Feiras e Eventos de setembro


Espaço “Cultura Nordestina Letras & Artes”
Seg a ex das 12h às 20h Sáb das 8h às 12h

O espaço tem como proposta o resgate e a preservação da cultura nordestina para as futuras gerações. Para isso, editam livros, expõem e vendem artesanato, produtos da culinária regional, livros e revistas, além de oferecer a ceia regional a partir das 16h30 de segunda a sexta e o café da manhã aos sábados a partir das 8h. São promovidos saraus literários, musicais, lançamentos, exposições e eventos culturais para grupos, mostra de filmes, documentários e fotografias entre outras atividades culturais.

Quinto Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira
Campus da UFPE
4 a 6

O evento será realizado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) com o tema Territórios Interculturais de Juventude. O simpósio tem como público-alvo professores, pesquisadores e estudantes de psicologia, educação, ciência sociais, ciências da saúde, profissionais do campo da saúde, assistência social e educação, profissionais de ONGs, de fundações governamentais nos níveis municipal, estadual e federal, lideranças jovens que estão à frente de grupos e redes, entre outros. Na programação,estão previstas atividades de conferência, mesas-redondas, rodas de diálogo, apresentações de trabalhos em simpósio temático e sessão de pôsteres, atividades culturais e lançamentos de livros.

  
Reunião de Bacana
Sítio das Artes
9751-3503
2 e 16 16h

Resgate da musicalidade dos Grandes Mestres do Samba, como Cartola, Adoniran Barbosa e Bezerra da Silva, entre outros, mesclada com a atual produção de samba pernambucano e nacional.
Cada edição do Projeto recebe, quinzenalmente, uma banda com um convidado especial, cantando interpretações autorais e releituras do nosso Samba. O público ainda conta com a discotecagem de Música Brasileira do DJ 440, conhecido pelo seu trabalho de pesquisa e produção cultural, com mais de 10 anos de carreira, que tem na música popular brasileira o seu principal objeto de trabalho e é o cicerone do projeto. Entrada R$ 10 até as 17h;depois desse horário: R$ 15.
  
5°Parara da Diversidade da Cidade do Paulista 
22 16h
O evento  acontece há 4 anos e integra o  calendário artístico da cidade, considerando também além de seu caráter turístico, aglutina também  diversas manifestações culturais LGBT Com o tema : “A diversidade na luta por um mundo melhor”.  A parada acontecera no campo da mangueira em Paratibe Paulista. Para cada ação uma punição!Nosso objetivo é sensibilizar a sociedade para o respeito as diferenças bem como reivindicar um conjunto de direitos sociais que são historicamente negados.

Encontro do Birô de Articulação Organizado – BACO
Espaço Cultural Inácia Raposo
 8666 9958 / 9112 2173
1 e 2
É um evento coletivo voltado para as artes cênicas que objetiva aglutinar artistas, técnicos e produtores das artes cênicas que, politicamente organizados, possam cobrar ações concretas para fortalecimento da cadeia produtiva das artes cênicas, de modo que todos os trabalhadores possam exercer suas funções durante todo o ano e por toda a vida.O evento reunirá representantes das entidades das Artes Cênicas do Estado de Pernambuco, além de artistas, técnicos e produtores independentes, quando traçaremos objetivos e metas para o pleno desenvolvimento da cadeia produtiva do setor.
  
MIMO 2012 - Orquestra Contemporânea de Olinda. Foto: Correio Braziliense
9ª edição da Mostra Internacional de Musica de Olinda (MIMO)
Sítio Histórico de Olinda
3 a 9
  
A Mostra Internacional de Música de Olinda (MIMO), um dos eventos culturais mais aguardados do cronograma do Estado, que chega a sua 9ª edição mantendo uma programação coerente, diversificada e gratuita, incluindo concertos, cursos e mostra de filmes. A maior novidade desse ano é a inclusão da cidade patrimônio de Ouro Preto (MG), que abrigou a iniciativa de 30 de agosto a 2 de setembro. A maratona musical continua em Olinda, Recife e João Pessoa nos dias 3 a9

A credibilidade de um evento musical, especialmente os que articulam erudito, experimental e popular, pode ser mensurada pela quantidade de espectadores que, mesmo sem conhecerem bem ou saberem o que esperar de uma determinada atração, não deixam de comparecer em peso nas apresentações.

