Editora Reference Press estreia no mercado brasileiro com o livro "Sex & Crime - The Book Cover Art of Benicio"

A editora Reference Press estreia no mercado brasileiro com o livro "Sex & Crime - The Book Cover Art of Benicio", o primeiro dedicado à obra de um dos maiores ilustradores do País.  Em 60 anos de carreira, Benicio criou cerca de três mil capas para os livros de bolso da Editora Monterrey e ilustrou mais de 300 cartazes para filmes brasileiros, especialmente no período entre o final dos anos 1960 e meados da década de 1980, quando seu traço se tornou uma marca na divulgação das produções nacionais. Além disso, fez ilustrações para as principais agências publicitárias do Brasil, em anúncios memoráveis para marcas como Coca-Cola, Esso e Banco do Brasil. Seu trabalho também aparece até hoje em capas e matérias das principais revistas brasileiras.

"Sex & Crime" traz uma seleção das criações do artista para a Monterrey, com especial destaque para as capas da série ZZ7, que apresentou ao público a espiã sexy Brigitte Monfort. Os livros fizeram enorme sucesso e permaneceram no mercado por mais de duas décadas. “Eu não inventei Brigitte, apenas visualizei a imagem da moça”, diz Benicio. “Mas aos poucos ela foi se incorporando na minha mente e se tornou quase uma realidade para mim. Hoje em dia ela faz parte do meu cotidiano com a vantagem de não perder o frescor da juventude nesses quarenta e tantos anos.”


Estão também no livro algumas das famosas pin-ups de Benicio, criadas para peças publicitárias e para a revista Playboy, além de capas de outras coleções de livros sobre crime e aventura da Editora Monterrey. “Na Editora Monterrey eu consolidei minha carreira de ilustrador depois de produzir por volta de 3 mil trabalhos em capas de pocket books, sem contar os trabalhos para publicidade, cinema, discos, etc. Foram quase 60 anos da minha vida dedicados ao ofício de ilustrar a vida”, relembra o artista. "Sex & Crime - The Book Cover Art of Benicio", o primeiro de três livros que trarão algumas das criações mais brilhantes do portfólio do ilustrador, será lançado juntamente com a primeira exposição individual de originais do seu trabalho.

A exposição, realizada pelo Museu Murillo La Greca, através da premiação do Edital Amplificadores que selecionou o projeto: As Mulheres de Benício, da curadora Bebel Abreu, contará com 68 obras originais de Benicio em guache, que estarão à venda. “É uma honra realizar esta exposição”, diz Bebel Abreu, produtora da mostra. “Muitas pessoas não conhecem o valor artístico e histórico destas obras. Elas ficaram guardadas por cerca de 30 anos com os herdeiros da Editora Monterrey e foram resgatadas recentemente por Benicio e pelo colecionador Marcelo Del Cima”, conta. As pinturas que estarão na mostra foram feitas para ilustrar capas de livros da Editora Monterrey. Algumas delas estão também presentes no livro.

O ilustrador - José Luiz Benicio da Fonseca nasceu em Rio Pardo, Rio Grande do Sul, em 1936. Começou sua carreira na Clarim Publicidade, em Porto Alegre, como aprendiz de desenho, aos 15 anos de idade. Em 1953, mudou-se para o Rio de Janeiro e ingressou na equipe de arte da Rio Gráfica e Editora (RGE), onde fez trabalhos para as principais revistas da Editora (Querida, Cinderela, Radiolândia, Filmelândia, entre outras).

Convidado em 1961 para a equipe de criação da agência de publicidade americana McCann Erickson, Benicio fez trabalhos para a Coca-Cola, Esso, para o lançamento dos tecidos Nycron e outras marcas de peso. Em 1965, o ilustrador passou a se dedicar também as capas de livros da Editora Monterrey, que se reinventava no Brasil com dezenas de séries de livros de bolso com westerns, histórias de detetives e de espionagem, sexo e aventura. Os livros fizeram imenso sucesso no país e abriram as portas de um novo mercado para Benicio: os cartazes de cinema.

Entre 1968 e 1985, ele foi o principal criador de cartazes para o cinema brasileiro. Por causa da sensualidade de suas mulheres, ele criou mais de 300 cartazes para as pornochanchadas, maiores públicos do cinema na época – e para filmes como “A Madona de Cedro”, “Ana Terra”, “Dona Flor e seus Dois Maridos” e outros marcos do cinema marginal paulista. Benicio também criou cartazes para 31 dos longas-metragens de maior sucesso d' Os Trapalhões, pelos quais é reconhecido até hoje. Com quase 60 anos de carreira, o ilustrador gaúcho ainda colabora para revistas como Veja e Playboy, da Editora Abril, além de ilustrar capas para editoras de livros e criar peças publicitárias.

Serviço:
As Mulheres de Benício – exposição de originais e lançamento do livro Sex & Crime:
a arte de Benício em livro
Lançamento do livro e exposição de originais
Quando: 16/09/2012, das 17h às 21h. A exposição ficará aberta ao público nos dias 18/09
a 21/10, das 9h às 17h. Haverá originais do artista à venda.
Onde: Museu Murillo La Greca. Rua Leonardo Bezerra Cavalcanti, 366. Parnamirim.
Mais informações: Museu Murillo La Greca
Livro “Sex & Crime – The book cover art of Benicio”
Valor de R$ 50 no dia do lançamento em dinheiro ou cheque.
Venda no site www.referencepress.com: US$ 29,90 + frete.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife

Ivonete Melo

Última semana para conferir exposição que homenageia o Galo da Madrugada no Paço do Frevo