No Recife, atividades em defesa dos diretos sexuais e reprodutivos das mulheres irão marcar programação em torno do Dia Latino Americano de Luta pela Legalização do Aborto



Nesta quarta-feira (26), a partir das 15h, na sede do SOS Corpo – Instituto Feminista para a Democracia, no bairro da Madalena, no Recife, uma série de atividades serão realizadas para pensar e agir em defesa dos direitos reprodutivos e direitos sexuais das mulheres, no contexto do Dia Latino Americano de Luta pela Legalização do Aborto (28 de setembro).

Apresentação de pesquisa sobre atenção ao aborto no Sistema Único de Saúde, debate, intervenção de Graffiti, customização de camisetas, cineclube feminista, lançamento do clipe Diga Sim às Nossas Vidas, performances de hip hop. As atividades são uma realização do SOS CORPO, Coletivo de Jovens Feministas/PE, Flores Crew e, está inserida na agenda da Campanha 30 Dias de Mobilização Pela Vida das Mulheres, promovida pelo Fórum de Mulheres de Pernambuco.



Pesquisa e debate – A partir das 15h, a pesquisadora da UFPE Sandra Valongueiro, uma das autoras do estudo “Qualidade da atenção ao aborto no Sistema Único de Saúde do Nordeste brasileiro: o que dizem as mulheres?” fará apresentação desta pesquisa. Em seguida, irá ocorrer debate com o público presente. O estudo tem o objetivo de avaliar a qualidade da atenção prestada às mulheres admitidas por complicações do aborto em hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS), comparando três cidades do Nordeste: Salvador, Recife e São Luís. Foram entrevistadas 2.804 mulheres em 19 serviços de saúde.

A apresentação de Sandra Valongueiro incluirá estratégias qualitativas e quantitativas, mas serão destacados os resultados do inquérito de usuárias, com o propósito de analisar a adequação às normas técnicas relativas à atenção ao aborto inseguro e o grau de satisfação com o cuidado recebido durante internação em decorrência da prática ou de suas complicações.

Mais sobre a pesquisa: Dentre as instituições envolvidas estão a Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal do Maranhão. A Coordenação Geral da Pesquisa é de Estela M. L. Aquino (MUSA/UFBA). Coordenações locais foram divididas pelas cidades pesquisadas: No Recife: Thália Velho Barreto-de-Araújo (PPGISC/UFPE); em Salvador: Greice Menezes (MUSA/UFBA); em São Luís: Maria Teresa Alves (PPCSC/UFMA).

Autoras: Sandra Valongueiro Alves (PPGISC/UFPE), Thália Velho Barreto-de-Araújo (PPGISC/UFPE), Luci Praciano Lima (PPGISC/UFPE), Estela M. L. Aquino (MUSA/UFBA), Greice Menezes (MUSA/UFBA), Maria Teresa Alves (PPCSC/UFMA), Maria da Conceição Chagas de Almeida (FIOCRUZ-BA), Eleonora Schiavo(MUSA/UFBA), Carlos Augusto Santos de Menezes (FM-UFBA), Lilian Fátima Barbosa Marinho (DCV/UEBA), Liberata Campos Coimbra (PPCSC/UFMA), Oona Campbell (DIDE/London School).

Programação - Quarta-feira, 26/09/2012, a partir das 15h.
Local: centro cultural feminista do SOS Corpo (Rua Real da Torre, 593, Madalena, Recife/PE)
15h - Apresentação de Pesquisa “Qualidade da atenção ao aborto no Sistema Único de Saúde do Nordeste brasileiro: o que dizem as mulheres?”.
17h - Customização de camisetas em defesa dos direitos das mulheres & Intervenção de Graffiti com Coletivo Flores Crew.
18h - Cineclube feminista - O Aborto dos Outros, com Coletivo de Jovens Feministas.
A partir das 19h30 - Lançamento do clipe Diga Sim às Nossas Vidas e Roda de Free Style com Mc's Convidadas, com performance de Break com b.Girls.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife

Ivonete Melo

Última semana para conferir exposição que homenageia o Galo da Madrugada no Paço do Frevo