Truvinca e grupo fazem concerto inaugural do Sonora Brasil no Marco Camarotti


Nesta quinta-feira (6), o pernambucano Truvinca e grupo fazem um concerto inaugural do Sonora Brasil, às 20h, no teatro Marco Camarotti do Sesc Santo Amaro com entrada gratuita. Único representante do estado escolhido para o biênio 2011-2012 do evento representa nesta edição com mais três grupos o tema Sotaques do Fole.

Truvinca e grupo vão apresentar a sonoridade da sanfona de oito baixos, um dos instrumentos mais identificados com a cultura nordestina, sendo também conhecida, entre outros nomes, como pé-de-bode. A partir do dia 31 de outubro, eles retornam ao estado e farão apresentações na 4ª etapa do projeto.


Heleno Pereira dos Santos, o Truvinca, é um desses grandes mestres que compreende a importância da preservação e difusão do repertório tradicional tão representativo do desenvolvimento da música nordestina, mas é ainda pouco conhecido. Com sua técnica apurada e domínio pleno do repertório, empenha-se em manter um estilo interpretativo, fiel às formas originais. Truvinca viveu duas décadas no Rio de Janeiro, trabalhando durante o dia em empregos formais e dedicando suas noites ao ofício de sanfoneiro. Ele apresenta no Sonora Brasil acompanhado de Alex da Zabumba e Otacílio do Triângulo, uma formação tipicamente nordestina.

Sonora Brasil – Criado pelo Sesc, o Sonora Brasil chega a sua 15º edição tendo como objetivo difundir,  através de apresentações gratuitas pelo país, o trabalho de artistas que trabalham com músicas não-comerciais, valorizando a cultura presente em cada região do Brasil.

Nesta quinta-feira (6), o pernambucano Truvinca e grupo fazem um concerto inaugural do Sonora Brasil, às 20h, no teatro Marco Camarotti do Sesc Santo Amaro com entrada gratuita. Único representante do estado escolhido para o biênio 2011-2012 do evento representa nesta edição com mais três grupos o tema Sotaques do Fole.

Truvinca e grupo vão apresentar a sonoridade da sanfona de oito baixos, um dos instrumentos mais identificados com a cultura nordestina, sendo também conhecida, entre outros nomes, como pé-de-bode. A partir do dia 31 de outubro, eles retornam ao estado e farão apresentações na 4ª etapa do projeto.

Heleno Pereira dos Santos, o Truvinca, é um desses grandes mestres que compreende a importância da preservação e difusão do repertório tradicional tão representativo do desenvolvimento da m&uacu te;sica nordestina, mas é ainda pouco conhecido. Com sua técnica apurada e domínio pleno do repertório, empenha-se em manter um estilo interpretativo, fiel às formas originais. Truvinca viveu duas décadas no Rio de Janeiro, trabalhando durante o dia em empregos formais e dedicando suas noites ao ofício de sanfoneiro. Ele apresenta no Sonora Brasil acompanhado de Alex da Zabumba e Otacílio do Triângulo, uma formação tipicamente nordestina.

Serviço:
Teatro Marco Camarotti
(Sesc Santo Amaro - Recife-PE)
Rua do Pombal, s/nº - Santo Amaro / Recife – PE
Telefone: (81) 3216-1713 / 3216-1714 / 3216-1715

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado