Senac-PE promove parceria com o projeto Modos & Modas


Com o objetivo de discutir a produção desenvolvida durante o século XX, o Senac Pernambuco promove uma parceria com o projeto Modos & Modas no Século XX: A Evolução do Vestir sob o Olhar de Expressões Artísticas, que é uma iniciativa conjunta de profissionais pernambucanos ligados a esse campo de criação artística apoiada pelo Funcultura. As atividades abrangem o seminário Modos & Modas e a exposição fotográfica Habitáculo, sendo realizadas no mês de dezembro.

Entre a próxima terça-feira (04/12) e quinta (06/12), o seminário Modos & Modas será realizado no auditório do Senac, reunindo palestrantes que vão discutir temas ligados às áreas de moda, design, sociologia e antropologia em palestras e oficinas. Entre os convidados estão a antropóloga e escritora Fátima Quintas; o jornalista e professor universitário Dario Brito; o cenógrafo, figurinista e também professor Marcondes Lima; e o carioca Felipe Barbosa, que vai ministrar a oficina “Economia, moda, arte, conceito e produção nos materiais cotidianos”. (Confira a programação completa abaixo).

O objetivo do seminário é promover um momento de troca e estímulo para acadêmicos, profissionais, pesquisadores, com foco interdisciplinar através do tema sustentabilidade trabalhado no processo criativo da humanidade para o desenvolvimento sociocultural. As inscrições estão sendo realizadas através do site do Senac (www.pe.senac.br). Para participar do seminário, o investimento é de R$ 30. Já as oficinas custam R$ 50, tendo vagas limitadas e entrega de certificado.

Já a exposição fotográfica Habitáculo, que estará em cartaz na Galeria Janete Costa (Parque Dona Lindu) entre os dias 13 a 27 de dezembro, foi desenvolvida pelas alunas concluintes do curso superior de Tecnologia em Design de Moda da Faculdade Senac. As peças criadas têm como referência intervenções e espaços urbanos da Região Metropolitana do Recife que habitamos cotidianamente.
Com o propósito de provocar uma reflexão nos espectadores em relação aos nossos espaços urbanos do ponto de vista do Design de Moda, a mostra é fruto do conjunto de conhecimentos adquiridos durante o curso, a partir da orientação do grupo docente da Faculdade Senac-PE.

Programação do seminário:

Local: Auditório SENAC
Inscrições: www.pe.senac.br

Seminário Modos e Modas no Século XX

04/12
Mesa
O redesign do corpo e da moda

Kathia Castilho
Corpo, Design, Moda

Tereza Lopes
O corpo na moda: design, tempo e espaço

Dario Brito
Mediador

Recorte
O corpo na moda:  design, tempo e espaço. A proposta consiste em falar sobre como o design de moda atua na construção e na circulação de significados, visto ser um conhecimento construtor da cultura material. Entender o design como um processo de materialização do espírito do tempo, e como isso fica sendo caracterizado como um processo de construção e identidade das pessoas (dos corpos), e posteriormente de uma época. A idéia é que possamos discutir como a materialidade constrói os campos de significação em que os corpos transitam

05/12
Mesa
Modas e Modos - cultura e representação

Fátima Quintas
Cultura e representação

Cristiane Mesquita
Artistas, corpo e vestimentas

Gilberto Freyre Neto
Mediador

Recorte
A proposta é dialogar sobre a vestimenta e sua relação com nossos modos, representação e cultura. Como a roupa esta intimamente ligada a este processo de construção de imagens de sociedades, cultura, povos. A roupa aqui é vista como veste para o corpo, figurino, habitáculo e não somente como parte da moda e tendência da época vigente.

06/12
Mesa
Figurino e Modos

Marcondes Lima
Figurino, história, acervo e importância cultural.

Luciana Buarque
Abordagem sobre figurino e moda (criação e interferência destes na moda)

Bárbara Golner
Mediador

Recorte
Debater a importância do figurino enquanto propagador de moda (usado em novelas e filmes mais contemporâneos); figurino enquanto memória (somando-se ai a importância do acervo); figurino e moda (para deixar clara esta relação muitas vezes distante do ponto de vista de criação.

Oficinas
03 dez
P3 19h00
(100 pessoas)
Workshop - Beleza Feminina: uma viajem ao longo das décadas

Unidade Imagem Pessoal/Senac
04 a 06 dez
Sala de aula
P3 14h às 18h
(100 pessoas)
Economia, moda, arte, conceito e produção nos materiais cotidianos
Felipe Barbosa (RJ)
04 a 06 dez
Sala de aula
14h às 18h
(100 pessoas)
Construção dos modos e identidade pelo estilo
Camila Ferza (PE)

Exposição fotográfica Habitáculo:
Local: Galeria Joana Costa – Parque Dona Lindu

Data
Hora
Estrutura
13/12/12 a 15/01/13
Quartas a sextas, das 12h às 20h.
Sábados e domingos, das 10h às 20h
- montagem e desmontagem da exposição – Faculdade SENAC;

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

Inscrições abertas para Oficina Gratuita de Fotografia no Recife