Cinema e Vídeo de setembro



Festival ANIMAGE entra em sua quarta edição com uma programação internacional e gratuita
26 a 30

O IV Festival Internacional de Animação de Pernambuco (Animage) celebra o mundo do cinema de animação. Ocupando diversos locais, espalhados entre praças públicas e cinemas do Recife e Olinda, o festival oferece gratuitamente ao público várias atividades, entre elas, mostra competitiva, mostra não competitiva, sessões especiais, master class e oficinas de técnicas de animação. Realizado pela Rec-Beat Produções Artísticas, o Animage conta com o patrocínio dos Correios e do Funcultura/Audiovisual. A programação completa pode ser conferida no site do festival www.animagefestival.com.

Mais de 60 filmes integram a programação da mostra competitiva do Animage, selecionados pela curadoria do festival dentro de um universo superior a 350 filmes inscritos, de 48 países, registrando presença desde os que mais se destacam na área de animação, como Canadá, Estados Unidos, República Tcheca, Estônia e França, até os de pouca tradição no estilo, como Turquia, Egito, Tunísia, Macau, Tailândia e Taiwan. Apesar de o evento estar apenas em sua quarta edição, esses números conferem ao festival um surpreendente reconhecimento e credibilidade de realizadores espalhados por todo o mundo.


TRAM - Michaela Pavlatova – França - 7’
O filme mostra a rotina monótona dos condutores do Tram. Como todas as manhãs, homens pegam o Tram para ir ao trabalho, todos parecidos, quietos, cinzas e apáticos. E ainda, no mesmo dia, seguindo os choques e vibrações da estrada, ao ritmo dos bilhetes inseridos na máquina, os condutores ficam excitados e os veículos se tornam eróticos. Os condutores de Tram desejam tornar realidade a surrealista fantasia fálica. Ela então, pega uma carona com os passageiros de pênis gigantes e corados. Música, maestro!
Agnieszka – Izabela Bartosik – França – 9’30’’
Seguindo alguns inofensivos jogos de criança, Agniezka vivencia a separação de uma família que faz com que ela se isole. As coisas que lhe acontecem durante o período de solidão, faz com que ela finalmente se reconcilie com sua mãe, para enfim sair da reclusão.
Camels – Park Jee-youn – Coréia do Sul – 10’30’’
Um homem e uma mulher se encontram após anos do final de um relacionamento. O homem a deixou para encontrar alguma coisa. A mulher sente-se como se andasse no deserto com o corpo e o coração frio, depois de passar por várias situações.



Head Over Heels - Timothy Reckart – Estados Unidos – 10’18’’
Um marido e uma esposa estão separados e convivem sob o mesmo teto durante anos. Ele vive no chão e ela no teto, e assim eles equilibram o casamento.


Sesc Casa Amarela
Cineclube Coliseu
Quintas-feiras 19h
Gratuito

Em setembro, o Cineclube Coliseu exibe semanalmente filmes do elogiado diretor polonês Krzystof Kieslowski: A liberdade é azul (dia 6); A igualdade é branca (dia 13); A fraternidade é vermelha (dia 20) e A dupla vida de Verónique (dia 27). A classificação etária dos filmes é de 14 e 16 anos.

Sesc Casa Amarela
Cinecomunidade
Sábados 15h
Gratuito

O Cineclube Coliseu do Sesc Casa Amarela realiza aos sábados o Cinecomunidade, projeto que recebe as crianças para assistirem a sessões superanimadas de filmes. Este mês serão exibidos Um gato em Paris (dia 1º); O pequeno Nicolau (dia 8); Deu a louca na Cinderela (dia 15); De profundis (dia 22) e Castelo rá-tim-bum, o filme (dia 29).

Instituto de Cultura Brasil Itália
Ter a Sex 9h às 21h Sáb 9h às 13h
Gratuito

14 Ginger e Fred
Amelia e Pippo eram um par de bailarinos que, na juventude, atuavam interpretando Ginger Rogers e Fred Astaire. Trinta anos depois de terem se separado eles se reencontram em um programa de TV, que os convidara para reapresentar seu número em um especial de fim de ano. Entre as lembranças do passado e os problemas de suas vidas particulares, a dupla ainda tenta apresentar seu número como nos velhos tempos.

21 Antônio Guerreiro de Deus
Santo Antônio era um jovem nobre que desfrutava de todos os prazeres e privilégios de sua poderosa família medieval. Um dia decide sair às ruas de sua cidade, determinado a obedecer a uma misteriosa voz interior. Enxergando extrema miséria, doenças e crueldade em todo lugar, Antônio é tomado por uma compaixão sem limites. Seguindo os passos de São Francisco de Assis, ele faz votos de pobreza e castidade para dedicar toda sua vasta cultura, seu brilho, sua educação refinada à defesa dos fracos e oprimidos. Esse santo revolucionário ousou desafiar as mais altas esferas da sociedade, o governo e até a Igreja.

28 O Meu Caso com o Imperador
Ilha de Elba, 1814. O glorioso Napoleão Bonaparte exila-se na ilha logo depois de abandonar o título de Imperador. Todos os moradores veem a chegada de Napoleão como um presente dos deuses. O professor Martino é o único morador que não está contente com essa história, pois vê como uma ameaça. Por ironia do destino, Napoleão acaba contratando Martino como seu secretário particular e ele fica responsável por escrever as memórias do homem que ele mais odeia. Em meio a um romance com a bela Emília, ele se verá em uma difícil situação, pois que terá chance de assinar o imperador.

Cineclube Bamako
Fora da Lei (Hors la Loi, 2010)
Auditório do Museu da Abolição
5 19h
Gratuito

La Petite Vendeuse de Soleil (La Petite Vendeuse de Soleil, 1999)
Auditório André Maulraux - Aliança Francesa
1319h
Gratuito

Rockers (Rockers - It’s Dangerous, 1978)
Estacionamento do Museu da Abolição
15 16h

Camino (2008)
Cineforum do Instituto Cervantes
22 16h
Gratuito

Uma viagem de emoções inspirada na história verídica de uma cativante criança de 11 anos que se depara com duas situações completamente novas na sua vida: a paixão e a morte. Camino é, acima de tudo, uma luz brilhante capaz de atravessar todas e cada uma das portas tenebrosas que vão se fechando diante dela e que pretendem, inutilmente, sumir na escuridão de seu desejo de viver, amar e sentir-se definitivamente feliz. Um filme controverso que coloca o Opus Dei na berlinda. Ganhador dos prêmios Goya para melhor filme, direção, atriz protagonista, ator coadjuvante, atriz revelação, roteiro original e efeitos especiais. Também arrematou os prêmios: Gaudí de melhor filme europeu, Prêmio Sant Jordi de Cinema como melhor filme espanhol de 2008 e o XIV Prêmio Cinematográfico José María Forqué.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife

Ivonete Melo

Última semana para conferir exposição que homenageia o Galo da Madrugada no Paço do Frevo