Dentro da programação, a MIMO conta com uma mostra de cinema, combinando obras de ficção, animação e documentário, nas categorias de curta, média e longa-metragem, boa parte inédita em circuito comercial. Os filmes, sempre ligados à música e ao seu universo complementar, são projetados em telões ao ar livre, nos pátios das igrejas, mercados e museus. Entre os longas que serão exibidos estão “Futuro do Pretérito: Tropicalismo Now!”, de Ninho Moraes e Francisco César Filho; “Marcelo Yuka no Caminho das Setas”, de Daniela Broitman; “Siba - Nos Balés da Tormenta”, de Caio Jobim e Pablo Francischelli e “País do Desejo”, de Paulo Caldas. A programação completa esta no site do evento: www.mimo.art.br/nordeste
  
Amarelo manga. Foto: Gil Vicente
II Festival do Making Of

Uma oportunidade única para explorar o fascinante universo dos bastidores do audiovisual e do cinema brasileiro. Entre os dias 10 e 14 de setembro, acontece, na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), no bairro do Derby, a 2° edição do Festival Nacional do Making Of, patrocinado pela Companhia Hidro-Elétrica do São Francisco (Chesf) através da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. Este ano, o evento, que tem apoio da Fundaj, promoverá a troca de experiências entre a produção feita em Pernambuco e nos estados da Bahia, Ceará, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

“Neste momento de grandes transformações dos modos de fazer e exibir cinema, é cada vez maior o interesse e a curiosidade sobre os bastidores dos filmes, e o Festival do Making Of vem justamente para proporcionar ao público esse encontro”, diz Germana Pereira, produtora do evento ao lado de Carla Francine.

A programação do festival é inteiramente gratuita e inclui mostra não competitiva de making ofs, debates e oficinas de formação e aperfeiçoamento, além de exposição de fotografias e cartazes. Três grandes sucessos do cinema regional terão seus bastidores exibidos no primeiro dia do evento: A febre do rato, de Cláudio Assis; O som ao redor, de Kléber Mendonça Filho, e Era uma vez Verônica, de Marcelo Gomes.

Portanto, o festival é uma chance para que estudantes e profissionais do setor possam trocar experiências, debatendo com convidados as políticas públicas para o setor e apontando caminhos para uma maior profissionalização e desenvolvimento do cinema nacional.

“Nossa motivação é avançar no debate de como estamos fazendo cinema em todo o país, na expectativa de juntos pensarmos alternativas para evitar os gargalos na produção e na distribuição e podermos contribuir para o crescimento do audiovisual no Brasil”, explica Carla Francine.

O festival terá quatro oficinas em áreas estratégicas do setor: atuação para cinema, produção de filmes de baixo orçamento, iniciação à trilha sonora e uma outra voltada à produção de making ofs.

Já em relação às exposições, o evento fará uma exibição de cartazes de cinema e outra de fotografias de still, trazendo ao público imagens que marcaram a retomada do cinema pernambucano, a partir de 1997 – com o lançamento do filme Baile perfumado, de Paulo Caldas e Lírio Ferreira – até 2012. São cartazes e  fotografias, de vários autores, que apresentam os bastidores de filmes que vêm se destacando em importantes festivais nacionais e internacionais. Para mais informações, acesse: www.festivaldomakingof.com.br

Serviço:
Local: Fundação Joaquim Nabuco/ Rua Henrique Dias, 609, Derby, Recife-PE
Data: 10 a 14 de setembro
Produtoras:
Germana Pereira - Cel: 9929 -2879
Carla Francine - Cel: 9965 - 9066
Assessoria: Verbo Assessoria de Comunicação
Contato: (81) 3031-3351

Programação

Oficinas:
Interpretação para Cinema – por Luciana Canton
Como fazer um filme de baixo orçamento – por Cavi Borges
Introdução à Criação e Produção de Trilha Sonora para Cinema – pelo DJ Dolores
Making Of – por Roberto Jaffier

