Pastoril do Velho Dengoso se apresenta em Chão de Estrelas


Pastoril do Velho Dengoso. Foto: Luiz Filho
O Pastoril do Velho Dengoso encerra neste domingo (23), a circulação pelo interior do Estado de Pernambuco, aprovado pelo Funcultura 2011. O projeto, durante todo o ano de 2012, levou a brincadeira e a irreverência do Velho Dengoso e suas pastoras às cidades de Paudalho, Carpina, Arcoverde, Garanhuns, Triunfo, Pesqueira, Taquaritinga do Norte, Gravatá e Olinda, agora escolhe Recife para fechar o ciclo de apresentações.

A circulação pelo interior do Estado também celebrou os 49 anos de brincadeira do Velho Dengoso e para comemorar, o mestre da cultura popular convida a todos para um retorno às suas raízes, ao berço e terreiro aonde iniciou as suas atividades do pastoril de ponta de rua, o bairro de Chão de Estrelas, onde se apresenta na comunidade Palha de Arroz, às 20h. A apresentação terá a participação da Orquestra Perfil.


Sobre o Pastoril do Velho Dengoso:
Dedicando-se a preservação e continuidade do folguedo popular, José Justino da Silva é um artista nato. Basta conversar com ele cinco minutos e, nesse meio tempo, ele já vai cantar alguma cançoneta de sua autoria, quase sempre primando pela malícia, pela irreverencia de duplo sentido e o deboche. Assim também é o personagem que ele interpreta desde os treze anos de idade, o velho de um pastoril profano. Hoje, com 58 anos, criador e criatura são conhecidos pelo mesmo nome, Velho Dengoso.

Além do Velho Dengoso, as moçoilas em grupos rivais de azule vermelho, as famosas pastoras, disputam a atenção da plateia. Esta é uma manifestação própria do ciclo natalino, o pastoril profano ou pastoril de ponta de rua, folguedo típico da região Nordeste, representado entre o Natal e Dias de Reis desde o final do século dezenove. Trata-se de uma crítica ao pastoril religioso, alterando sua forma e enredo, marcado pelo improviso certeiro e nenhum recato. Piadas e cançonetas permeiam a apresentação. Uma arte feita por poucos, infelizmente, mas que resiste aos modismos.

Serviço:
Pastoril do Velho Dengoso
23 de setembro
Comunidade Palha de Arroz, no bairro de Chão de Estrelas
Gratuito

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado