Pensamento crítico na América Latina, pós-colonialidade e feminismo são temas de debate no Recife


O SOS Corpo – Instituto Feminista para a Democracia promove nesta sexta-feira (14), o debate “Pensamento Crítico na América Latina: pós-colonialidade e feminismo”. A discussão começa a partir das 18h30, no centro cultural feminista do SOS CORPO. Para iniciar o debate, haverá falas do presidente da Associação Latino Americana de Sociologia (ALAS), Paulo Henrique Martins, e da socióloga Maria Betânia Ávila, pesquisadora e coordenadora do SOS Corpo.

O processo de colonização da América Latina pela Europa construiu a perspectiva de inferioridade dos não-europeus, baseada na divisão racial do trabalho no âmbito do capitalismo mundial, e isto possibilitou a naturalização das relações coloniais de dominação. O ponto de partida dos estudos pós-coloniais é a constatação de que toda enunciação tem um lugar de origem. Isso implica compreender criticamente a produção do conhecimento a partir da geopolítica da dominação no mundo, mas também a partir das múltiplas faces da dominação, o que inclui opressões diversas. A teoria feminista faz a crítica à concepção de um sujeito universal masculino, mais recentemente identificado como sujeito masculino, branco e proprietário, trazendo para o debate a referência às relações sociais de raça e classe que foi dominante no pensamento moderno.


O debate, que é aberto ao público, pretende favorecer a reflexão em torno do pensamento crítico latino-americano na contemporaneidade. Estudos sociológicos, cada vez mais, têm se debruçado sobre teorias e pensamentos produzidos na América Latina, a partir de olhares, análises e pesquisas sobre o contexto dos movimentos sociais, agendas políticas, experiências governamentais, mudanças culturais em curso em vários países desta região.

Na ocasião, haverá lançamento do livro “La decolonialidad de América Latina y la heterotopía de una comunidad de destino solidaria”, de autoria de Paulo Henrique Martins. A publicação impressa será vendida, no dia do debate, pelo valor de R$ 30,00. Uma versão virtual já se encontra disponível para leitura no Portal do Centro de Pesquisa e Estudos Sociológico, no link: http://estudiosociologicos.com.ar/portal/blog/decolonialidad-de-america-latina/.

Paulo Henrique é professor titular do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Pernambuco, Doutor em Sociologia pela Universidade de Paris I/França. Seu livro, que integra a Colección “Travesías desde el Sur” das editoras Estudios Sociológicos Editora (ESEditora) e CICCUS, aborda a crise do capitalismo, dispositivos de regulação baseados na colonialidade do saber e do poder, desigualdades e injustiças nos níveis mundial, nacional, regional e local. Em “La decolonialidad de América Latina y la heterotopía de una comunidad de destino solidaria”, Paulo Henrique Martins busca explicar particularmente a situação da América Latina neste contexto de importantes mudanças históricas e sociológicas, propondo que as sociedades e indivíduos desta região estão descobrindo, pela primeira vez, a perspectiva de uma comunidade de destino solidária.

Serviço:

Debate “Pensamento Crítico na América Latina: Pós-colonialidades e Feminismo” e Lançamento do livro 'La decolonialidad de América Latina y la heterotopía de una comunidad de destino', de Paulo Henrique Martins.
Data: Sexta-feira (14)
Hora: 18h30
Local: SOS Corpo (Rua Real da Torre, 593, Madalena, Recife. Próximo ao Mercado da Madalena)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado