Poesia em Apipucos comemora poemas inéditos de Gilberto Freyre


Poemas inéditos de Gilberto Freyre são publicados numa reedição de Talvez Poesia, obra que foi publicada há 50 anos. Para comemorar o relançamento do livro, a Casa-museu Magdalena e Gilberto Freyre lança o projeto de verão Poesia em Apipucos.Um tour poético pela Vivenda Santo Antônio, morada  por mais de 40 anos de Gilberto e a família. Neste cenário do século XIX você terá a oportunidade de conhecer uma das poucas Casas-museu “vivas” do país, guiado pelas rimas em prosa e verso do poeta de Apipucos e  ainda colher poesias em meio as pitangas plantadas pelo próprio escritor.
Falar de Gilberto Freyre não é tarefa fácil. Homem de muitas facetas, conhecimentos, singularidades. Mudou o modo de pensar sobre o estudo da sociologia brasileira, caracterizando-a numa mestiçagem saborosa de brancos, índios e negros. Levou o nome do Brasil e de suas Casas Grandes & Senzalas mundo a fora. Redundante falar de Freyre sociólogo, antropólogo, pensador. Mas o que dizer do poeta? Observador e curioso revelou em poemas cenários do cotidiano, cenas da vida brasileira, assombrações e amores com gostos regados com fluidez e plasticidade. Como no poema Bahia de Todos os Santos e de Todos os Pecados.
“ar mole oleoso
cheiro de comida
cheiro de incenso
cheiro de mulata
bafos quentes de sacristias e cozinhas
panelas fervendo
temperos ardendo”
Talvez Poesia nos trás mais um pouquinho de Gilberto Freyre que será revelada com toda sua intensidade em Poesia em Apipucos.
Fundação Gilberto Freyre
Rua Dois Irmãos,320, Apipucos
Fone: (81) 3441-1733/ 3441-2883

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife

Ivonete Melo

Última semana para conferir exposição que homenageia o Galo da Madrugada no Paço do Frevo