Cine Pasárgada apresenta O Beijo da Mulher-Aranha



Nesta quinta-feira (20), às 18h30, o CinePasárgada apresenta O Beijo da Mulher-Aranha (Hector Babenco, BRA/EUA, 1985), em sessão seguida de debate com a presença do Prof. José Jacinto dos Santos, autor do livro O Beijo da Mulher-Aranha: o espaço na narrativa literária e fílmica (Ed. UFPE, 2009). Além da oportunidade de apreciar este importante e premiado filme de nossa história, com William Hurt e Sonia Braga no elenco, o evento propõe um diálogo a respeito da adaptação feita a partir do romance argentino de Manuel Puig, na maneira como a espacialidade recebe tratamentos diferenciados entre a literatura e o cinema.

Os curadores do Cine, Raquel do Monte e Fernando Mendonça, compreendem que a sessão possibilita uma importante reflexão não apenas sobre as linguagens em jogo, mas sobre a cumplicidade que se forma entre obra e público, entre ficção e realidade. As palavras do Prof. Jacinto, na introdução de seu livro — fruto de uma pesquisa feita durante o seu Mestrado em Teoria Literária —, esclarecem: “Quando lemos o livro e assistimos ao filme O Beijo da Mulher-Aranha, permitimo-nos ser deslocados para os espaços da narrativa a fim de que pudéssemos perceber sua profundidade. Nosso corpo passou a estar na obra e alcança-la assim como a veste que nos cobre o corpo. Esta é uma relação de cumplicidade necessária para que a linguagem atue significativamente e, portanto, seja compreendida. Os personagens nos espaços percorridos por eles se fizeram uma verdade para nós leitores ou espectadores no momento de nossa relação com eles. A arte nos chega quando agimos em conjunto com ela, pois bem sabemos que percebê-la é uma questão de ação.”

Serviço
CinePasárgada
O Beijo da Mulher-Aranha (Hector Babenco, 1985)
Quinta-feira (20), às 18h30
Espaço Pasárgada — Rua da União, 263 – Boa Vista
Entrada gratuita

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

Inscrições abertas para Oficina Gratuita de Fotografia no Recife