MinC Nordeste promove videoconferências sobre Sistema Nacional de Cultura e Economia Criativa nesta quinta (13)


A Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura realiza nesta quinta-feira (13), duas conferências em vídeo que visam esclarecer dúvidas a respeito à implantação do Sistema Nacional de Cultura nos estados e municípios da região, além de ações voltadas à economia criativa. Os interessados em participar deverão acessar o Twitter do MinC Nordeste para obter o link que transmitirá os encontros.

A primeira conferência será realizada no turno da manhã, às 10h, e terá como pauta o Sistema Nacional de Cultura (SNC). A atividade será ministrada pelas consultoras da Unesco Liduína Lins, Vânia Brayner e Cris Vale, que irão orientar o público a respeito dos requisitos necessários para que os municípios e estados recebam os repasses do orçamento do Ministério da Cultura. O Sistema Nacional de Cultura (SNC) foi aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado, no dia 29 de agosto, dentro da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 34/2012. A iniciativa descentraliza a distribuição de recursos na área, através da integração entre as esferas federal, estadual e municipal. A participação da sociedade civil é garantida na forma de conselhos e conferências, compostos por representantes dos vários segmentos artísticos, que contribuirão com a continuidade das políticas públicas desenvolvidas. O SNC tem o objetivo de garantir aos cidadãos brasileiros o pleno exercício de seus direitos culturais, e visa atender de forma mais eficiente às demandas e potencialidades de cada região.


No turno da tarde, às 15h, é a vez da economia criativa, em uma videoconferência ministrada pelo chefe da Representação Regional Nordeste, Fábio Henrique Lima, com a participação do Coordenador de Economia Criativa da Fundarpe / Secretaria de Cultura de Pernambuco, Luciano Gonçalo. A economia criativa tem despertado o interesse de artistas, gestores públicos e empreendedores, por gerar renda e desenvolvimento através de projetos com forte caráter inovador e sustentável. Entre os segmentos mais recorrentes desta área, estão a música, a moda, o desenvolvimento de softwares, o design e artesanato, entre outros. A videoconferência estará disponível para tirar dúvidas e abrir um diálogo a respeito da implementação de políticas públicas voltadas ao setor.

Serviço:
Conferências em vídeo: Sistema Nacional de Cultura e Economia Criativa no MinC Nordeste
Data: 13 / 09 (quinta-feira), às 10h (Sistema Nacional de Cultura) e às 15h (Economia Criativa)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife