Exposição resgata sociedade xingu através da memória de Orlando Villas Bôas



Boa parte da sabedoria e experiência adquirida pelo sertanista Orlando Villas Bôas será transmitida ao visitante na exposição Kuarup – A Última Viagem de Orlando Villas Bôas, que será inaugurada dia 14 de dezembro, na CAIXA Cultural Recife e poderá ser vista até dia 17 de fevereiro de 2013. A mostra chega à capital pernambucana após passar por Brasília, São Paulo, Curitiba, Salvador e Rio de Janeiro.           
Com curadoria de Denise Carvalho, Gilberto Maringoni e Noel Villas Bôas, a intenção é mostrar a cultura indígena do Alto-Xingu, na qual não só Orlando, como também os seus irmãos Cláudio e Leonardo Villas Bôas, tiveram período de imersão intensa em sua cultura e sociedade. Contrariando concepções equivocadas, eles identificaram ali uma sociedade equilibrada, estável, erguida sobre sólidos princípios morais, em que o comportamento ético sustentava uma organização tribal harmônica.

Na exposição, o visitante é convidado a desbravar esses costumes, sobretudo a maneira como encaravam a morte. Isso acontecerá por meio do olhar sensível de Renato Soares, que captou uma série de fotos do ritual de homenagem aos mortos ilustres indígenas, o Kuarup, feito especialmente para Orlando em 2003. A mostra ainda reúne mapas, textos explicativos, retratos antigos e utensílios pessoais do sertanista.


Quatro espaços distintos foram pensados para a concepção cenográfica. Na primeira sala, a biografia de Orlando é representada por fotos pessoais, além de agrupar mapas e textos explicativos. A segunda parte reúne objetos pessoais. Em seguida, o visitante é levado a um ambiente multimídia em que poderá assistir a um documentário realizado por Maureen Bisilliat, durante o Kuarup, em 2003, no Xingu, que traz depoimentos dos familiares de Orlando Villas Bôas. Para finalizar, serão exibidas em uma sala as 34 fotografias de Renato Soares.

A importância de Orlando e seus irmãos no contato do homem “branco” com os indígenas é inegável. Eles tiveram papel fundamental na implantação de políticas de proteção à saúde e à cultura locais. Tal luta pelos direitos indígenas a uma cultura própria representou uma verdadeira ruptura intelectual e política e, acima de tudo, o reconhecimento das comunidades indígenas envolvidas.

Por esses motivos, o Kuarup feito em homenagem a Orlando foi a maior honraria que um caraíba (homem branco) poderia receber. Mais de dois mil índios vindos de diversas regiões se concentraram na aldeia Yawalapiti para celebrar o que eles mesmos consideraram o maior Kuarup já realizado na região. Através da mostra, os habitantes das grandes cidades se aproximarão da relevância e força dessa cerimônia.

RENATO SOARES
É fotógrafo e documentarista da arte e da cultura brasileiras. Desde 1986 percorre o território nacional, registrando a diversidade biológica de plantas e animais e documentando ritos e costumes da cultura popular. Seus focos principais têm sido as nações indígenas do norte e do centro-oeste do Brasil . Com vários livros publicados, é também colaborador das revistas Scientific American e National Geographic.

Ficha Técnica:
Curadoria: Denise Carvalho, Gilberto Maringoni e Noel Villas BôasProdução: Aori ProduçõesProjeto: Zíngara ProduçõesFotografia: Renato SoaresCenário: Juliana Augusta Vieira


SERVIÇO:
Exposição: Kuarup – A Última Viagem de Orlando Villas Bôas
Abertura para convidados e imprensa: 
dia 13 de dezembro de 2012, às 19h
Visitação: 14 de dezembro de 2012 a 17 de fevereiro de 2013Local: CAIXA Cultural Recife – Avenida Alfredo Lisboa, 505 – Praça do Marco Zero – Bairro do Recife AntigoHorários: De terça a sexta-feira, das 12 às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 10 às 18h.Entrada franca
Telefone para agendamento de visitas guiadas de segunda à sexta-feira, das 12h às 18h: (81) 3425-1900
www.caixacultural.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teatro Apolo recebe show inédito: Tributo a Mahmoud Reda

Cia Devir mescla circo e frevo em performance com apresentações gratuitas

Últimos dias para se inscrever no 19º Concurso do Registro do Patrimônio Vivo de Pernambuco