Debate sobre pensamento crítico na América Latina, pós-colonialidade e feminismo será realizado nesta sexta (14)

O SOS Corpo – Instituto Feminista para a Democracia promove nesta sexta-feira (14), o debate “Pensamento Crítico na América Latina: pós-colonialidade e feminismo”. A discussão começa a partir das 18h30, no Centro Cultural Feminista do SOS CORPO (Rua Real da Torre, 593, Madalena, Recife/PE). Para iniciar o debate, haverá falas do presidente da Associação Latino Americana de Sociologia (ALAS), Paulo Henrique Martins, e da socióloga Maria Betânia Ávila, pesquisadora e coordenadora do SOS Corpo.

O processo de colonização da América Latina pela Europa construiu a perspectiva de inferioridade dos não-europeus, baseada na divisão racial do trabalho no âmbito do capitalismo mundial, e isto possibilitou a naturalização das relações coloniais de dominação. O ponto de partida dos estudos pós-coloniais é a constatação de que toda enunciação tem um lugar de origem. Isso implica compreender criticamente a produção do conhecimento a partir da geopolítica da dominação no mundo, mas também a partir das múltiplas faces da dominação, o que inclui opressões diversas. A teoria feminista faz a crítica à concepção de um sujeito universal masculino, mais recentemente identificado como sujeito masculino, branco e proprietário, trazendo para o debate a referência às relações sociais de raça e classe que foi dominante no pensamento moderno.


O debate, que é aberto ao público, pretende favorecer a reflexão em torno do pensamento crítico latino-americano na contemporaneidade. Estudos sociológicos, cada vez mais, têm se debruçado sobre teorias e pensamentos produzidos na América Latina, a partir de olhares, análises e pesquisas sobre o contexto dos movimentos sociais, agendas políticas, experiências governamentais, mudanças culturais em curso em vários países desta região.

Na ocasião, haverá lançamento do livro “La decolonialidad de América Latina y la heterotopía de una comunidad de destino solidaria”, de autoria de Paulo Henrique Martins. A publicação impressa será vendida, no dia do debate, pelo valor de R$ 30,00. Uma versão virtual já se encontra disponível para leitura no Portal do Centro de Pesquisa e Estudos Sociológico, no link: http://estudiosociologicos.com.ar/portal/blog/decolonialidad-de-america-latina/ .

Paulo Henrique é professor titular do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Pernambuco, Doutor em Sociologia pela Universidade de Paris I/França. Seu livro, que integra a Colección “Travesías desde el Sur” das editoras Estudios Sociológicos Editora (ESEditora) e CICCUS, aborda a crise do capitalismo, dispositivos de regulação baseados na colonialidade do saber e do poder, desigualdades e injustiças nos níveis mundial, nacional, regional e local. Em “La decolonialidad de América Latina y la heterotopía de una comunidad de destino solidaria”, Paulo Henrique Martins busca explicar particularmente a situação da América Latina neste contexto de importantes mudanças históricas e sociológicas, propondo que as sociedades e indivíduos desta região estão descobrindo, pela primeira vez, a perspectiva de uma comunidade de destino solidária.


Serviço:

Debate “Pensamento Crítico na América Latina: Pós-colonialidades e Feminismo” e Lançamento do livro 'La decolonialidad de América Latina y la heterotopía de una comunidad de destino', de Paulo Henrique Martins.
Data: Sexta-feira (14)
Hora: 18h30
Local: SOS Corpo (Rua Real da Torre, 593, Madalena, Recife/PE. Próximo ao Mercado da Madalena)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife