Por trás das cortinas/ Fábio Caio

Rasif. Foto: Tuca Siqueira

FÁBIO CAIO: ARTE E VIDA.
Por Manoel Constantino

Fazer uma escolha na vida não é fácil. Aliás, qualquer escolha consciente pode trazer conforto ou desconforto. Na vida profissional, ainda se torna mais difícil porque a partir dessa escolha é que atuaremos no mercado e muitas coisas interferirão no cotidiano, nas relações afetivas e no crescimento pessoal. Sair, por exemplo, de um campo como o de engenharia ou de uma carreira bancária e partir, sem pestanejar, para o campo das artes, não é lá tão fácil como pode parecer. Mas o encantamento provoca mentes e corações. E, acertadamente, Fábio Caio deu o salto, aquele salto que faz dele, hoje, um dos artistas das artes cênicas mais respeitados.

Fábio Caio é graduado em artes cênicas pela UFPE. Vem atuando como produtor, bonequeiro, aderecista, performer e ator em espetáculos de teatro e teatro de bonecos; como arte-educador trabalhou com adolescentes e jovens na arte do teatro e do teatro de bonecos através de seu trabalho em organizações não governamentais. Sócio-fundador do Mão Molenga Teatro de Bonecos onde atua desde janeiro de 1986, para o qual criou e executou bonecos para os espetáculos Algodão-Doce, O Fio Mágico, Babau, A Cartola Encantada, tendo também dirigido as oficinas de criação de todos os bonecos da série 500 Anos, realizada para a TV Escola/MEC. Foi membro do Conselho Municipal de Cultura. Fundou com outros artistas pernambucanos em 2003 o Coletivo Angu de Teatro e atua como ator nos espetáculos Angu de Sangue, Ópera e Rasif. Integra desde julho de 2007 a equipe dos Doutores da Alegria Recife. Vamos para a entrevista:

Leco. Foto: Tuca Siqueira
Manoel Constantino – Como aconteceu o seu alumbramento pelas as artes cênicas e quais foram suas referências?

Fábio Caio – Costumo dizer que o boneco me abriu as portas do teatro. Antes dele, o boneco, o teatro não existia. Depois de um experimento com o teatro de fantoche, numa descompromissada apresentação para um grupo de crianças, o bicho pegou. A experiência de ter o público ali se divertindo comigo deixou uma marca que mudou minha vida. Estudava engenharia elétrica na ocasião e percebi prontamente que eu estava no lugar errado. Da escola de engenharia até o centro de artes e comunicação foi um pulo. Não me arrependo, nem mesmo nas horas em que o extrato bancário gritava mais alto, quer dizer, mais baixo. Quando se está no caminho certo tudo favorece. 


Manoel Constantino – O mamulengo corre em suas veias. O artesão, o fazedor de bonecos concorre afetivamente com o ator no teatro humano?

Espetáculo Algodão doce. Foto: Ivana Moura
Fábio Caio – Na verdade não existe essa diferença. Não consigo fazer distinção. No teatro de bonecos a escolha da técnica está diretamente relacionada com o tipo de espetáculo que queremos levar à cena. Marionete, fantoches, manipulação direta, máscara ou meu próprio corpo, são apenas o meio de chegar ao principal objetivo: comunicar-me com o público. No começo, havia o boneco, em seguida veio o teatro (o de bonecos) e só depois o teatro com atores humanos. Posso salientar que o boneco me mostrou o verdadeiro caminho para estar a serviço de um personagem. Nestes quase 30 anos dedicados à arte de interpretar, alguns personagens se destacam e cito por exemplo a macaquinha Heleninha. Quando manipulo essa boneca, o foco sai completamente de mim, saio do meu ego para doar-me completamente a esse ser que fala através de mim. Efetivamente sou o mesmo estando ou não meu próprio corpo em cena. Não sou bobo de não perceber o quanto já fiz pela cultura e pela arte, mas isso só foi possível porque no fundo estava (e ainda continuo) em busca da minha própria essência.

Babau Cassimicoco. Foto: Carla Denise
Manoel Constantino – O que há de mais gratificante em participar de uma companhia de teatro, a exemplo do Mão Molenga e Coletivo Angu?

Fábio Caio – Quando um espetáculo entra em cartaz é porque antes houve muito trabalho. Da concepção à estreia há um monte de trabalho. Ensaios, muitos e exaustivos ensaios. Pra que o trabalho seja bem feito precisamos nos dedicar muitas horas. Que essas horas então sejam compensadoras e deem espaço para o crescimento. Fazer parte de um grupo significa estar junto de pessoas que têm os mesmos objetivos. Não acredito num teatro que não leve ao autoconhecimento. O Mão Molenga, o Coletivo Angu de Teatro e mais recentemente os Doutores da Alegria são os meus filhos. Cada um à sua maneira me cobra a presença, me exige atenção, trabalho e dedicação. Os resultados são sempre compensadores. O grupo é a verdadeira escola. Se hoje realizo um bom trabalho é porque houve uma troca justa entre os componentes de cada grupo de que participo.

Manoel Constantino – Como você concilia tantas funções? O ator, o bonequeiro, o arte-educador?

Fábio Caio – De certa forma, quando começamos a aprender a fazer teatro, mergulhamos num mundo onde somos obrigados a fazer muita coisa. Se não produzirmos não haverá trabalho. Três turnos, no mínimo, é a agenda do ator. Com o tempo, somos obrigados a ser seletivos e a sobreposição de funções vai dando lugar à alternância. Hoje em dia, em benefício da minha própria sanidade, vou alternando as atividades para poder executá-las com a qualidade de sempre.

Manoel Constantino – Para você, como artista muito atuante, o que falta para que as artes cênicas tenham seu salto qualitativo e de mercado em Pernambuco?

Fábio Caio – Se perguntarmos a qualquer ator (atriz) – diante de todas as contradições que enfrenta para produzir, das dificuldades para colocar um espetáculo em cartaz e levar o público até sua obra, de todas as implicações que envolvem a manutenção de uma companhia de teatro – porque ele faz teatro, seja lá qual for sua resposta, haverá sempre um componente que conduzirá à seguinte conclusão: não podemos ou não conseguimos deixar de fazê-lo. Gostaria muito que cada artista desta cidade pudesse se dedicar apenas à sua arte e que essa arte pudesse estar accessível a toda população, o salto viria quanticamente.

Você imagina o cirurgião indo ele mesmo buscar seus pacientes, indo comprar as gazes, seringas e agulhas, preenchendo as fichas e prontuários, limpando a sala de cirurgia e só depois disso tudo abrir seu paciente para resolver um caso de vida ou morte? Se tivéssemos condições adequadas para cuidar unicamente do nosso ofício poderíamos contribuir e muito para uma mudança definitiva não só nas artes cênicas mas em toda a sociedade. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife