Oficina de atuação e crítica no contexto no CFAV


O CFAV oferece em setembro a oficina “Formação e Crítica no Contexto” com o artista Roberto Traplev. A oficina visa oferecer um panorama crítico sobre a prática artística contemporânea em especial de projetos editoriais, e projetos colaborativos. A partir de textos de artistas e teóricos se discutirá a expansão da atuação e do papel do artista, identificando questões pertinentes para atuar publicamente em diversas frentes.

Neste grupo de ações e iniciativas pretende-se deflagrar um importante passo para uma atuação autônoma e formadora de contextos artísticos ampliando o campo das práticas do meio hoje. Textos de Ricardo Basbaum, Allan Kaprow, Marcel Broodthaers, Andréa Fraser, Helmut Batista, Ronaldo Brito entre outros artistas, críticos e teóricos, serão base para discutirmos ações referentes à atuação e crítica no contexto.

O contexto proposto pela oficina se relaciona não só ao “circuito de arte”, mas ao território em que se circula, se movimenta, se articula, se relaciona ou mesmo se ignora. Como proposta final ao grupo participante, realizaremos algumas ações nos campos que serão abordados durante a oficina entre elas intervenções públicas quer sejam urbanas, rurais, fluviais e ou etc.

O workshop acontece de 24 a 28 de setembro, no período da manhã e é voltado para artistas, professores, alunos, jornalistas, arquitetos, urbanistas, políticos, ativistas, funcionários públicos, geógrafos, filósofos, djs, e interessados em geral nos temas abordados. As inscrições custam R$ 120 e têm início no próximo dia 10 de setembro. Para obter maiores informações, é só ligar para o CFAV nos números 3355-3152 ou 3355-3153, ou através do e-mail cfav.recife@gmail.com.


Sobre o ministrante:

Roberto Moreira Junior (Traplev)*
 Traplev é o nome que Roberto Moreira Junior utiliza para assinar suas ações no campo das práticas artísticas. Roberto é Bacharel em Artes Plásticas (19992003) e Mestre em Artes Visuais (20052007) pelo Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Florianópolis.

Desde 2005 coordena as ações da Traplev Agenciamentos e ou Orçamentos, através da qual organiza seminários, projetos de expedições temporárias, workshops, materiais impressos, curadorias, exposições e projetos colaborativos.

É editor responsável e cofundador da publicação RECIBO de artes visuais. RECIBO (http://issuu.com/recibo) é a publicação brasileira convidada para a edição especial organizada pelo Museu de Arte Contemporânea de Castilla y León (MUSAC) da Revista Pulgar (Venezuela) que reuniu revistas independentes de arte da América Latina lançada em outubro de 2010 na Espanha.  Como artista foi indicado ao Prêmio PIPA 2010 no Rio de Janeiro. Em 2011 foi contemplado pelo Edital Rede Nacional de Artes Visuais para realizar no ano de 2012 em Belém do Pará o Encontro Impresso (espaço 5) ciclo de discussão organizado em colaboração com outros artistas. Em 2012 é selecionado no 48º Salão de Pernambuco de Artes Plásticas em Recife com uma bolsa durante cinco meses.

Inscrições: de 10 a 21 de setembro
Valor: R$ 120
É necessária a entrega de currículo no ato da inscrição.
Até 15 participantes
Realização: de 24 a 28 de setembro
Carga Horária: 16 horas, divididas em cinco encontros.
Horário: das 9h30 às 12h30
Região de interesse: Artistas, professores, alunos, jornalistas, arquitetos, urbanistas, políticos, ativistas, funcionários públicos, geógrafos, filósofos, djs, e qualquer interessado.

Serviço:
CFAV - Centro de Formação em Artes Visuais da Fundação de Cultura do Recife
Pátio de São Pedro, casa 11 – Bairro de São José
Fone: 3355-3152 e 3355-3153

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife