.

Churrascaria A Carreta, onde as famílias se confraternizam
Na Rua Bom Pastor, avistamos a Churrasqueira A Carreta, onde as famílias confraternizam, e também o Madrugão Lanches, que se tornou o point da turma jovem pós-balada. O bairro é um dos menores do Recife e estamos quase chegando ao final dele. Todavia, não poderíamos deixar de falar sobre o Instituto Bom Pastor. Uma instituição que, além de fazer trabalhos com alcoólicos anônimos, também recebe algumas presidiárias que são cuidadas e obervadas pelo Estado. Em frente ao Instituto, vemos a Praça do Bom Pastor. Enfim, muitas coisas podem ser exploradas nos bairros do Recife. O Engenho do Meio não é diferente. Andando por suas ruas, é possível respirar um pouco da sua efervescência e, por que não, entendê-lo e desfrutá-lo por meio da sua complexidade e fertilidade cultural.

Mais fotos:

Madrugão Lanches, o point pós-balada

Quadra poliesportiva da Associação dos Servidores da Sudene

Campo de futebol da Associação dos Servidores da Sudene

Paróquia Nossa Senhora das Graças

Academia da Cidade Engenho do Meio

Parque Arnaldo Assunção

Mercearia São José, uma das mais antigas do
Mercado do Engenho do Meio

Mercado do bairro de Engenho do Meio

Rua Bom Pastor
Praça Bom Pastor, em frente ao Instituto Bom Pastor
Instituto Bom Pastor
Grupo Bom Pastor de Alcoólicos Anônimos
Organização do trânsito é uma realidade no bairro
Igreja Matriz do Engenho do Meio, na Rua Antônio Curado
Troça Carnavalesca Mista Cabeça de Touro. Foto: Divulgação

Comentários

  1. Boa Tarde. Costumo frequentar as missas da Paróquia de Nossa Senhora das Graças do Engenho do Meio, assim como suas festividades e eventos, no entanto muito me entristeço ao ver que apesar das melhorias realizadas na estrutura da Matriz, nada é feito para restaurar a Torre do Campanário sineiro, para que novamente possamos nós, moradores do Bairro, ouvir o badalar dos Sinos da Matriz durante as festividades e durante a Comunhão. Os Sons dos Sinos serviriam para conclamar a comunidade a devotar-se a Deus, e faria a comunidade perceber que a Igreja está presente no cotidiano, presente nas horas e é a mesma forte, impávida. Eu como Morador das proximidades do Engenho do Meio ficaria muito feliz em ouvir o badalar dos sinos ecoando por sobre o Bairro, e venho á este Blog pedir apoio para que nos unamos para irmos até o Padre João, pedir encarecidamente para que haja uma campanha para arrecadar doações para recuperação da Torre da Matriz e dos Sinos, para que os mesmos voltem a ecoar, marcando a presença firme de nossa Igreja, e conclamando os Fiéis para a hora das missas, assim como nas festividades e procissões. PADRE JOÃO, VAMOS NOS UNIR PARA RECUPERAR OS SINOS DE NOSSA MATRIZ. O ENGENHO DO MEIO DESEJA O RETORNO A NOSSAS TRADIÇÕES.

    ResponderExcluir
  2. Quanto esqueco, esse barrio. Um tempo more pela essa cidade pronto voltare por la...........

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife

Ivonete Melo

Última semana para conferir exposição que homenageia o Galo da Madrugada no Paço do Frevo