Festival Cena Brasil está com as inscrições abertas para bandas e grupos musicais


Em sua 10ª edição, o Festival Cena Brasil está com as inscrições abertas para bandas e grupos musicais que desejem participar do evento que, este ano, também vai apresentar, em novembro, atrações internacionais de países da África. Com o slogan 10 anos de multiplicidade cultural, o Cena Brasil 2012 acontece entre os dias 20 e 25 de novembro, na Praça do Fortim, Sítio Histórico de Olinda, na beira-mar. Os interessados em participar, devem enviar o material pelos correios até o próximo dia 30 de setembro.

O coordenador do Cena Brasil, Edilton Euclides, destaca que é importante que os interessados não se esqueçam de olhar o regulamento de participação. Os comentários e informação podem ser obtidas pelo email cenabrasilolinda@gmail.com. O material das bandas e grupos interessados deve ser enviado para a Rua Guaraná, 24, sala 01, quadra E3, CEP 53.370-550, Ouro Preto, Olinda. Dúvidas podem ser tiradas pelo email producaoearte@yahoo.com.br. “É isso aí. Cena Brasil no ar, celebrando dez anos de festa em grande estilo e originalidade no cenário histórico. Nesta décima edição do festival, vamos realçar o caráter de festival múltiplo, compatível com a efervescência cultural dos artistas e trazendo espaço para a massa sonora contemporânea”, explica Euclides.

CENA BRASIL 2011 – Foi com uma apresentação memorável que o Cena Brasil encerrou a programação do festival em sua nona edição, na noite do dia 20 de novembro do ano passado, na Praça do Fortim do Queijo. Em noite inspiradíssima, a festa começou com a missa Afro Descendente, na igreja Rosário dos Homens Preto, em homenagem aos orixás e seguiu com a marcha da Consciência Negra ao som do toque dos afoxés, levando ao êxtase milhares de pessoas que lotaram as ladeiras da Cidade Alta de Olinda, reafirmando a cultura negra de resistência.

“Multiplicidade Cultural no Cenário Histórico” foi o tema do evento que incendiou o Palco no Fortim do Queijo. O mar e o Sítio Histórico de Olinda viraram cenário para grandes apresentações de shows musicais e ainda uma Feira Social, “Gastronomia de Terreiros”, expondo dez pratos para dez orixás. No sábado a noite foi celebrada com apresentações do Cavalo Marinho Boi Pintado, no comando do Mestre Grimário, a Banda Radares expondo letras do cotidiano das comunidades, Jorge Riba levantando o público com o tradicional samba de raiz, Shifty Side trazendo as batidas de rock e hardcore para esquentar o verão olindense e Ska Maria Pastora finalizando com o som instrumental influenciado pela Banda The Skatalites.

No domingo após o cortejo dos afoxés, no Fortim do Queijo, a noite seguiu com apresentações que encantaram o público. Dona Del do Coco mandou muito bem empolgando a platéia com o coco da Zona da Mata, em seguida o Coco de Toré Pandeiro do Mestre com um repertório de composições próprias e linguagens características prosseguiram a festa. A continuidade ficou com Marcelo Santana, que levou ao palco do Cena Brasil um repertório de músicas antigas e outras do seu novo CD, “Ska, Reggae e Dub” abordando transformação e reflexão social. O Grupo Bongar finalizou o festival com composições pinçadas nos cultos afro-brasileiros e no tradicional Coco Xambá, uma sequência de blocos sonoros poderosos, contagiando e levando a participação ativa das pessoas.

Informações: Edilton Euclides, coordenador geral do Cena Brasil: 9646-3549, 9816-8595

Fonte: Bom Lazer.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

CAIXA Cultural Recife apresenta mulheres de repente