Fim de Semana Cultural

Sexta-feira (30)

Feiras e Eventos

Movimento Pró-Criança mostra sua arte nesta sexta (30)

Dança, teatro, música, artes plásticas, literatura e muito mais no evento “Educação como Igualdade – Construindo Valores e Fazendo a Diferença”, que toma conta do Espaço Ciência e Cultura do IMIP, nesta sexta (30). Com entrada gratuita, a partir das 13h, no IMIP dos Coelhos, os alunos do Movimento Pró-Criança participarão de uma verdadeira maratona cultural com a apresentação artística dos jovens e crianças atendidos pela instituição.


A programação vai das 13h às 17h, com a participação do grupo de cavalo marinho; percussão; das peças de teatro “A deusa grávida”, “Água para que te quero!”, “Quem conta um conto aumenta um ponto” e “Imposto?... E eu com isso...”; as exposições “Seguindo a poesia” e “O sonho do baobá”; além do Coral Pró-Criança (veja a programação completa logo abaixo). O Movimento Pró-Criança completou este ano 19 anos de vida.No último mês de maio, o Pró-Criança foi homenageado pela ONU e pelo Governo Brasileiro entre as instituições nacionais que mais vêm contribuindo através de seus projetos para os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Neste aniversário de 19 anos do Pró-Criança, há muito o que comemorar, principalmente pela história de tantas vidas que mudaram ao longo destas quase duas décadas. Nomes como o do bailarino Wanderson Wanderley, que pode parecer desconhecido para os pernambucanos, mas na verdade o menino é daqui e está fazendo o maior sucesso na Áustria. Desde 2005 ele mora e trabalha, como bailarino, em Viena. Em 2006 foi contratado para integrar o grupo de dança da ópera “Carmen Cubana”. Agora dá aulas de dança por lá e está ensaiando para novas apresentações. São vidas assim que se misturam com a história do Movimento Pró-Criança e desses cinco senhores incansáveis.

Há 19 anos o Movimento Pró-Criança, coordenado por um quinteto voluntário de senhores aposentados, de cabelos brancos e muita vontade de viver, vem atuando na Região Metropolitana do Recife, sendo considerada uma das principais estruturas do país no desenvolvimento sócio-educativo de crianças, adolescentes e jovens em situação de exclusão social, segundo pesquisa da Kanitz & Associados. Através de atendimento e orientação médica, jurídica, psicológica e educacional e qualificação profissional, somente ao longo de 2010 foram beneficiados mais de 1,4 mil crianças, adolescentes e jovens, além das atividades realizadas com os pais e responsáveis. Em 2011, mais 1,5 mil.

Atualmente cada criança assistida pelo Pró-Criança, que sobrevive graças às doações de empresas e pessoas físicas, representa um investimento mensal de cerca R$ 150,00, garantindo aulas profissionalizantes e de arte, aulas complementares ao programa escolar trabalhadas de forma lúdica para incentivar um maior rendimento na escola, aulas de cidadania, alimentação e transporte. O valor médio varia de ano a ano.

De acordo com o presidente da instituição, Sebastião Barreto Campello, um voluntário de 83 anos, um dos principais passos que vem com o amadurecimento da maioridade é a realização de novas ações focadas principalmente no pós Pró-Criança. “Estamos em entendimento com financiadores e com o Sebrae, por exemplo, para desenvolver um programa de supervisão de crédito por voluntários para ajudar na abertura do próprio negócio para aqueles alunos que terminam os estudos”, explica. A abertura de vagas no mercado de trabalho através de parcerias também é outra iniciativa.

O fotógrafo Júnior Santos é outro belo exemplo da luta dos cinco senhores que se destacam nesta matéria, ex-aluno da escola de fotografia do MPC, ganhou uma bolsa graças ao seu talento e está estudando na Suíça. Tem a história de Maria Neves, que merece ser contada mil vezes. Pernambucana da terra estudada por Josué de Castro, como tantos, quando criança ela saía muito cedo de casa com a mãe e os irmãos para pegar mariscos na maré, saíam às vezes sem comer, passavam a manhã inteira trabalhando e quando voltavam cozinhavam o que tinham conseguido juntar para vender e garantir o sustento da família. A mãe morreu quando ela tinha 11 anos. O pai biológico nunca a procurou. Maria decidiu que ia mudar de vida e via nos estudos a possibilidade de crescer. Aos 12 anos conheceu o Pró-Criança e terminou indo parar em Nova Iorque, onde fez formação de um ano na escola Alvin Ailley, instituição famosa por ter tido como aluna a pop star Madona, entre outras personalidades. Depois Maria voltou pra cá por escolha própria e hoje é professora de dança e coreógrafa no mesmo lugar onde iniciou sua carreira, no Pró-Criança.


Sábado (1)

Feiras e Eventos


Literatura e ciências da vida
A Livraria Jaqueira recebe o Projeto Literatura e Ciências da Vida, que realiza nova edição, neste sábado (1), às 17h. Os temas serão O Lobo da Estepe e a estranheza transformadora em Hermann Hesse – Emanuel Sarinho, da Universidade Federal de Pernambuco; e O Menino Miguilim e a Formação Moral do Humano em Guimarães Rosa, - Álvaro Madeiro Leite, da Universidade Federal do Ceará. O evento é gratuito. A Livraria Jaqueira fica na Rua Antenor Navarro, 138 (esquina com a Rua do Futuro) - Jaqueira. Informações: 3265-9455 / www.livrariajaqueira.com.br.


Consulta sobre Segurança Pública acontece neste sábado (1) 
Evento é uma realização do GAJOP, Secretaria de Defesa Social do Estado de Pernambuco, Projeto Urbal, Polícia Civil de Pernambuco e Conselho Nacional das Guardas Municipais. Cerca de 150 pessoas irão participar

Neste sábado (1), das 9h às 17h, será realizada a Consulta Pública para a II CONSEG - Conferência Nacional de Segurança Pública. A atividade é fruto de construção e mobilização coletiva promovida pelo GAJOP – Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares juntamente com a Secretaria de Defesa Social do Estado de Pernambuco, Projeto Urbal, Polícia Civil de Pernambuco e Conselho Nacional das Guardas Municipais, com apoio da Misereor. A atividade ocorrerá no Centro de Formação dos Servidores Públicos (Cefospe - Rua Tabira, s/n, Boa Vista, Recife/PE). Cerca de 150 pessoas estão inscritas e deverão participar da Consulta.

A programação abrange falas de abertura proferidas por representantes da sociedade civil, dos trabalhadores de segurança e de gestores. Depois, haverá apresentação do projeto preliminar da II CONSEG e apresentação da metodologia proposta para este encontro da Consulta. Um momento de destaque será o tão aguardado momento de apresentação do relatório da 1ª Conferência Estadual de Segurança Pública. A metodologia prevê ainda trabalhos em grupo para validar os eixos propostos para a II CONSEG e reunião com facilitadores e sistematizadores para consolidação de um documento único (a partir da produção dos grupos) para ser apresentado à plenária final. O momento final será dedicado à aprovação de documentos elaborados e subscritos pelos participantes, moções e agendamento de reunião para discutir o processo da 2ª Conferência Estadual de Segurança Pública de Pernambuco.

Com o lema “Segurança Pública: direito humano fundamental”, a 2ª Conferência Nacional de Segurança Pública (II CONSEG) será realizada em 2013. O Conselho Nacional de Segurança Pública (CONASP) elaborou projeto e cronograma da II CONSEG e está promovendo, em todo país, debates e consultas públicas. Em Pernambuco, o GAJOP, que é membro conselheiro do CONASP, é uma das instituições responsáveis por conduzir este processo de mobilização no estado.

Serviço:
Consulta Pública sobre Segurança Pública e 2ª Conferência Nacional de Segurança Pública (II CONSEG)
Data: Sábado (1)
Horário: 9h às 17h
Local: A atividade ocorrerá no Centro de Formação dos Servidores Públicos (Cefospe - Rua Tabira, s/n, Boa Vista, Recife)

Mobilizações marcam Dia Mundial de Luta contra a AIDS - 1º de Dezembro
Na manhã deste sábado, pessoas vivendo com AIDS farão ato público no Centro do Recife. Na segunda-feira (03/12), a atividade será na Câmara dos Vereadores do Recife. No dia 10/12, haverá Audiência Pública na Assembleia Legislativa de Pernambuco

Para marcar o Dia Mundial de Luta contra AIDS – 1º de Dezembro, a Articulação AIDS Pernambuco realizará atos e audiências públicas. Neste sábado, um grande laço, símbolo da luta contra essa epidemia, será colocado no edifício AIP, na Avenida Dantas Barreto, Centro do Recife. Completando a intervenção, militantes e pessoas vivendo com AIDS irão colocar uma faixa na Ponte Duarte Coelho. Todo este ato simbólico ocorrerá das 7h30 às 9h deste sábado (01/12). Também serão distribuídos preservativos.

No próximo dia 3 de dezembro, às 10h, no Plenarinho da Câmara de Vereadores do Recife, será realizada uma audiência pública para entrega do documento que solicita aos vereadores da cidade a implantação da Frente Parlamentar para o Enfrentamento à Epidemia da AIDS, Tuberculose e Hepatites do Recife. Já no dia 10 de dezembro, às 8h30, será o momento de fazer pressão política junto aos parlamentares estaduais, em uma audiência pública que acontecerá na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), para reivindicar a Frente Parlamentar de Enfrentamento da AIDS, Tuberculose e Hepatites Virais de Pernambuco.

Diante do crescimento da epidemia, principalmente do fenômeno conhecido como “feminização da AIDS”, a Articulação AIDS em Pernambuco, desde 2010, tem construído diálogo e pressão política junto aos parlamentares, gestores e movimentos sociais com o intuito de pautar a implantação da Frente Parlamentar para o Enfrentamento a Epidemia da AIDS, Tuberculose e Hepatites em nível municipal (Recife) e estadual (PE). A Frente é a garantia de criação de projetos de lei que enfrentem os desafios da vulnerabilidade ao HIV e que promovam mais cidadania para vivência da soropositividade para o HIV/AIDS. A criação desta Frente já foi solicitada à Alepe, mas não houve esforços por parte de deputados para sua implantação.

Toda esta agenda de atividades em torno do Dia Mundial de Luta contra AIDS envolve a participação e mobilização de organizações feministas, de mulheres, de pessoas vivendo com AIDS, de direitos humanos, comunitárias, assim como militantes não institucionalizados que compõe a Articulação AIDS em Pernambuco.

Dados - Segundo informações da Secretaria Estadual de Saúde/Coordenação estadual DST/AIDS, em Pernambuco, o total é de 17.459 casos de AIDS, sendo 5.736 mulheres e 11.219 homens. No Recife, são cerca de 7.244 pessoas vivendo com AIDS.

Articulação AIDS em Pernambuco - Fundada em 1996, no Recife, é um fórum de articulação política do movimento de luta contra a AIDS que congrega Organizações da Sociedade Civil, Redes, Movimentos e Ativistas Independentes que atuam no campo da luta contra a AIDS no Estado, sem distinções religiosas, raciais, étnico-raciais, ideológicas, de gênero, de classe social, de orientação sexual, de faixa etária, partidárias ou sorológicas.

Serviço:
1º de Dezembro: DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA AIDS EM PERNAMBUCO
Programação da Articulação AIDS Pernambuco
Amanhã, Sábado - 01/12 – Dia Mundial de Luta contra AIDS
Ato público no Centro do Recife
Horário: 7h30 às 9h

Segunda-feira, 03/12
Audiência Pública na Câmara dos Vereadores do Recife
Hora: 10h

Dia 10/12
Audiência Pública na Assembleia Legislativa de Pernambuco – Alepe
Hora: 8h30

Literatura e ciências da vida na Jaqueira
A Livraria Jaqueira recebe o Projeto Literatura e Ciências da Vida, que realiza nova edição, neste sábado (1), às 17h. Os temas serão O Lobo da Estepe e a estranheza transformadora em Hermann Hesse – Emanuel Sarinho, da Universidade Federal de Pernambuco; e O Menino Miguilim e a Formação Moral do Humano em Guimarães Rosa, - Álvaro Madeiro Leite, da Universidade Federal do Ceará. Gratuito.

Música

Almir Rouche se apresenta na Sala de Reboco
O cantor pernambucano Almir Rouche estará se apresentando na Sala de Reboco, neste sábado (1), a partir das 21h. A apresentação do artista conta com a participação especial de Rodrigo Raposo e Forró Sem Fronteira. A banda Quinteto Sala de Reboco também sobe ao palco da casa. Em tempo, o cantor está em studio 24h gravando seu novo trabalho, seu CD, ainda não intitulado, para o carnaval 2013. Ele termina as gravações na primeira semana de dezembro. O couvert individual (homem e mulher) é R$ 15. Para as mulheres que chegarem até ás 22h, o couvert passa a custar R$ 5. Informações e reservas de mesas e camarotes pelo fone 3228–7052.


Domingo (2)

Cinema e Vídeo

Uma História de Amor e Fúria
Essa semana está acontecendo o Vivo Open Air no Recife. E o nosso filme "Uma História de Amor e Fúria", será exibido neste domingo (2). Além de ser a primeira animação adulta brasileira, o filme conta as vozes dos atores Selton Mello, Camila Pitanga e Rodrigo Santoro e direção de Luiz Bolognesi. Trata-se de um filme de alma pernambucana, engajado, ousado, criativo e com trilha de Siba, Pupillo (Nação Zumbi) e Lenine. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

Inscrições abertas para Oficina Gratuita de Fotografia no Recife