Editorial: A graciosidade das palhaças invade o Recife


Por Manoel Constantino

Na nossa cidade, setembro também tem sinônimo de muito sol, uma mistura de primavera-verão. O Recife fica muito iluminado e, para emoldurá-lo, nada melhor que receber atrizes/palhaças de vários lugares do mundo. Serão nove dias de pura diversão, ludicidade e muitas gargalhadas. Tudo isso você vai encontrar no I Festival Internacional de Palhaças do Recife – a Palhaçaria Feminina, que acontece no Teatro Hermilo Borba Filho, no Teatro Apolo e na Caixa Cultural.

Com atrações nacionais e internacionais, e prometendo agradar a adultos e crianças, o festival atualiza a pesquisa de linguagem, apoiando a cultura do riso, além de proporcionar uma importante ferramenta de discussão nacional do espaço feminino na arte – para fazer rir e pensar. O Festival conta com a participação de palhaças dos EUA, Espanha, Áustria, França e várias artistas brasileiras. Com incentivo do Funcultura e apoio da Prefeitura do Recife/Secretaria de Cultura/FCCR, o festival é idealizado e realizado pela Companhia Animée.

Bom, mas para quem quer começar setembro com música, nada melhor do que a Mostra Internacional de Música de Olinda (MIMO), um dos eventos culturais mais aguardados do cronograma do Estado, que chega a sua 9ª edição mantendo uma programação coerente, diversificada e gratuita, incluindo concertos, cursos e mostra de filmes.


Para quem gosta de cinema, a pedida é começar com o II Festival do Making Of. Uma oportunidade única para explorar o fascinante universo dos bastidores do audiovisual e do cinema brasileiro, que acontece na Fundação Joaquim Nabuco, no bairro do Derby. Este ano, o evento promoverá a troca de experiências entre a produção feita em Pernambuco e nos estados da Bahia, Ceará, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

Depois, você terá uma pequena pausa para logo vivenciar, durante cinco dias, de 26 a 30 de setembro, a programação do IV Festival Internacional de Animação de Pernambuco. É uma celebração do cinema de animação que ocupará cinemas do Recife e de Olinda, e que ainda oferece gratuitamente ao público várias atividades. Uma ótima oportunidade para atualizar seus conhecimentos e fazer intercâmbio com cineastas brasileiros e estrangeiros.

Com uma agenda como esta, cheia de arte, setembro, no Recife, será realmente iluminado. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado