Senac Pernambuco promove 1º Festival Encontro de Sabores


A partir desta quarta-feira (26), o Senac Pernambuco promove o 1º Festival Encontro de Sabores, que tem a proposta de integrar restaurantes dos bairros da Bomba do Hemetério e de Brasília Teimosa com o restaurante-escola do Senac, que está celebrando 40 anos de existência. Até o dia 28 deste mês, os culinaristas dos estabelecimentos que participaram do Festival Delícias da Comunidade 2012 serão recebidos pelos profissionais do Senac para proporcionar o intercâmbio de experiências com os alunos da instituição, além de possibilitar uma vivência maior no serviço a la carte dentro do restaurante-escola.

Ao todo, participam do 1º Festival Encontro de Sabores cinco restaurantes da Bomba do Hemetério (Bar Tuca Versátil, Bar dos Homens Fortes, Espetinho da Ceça, Bar e Restaurante do Zaqueu e Bar da Geralda); e seis estabelecimentos de Brasília Teimosa (Caldinho do Mago, Bar do Cabo, Império dos Camarões, Caçarola, Cantina da Irmã e La Crepe). O festival contemplará a preparação de um menu composto por caldinho, entrada, prato principal e sobremesa pelos culinaristas de cada restaurante, que vão poder escolher o tipo de preparação a ser realizada, elaborando a receita junto com os alunos do curso de cozinheiro do Senac.

Com a realização do 1º Festival Encontro de Sabores, o Senac Pernambuco pretende incentivar e desenvolver a qualidade do processo de ensino-aprendizagem através da gastronomia, já que os culinaristas de cada restaurante vão preparar seu menu com o apoio dos alunos e instrutores do Senac, para ser servido para os clientes do restaurante-escola.

Festival Delícias da Comunidade 2012 – Em maio, o evento chegou a sua segunda edição, sendo realizado pela Fundação Gilberto Freyre, em parceria com a Secretaria de Turismo do Recife, e, tendo como co-realizadores o Sebrae Pernambuco e o Senac Pernambuco. O festival tem como principais propostas mostrar a diversidade e qualidade dos sabores populares da culinária pernambucana, além de consolidar as comunidades participantes como destinos turísticos e culturais do Estado. Neste ano, o Senac participou oferecendo capacitação aos culinaristas dos 14 bares e restaurantes dos bairros de Bomba do Hemetério eBrasília Teimosa que participaram do 2º Festival Delícias da Comunidade.

Cronograma do 1º Festival Encontro de Sabores:
Dia
Entrada
Prato Principal
Sobremesa

26/09
Caldinho de Camarão (Bar dos Homens Fortes)

Pastel com Geléia de Pimenta (Ceça)

Rabada (Zaqueu)









Doce de banana (Dona Geralda)





27/09

Caldinho de cebola (Tuca)

Pernil de Lagosta
(Bar do Cabo)



Arroz a Flavio Miranda

(Império dos Ca marões)

Crepe Asa Branca (La Crepe)

28/09

Caldinho de Peixe
(Mago)

Casquino de Siri
(Caçarola)





Peixe ao molho de camarão
(Caçarola)

Bolo de coco e Bolo de milho

(Irmã da pamonha)



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

CAIXA Cultural Recife apresenta mulheres de repente