Exposição:
Das 9h às 22h
Exposição fotográfica e de cartazes

Mostra
Das 19h às 23h
 
10
19h – Abertura da exposição fotográfica e de cartazes
Bate-papo sobre cartazes de cinema, com Clara Moreira e Fernando Vasconcelos

20h – Lançamento dos making ofs dos filmes:
A febre do rato, de Cláudio Assis
O som ao redor, de Kléber Mendonça Filho
Era uma vez Verônica, de Marcelo Gomes

21h – Debate: A cena pernambucana
Com Cláudio Assis, Emilie Lesclaux, João Vieira Jr., Hilton Lacerda e Renata Pinheiro
 Mediação: André Dib

23h – Celebração de boas-vindas
Café Castigliani

11
19h – Exibição dos making ofs dos filmes:
Amigos de risco, de Daniel Bandeira
O céu sobre os ombros, de Sérgio Borges
Girimunho, de Clarissa Campolina e Helvécio Marins Jr.
Cidade de Deus – 10 anos depois, de Cavi Borges e Luciano Vidigal
Pacific, de Marcelo Pedroso

21h – Debate: Cinema entre amigos.
Com Sérgio Borges, Daniel Bandeira, Cavi Borges e Marcelo Pedroso
Mediação: Rodrigo Carrero

12
19h – Exibição dos making ofs dos filmes:
O Grão, de Petrus Cariry
Os monstros, de Guto Parente, Luiz Pretti, Pedro Diógenes e Ricardo Pretti.
Sunland heat – No calor da Terra do Sol, de Halder Gomes
Bezerra de Menezes, de Glauber Filho e Joe Pimentel.
As mães de Chico Xavier, de Glauber Filho e Halder Gomes

21h – Debate: A cena cearense.
Com Rosemberg Cariry, Pedro Diógenes, Halder Gomes e Glauber Filho
Mediação: Luiz Joaquim

13
19h – Exibição dos making ofs dos filmes:
Capitães da areia, de Cecília Amado
O homem que não dormia, de Edgar Navarro
Eu me lembro, de Edgar Navarro
Sinais de cinza – A peleja de Olney contra o Dragão da Maldade, de Henrique Dantas

21h – Debate: A cena baiana.
Com Edgar Navarro, Henrique Dantas e Solange Lima
Mediação: Cynthia Falcão

14
19h – Exibição dos making ofs dos filmes:
No meu lugar, de Eduardo Valente
Histórias que só existem quando lembradas, de Júlia Murat.
Estamos juntos, de Toni Venturi
Os Famosos e o Duende da Morte, de Esmir Filho
Trabalhar cansa, de Juliana Rojas e Marco Dutra
Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios, de Beto Brant e Renato Ciasca
O cão sem dono, de Beto Brant e Renato Ciasca

21h30 – Debate: A cena do eixo Rio-São Paulo.
Com Eduardo Valente, Renato Ciasca, Toni Venturi e Sara Silveira
Mediação: Lis Kogan

 23h – Celebração de encerramento
Café Castigliani

Café Cultural Dansot
Auditório da Aliança Francesa
12 19h
3202 6262
O Café Cultural de setembro da Aliança Francesa homenageia o fotógrafo Edmond Dansot, falecido em março deste ano. O evento é uma realização da Aliança Francesa Recife em parceria com a Gerência de Serviços de Fotografia da Prefeitura do Recife / FCCR. Serão realizados uma palestra e um bate-papo com estudiosos da fotografia sobre a obra do Dansot, acompanhados de projeção mostrando um recorte do seu trabalho. Dansot foi um dos grandes nomes da fotografia em Pernambuco. Chegou ao Brasil aos 13 anos de idade, enquanto missionário do Colégio Marista. Dedicou 50 anos de sua vida a documentar a paisagem material e imaterial do nordeste brasileiro, sobretudo a diversidade pernambucana. Sua produção fotográfica sempre buscou um enfoque artístico, focando na beleza do aparentemente ordinário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

CAIXA Cultural Recife apresenta mulheres de repente