Cenas-experimentos com foco na mímica corporal em demonstração gratuita neste sábado (27)

Yael Karavan em cena.
Foto: Arquivo Yael Karavan

Neste sábado (27), às 17h, no auditório da Livraria Cultura (Paço Alfândega) e com entrada gratuita, será apresentada a segunda etapa do projeto “A Escrita do Corpo: Dramaturgia do Ator no Processo de Criação”, com os atores do Grupo Quadro de Cena demonstrando cenas-experimentos a partir das técnicas de mímica corporal apreendidas em oficina com a atriz e bailarina israelense Yael Karavan, da companhia The Karavan Ensemble. A iniciativa conta com incentivo do Funcultura.

O Grupo Quadro de Cena pretende com este projeto associar teoria e prática teatral para investigar a formação e treinamento do ator numa perspectiva em que o mesmo é elemento fundamental da escrita da cena. Para isso, o grupo está realizando estudos teóricos em paralelo a treinos práticos semanais desde janeiro deste ano, e convidou artistas de renome no panorama estadual, nacional e internacional para orientar e construir em conjunto respostas às indagações propostas pela pesquisa. Em maio, fizeram oficina e aula demonstração com Carlos Simioni, do Lume Teatro.

Além de Yael Karavan, Alexandro Souto Maior e André Filho estão como pesquisadores-encenadores para misturar as linguagens da mímica, do teatro narrativo e da música, respectivamente, à uma partitura corporal que cada Quadrante está buscando construir ao longo desse primeiro semestre. Cada encenador trabalhará durante uma semana para pesquisar a junção dessas linguagens específicas ao conjunto de gestos, formas e energias corporais e vocais moldado por cada integrante do grupo, numa troca de experiências que irá resultar em três experimentos-cênicos de 20 minutos ao final de cada semana de trabalho. O “Livro das Perguntas”, de Pablo Neruda, será o mote para a construção dos experimentos.

A última ação do projeto consiste em uma comunicação oral para exposição de resultados e para o lançamento de um artigo vinculado à pesquisa a ser escrito pelos Quadrantes. O artigo será primeiramente publicado no blog do Quadro de Cena com licenciamento Creative Commons, aparato jurídico do direito autoral para regulamentar o uso e o compartilhamento de obras na internet. O selo CC é uma alternativa flexível ao “todos os direitos reservados”, do copyright, e ao “nenhum direito reservado”, do copyleft, permitindo ao autor de uma obra intelectual escolher a maneira como irá distribuir, difundir, compartilhar ou vender sua criação, sem deixar de garantir um acesso amplo e legalizado de utilização daquele material pelos internautas e interessados.   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife