Chega ao Recife o projeto itinerante da Fundação SOS Mata Atlântica


No mês de setembro, Recife receberá o projeto "A Mata Atlântica é Aqui – Exposição Itinerante do Cidadão Atuante", da Fundação SOS Mata Atlântica. A mostra conta com dois caminhões adaptados para atividades de educação ambiental e uma exposição chamada "Nosso verde também depende do azul", que apresenta um panorama sobre a zona costeira e os ecossistemas marinhos. A exposição estará no Parque Dona Lindu de 3 a 23 de setembro, onde serão realizadas atividades e atrações gratuitas com o público de todas as idades. O horário de funcionamento será das 10h às 17h até o dia 22 de setembro, e das 10h às 16h no dia 23 de setembro.


Durante a visita, a SOS Mata Atlântica e as instituições parceiras locais promoverão palestras, oficinas, apresentações teatrais, jogos educativos, debates, exposições, entre outras atividades. O público poderá conferir também o novo cenário interativo e aprender mais sobre a Mata Atlântica de maneira lúdica e divertida, através de novidades como jogos, iPads, equipamentos audiovisuais e uma mesa vertical de touch-screen. Um dos caminhões conta ainda com um espaço fechado, com cadeiras, projetor e sistema de sonorização, para a realização de palestras e oficinas.
 
O patrocínio é de Bradesco Cartões, Natura e Volkswagen Caminhões & Ônibus e o apoio local é do Parque Dona Lindu, Secretaria de Meio Ambiente, Instituto BiomaBrasil, Associação Meio Ambiente Preservar e Educar (AMAPE), Associação para a Proteção da Mata Atlântica do Nordeste (AMANE), Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste (Cepan), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sabiá, Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA), Associação Peixe Boi, Instituto Peró, Náutica Ambiental Cooperativa de Trabalho, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Centro Escola Mangue, Instituto Recifes Costeiros, RPPN Laje Bonita, RPPN Reserva Natural Brejo, Centro Nacional de Pesquisa, Conservação de Mamíferos Aquáticos/ICMBio (CMA/ICMBio), Sociedade Nordestina de Ecologia (SNE) e APA Costa dos Corais.

Esta é a segunda vez que o projeto itinerante passa pela cidade de Recife, sendo que a primeira visita ocorreu de 13 a 24 de outubro de 2010.


A Mata Atlântica é em Recife

De acordo com o levantamento do Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, divulgado em maio de 2011 pela SOS Mata Atlântica e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Recife possui cerca de 20% de Mata Atlântica original em bom estado de conservação. No Estado de Pernambuco são 99 os municípios com incidência do bioma. Somados os remanescentes dessas cidades, o Estado conta com 13% de sua Mata Atlântica original.

Monitoramento da qualidade da água
Em cada cidade visitada, a Fundação SOS Mata Atlântica realiza a análise de qualidade da água de um rio, córrego ou lago local. Para isso, a ONG faz a coleta de água usando um kit de monitoramento desenvolvido pelo programa Rede das Águas, da própria Fundação, que possibilita uma análise que engloba 14 parâmetros físico-químicos, como transparência da água, lixo, odor, oxigênio dissolvido, demanda bioquímica de oxigênio, entre outros. O kit classifica a qualidade das águas em cinco níveis de pontuação: péssimo (de 14 a 20 pontos), ruim (de 21 a 26 pontos), regular (de 27 a 35 pontos), bom (de 36 a 40 pontos) e ótimo (acima de 40 pontos).

Em outubro de 2010, a equipe avaliou a qualidade da água do Rio Capibaribe e o Açude do Prata, que somaram 28 pontos e 33 pontos respectivamente, e foram classificados como regulares. Depois de quase dois anos, será realizada mais uma análise para avaliar se houve alguma alteração na qualidade da água. A coleta será realizada nos pontos mais próximos e acessíveis do local onde o projeto estará estacionado. O resultado será divulgado, ao final da estadia na cidade, no site da ONG: www.sosma.org.br.

Proteção Ambiental Costa dos Corais (APACC)
Com um ano de existência, a parceria entre a Fundação SOS Mata Atlântica e a Fundação Toyota do Brasil é pioneira na proteção da biodiversidade marinha em Pernambuco. A Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais (APACC), estabeleceu a base legal para dar suporte à gestão, ao uso sustentável e à preservação dos recifes costeiros entre Pernambuco e Alagoas.

A área da APACC abrange mais de 400 mil hectares da costa do Nordeste do Brasil e se estende por 11 municípios em Pernambuco e Alagoas. Está situada ao longo de 130 km de costa entre os municípios de Tamandaré (PE), a cerca de 100km de Recife, e Paripueira (AL). Criada por Decreto Federal em 23 de Outubro de 1997, ela é a maior Unidade de Conservação (UC) Federal marinha em extensão e a primeira a proteger parte dos recifes costeiros da costa do Nordeste.

Projeto Itinerante – Nova Fase
O projeto itinerante já visitou mais de 90 cidades brasileiras com o objetivo de levar informações sobre o bioma mais ameaçado do país, a Mata Atlântica. Recife, que já recebeu a exposição em outubro de 2010, volta a recebê-lo agora, totalmente reformulado no seu quarto ciclo anual. Nesta nova fase, serão visitadas 14 cidades litorâneas, localizadas nos seguintes Estados: RJ, CE, RN, PB, PE, AL, SE, BA, ES, SC e SP.

O quarto ciclo do projeto tem como tema a região costeira e os ambientes marinhos e vai mostrar a importância do mar para a conservação das nossas florestas. "A exposição tem o objetivo de mobilizar a sociedade e mostrar como a Mata Atlântica está diretamente relacionada ao seu dia a dia, sensibilizando-a para atitudes diárias que podem fazer diferença na sua qualidade de vida", destaca Romilda Roncatti, coordenadora do projeto.

Nesta nova jornada, o tamanho da exposição aumentou, passando de um para dois caminhões adaptados, que viajarão juntos. Um deles será palco para a realização de atividades de educação ambiental, enquanto o outro, transformado numa sala de aula itinerante, concentrará atividades como encontros, debates, reuniões, treinamentos e cinema.

Escolas e grupos interessados podem realizar visitas monitoradas. Os caminhões contam, ainda, com estruturas próprias para receber deficientes físicos. Além disso, quem tiver interesse em se tornar um voluntário também pode participar. Em caso de dúvidas sobre qualquer uma das atividades, é preciso entrar em contato pelo e-mail itinerante@sosma.org.br ou itinerante.apoio@sosma.org.br. Mais informações em www.sosma.org.br.

Sobre a Fundação SOS Mata Atlântica
Criada em 1986, a Fundação SOS Mata Atlântica é uma organização privada sem fins lucrativos, que tem como missão promover a conservação da diversidade biológica e cultural do bioma Mata Atlântica e ecossistemas sob sua influência. Assim, estimula ações para o desenvolvimento sustentável, promove a educação e o conhecimento sobre a Mata Atlântica, mobiliza, capacita e incentiva o exercício da cidadania socioambiental. A Fundação desenvolve projetos de conservação ambiental, produção de dados, mapeamento e monitoramento da cobertura florestal do bioma, campanhas, estratégias de ação na área de políticas públicas, programas de educação ambiental e restauração florestal, voluntariado, desenvolvimento sustentável, proteção e manejo de ecossistemas. Mais informações em www.sosma.org.br.

PROGRAMAÇÃO
03 de Setembro (seg)
Atividades abertas ao público durante todo o tempo - das 10h às 17h
10h às 17h – Exposição Nosso Verde Também Depende do Azul.
10h – Solenidade de Abertura.
10:30h – Mesa de Abertura: "A importância da preservação da APA Costa dos Corais e do fortalecimento de iniciativas locais". Abertura: Leandra Gonçalves: O Programa Costa Atlântica (SOSMA) e o Fundo Pró-UC/ Clemente Coelho: Maravilhosos Manguezais do Brasil e a capacitação dos professores/ Tertuliana Flávia: O trabalho da Associação Peixe Boi em Porto de Pedras/ Manoel Pedrosa/Mauro Maida: A conservação dos recifes costeiros e o monitoramento da área fechada/ Danilo Marx: O trabalho da cooperativa náutica ambiental na APA Costa dos Corais/ Paulo Roberto: A gestão da APA Costa dos Corais – monitoramento, fiscalização e implementação.
14h – Oficina de desenho de animais da Mata Atlântica.
15h – Coleta da água do Rio Capibaribe para análise.

04 de Setembro (ter)
Atividades abertas ao público durante todo o tempo - das 10h às 17h
10h às 17h – Exposição Nosso Verde Também Depende do Azul.
10h – Jogos educativos: Jogo da Memória e Jogo Ludo Ambiental.
14h – Palestra: "Manguezais de Pernambuco" e atividade "Água salobra - entenda como é a mistura nos estuários", em parceria com o Instituto BiomaBrasil.
15h – CineMata: "Ecofogão: Queima pela Sustentabilidade", em parceria com o Cepan.
16h – Oficina com garrafas PET.

05 de Setembro (qua)
Atividades abertas ao público durante todo o tempo - das 10h às 17h
10h às 17h – Exposição Nosso Verde Também Depende do Azul.
10h - Roda de Conversa: "Restauração Florestal" em parceria com a Cepan e Fundação SOS Mata Atlântica. Mediadores: Dr. Severino Rodrigo – Cepan e Aretha Medina – Fundação SOS Mata Atlântica.
14h - CineMata: "Agricultura Agroflorestal: realidade na Mata Atlântica", em parceria com e o Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sabiá
.
15h - Jogos educativos: Jogo da Memória e Jogo Ludo Ambiental.

06 de Setembro (qui)
Atividades abertas ao público durante todo o tempo - das 10h às 17h
10h às 17h – Exposição Nosso Verde Também Depende do Azul.
11h - CineMata: "Agrofloresta é Mesa Farta e Vida Nova", em parceria com e o Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sabiá.
14h - Oficina com garrafas PET.
15h – Palestra: "Manguezais de Pernambuco" e atividade "O Bico preciso - aves dos nossos manguezais", em parceria com o Instituto BiomaBrasil.
16h – Oficina de pintura de máscaras de animais da Mata Atlântica.

07 de Setembro (sex)
Atividades abertas ao público durante todo o tempo - das 10h às 17h
10h às 17h – Exposição Nosso Verde Também Depende do Azul.
10h – Oficina de desenho de animais da Mata Atlântica.
10:30h – Oficina "Espaço AMAPE", em parceria com a AMAPE.
14h – Jogos educativos: Jogo caminho das águas e jogo da memória.
15h – Oficina "Espaço AMAPE", em parceria com a AMAPE.

08 de Setembro (sab)
Atividades abertas ao público durante todo o tempo - das 10h às 17h
10h às 17h – Exposição Nosso Verde Também Depende do Azul.
10h - Mini-curso: Técnicas básicas de fotografias. Ministrante: Daniel Fuzer, biólogo e fotógrafo.
11h – Teatro de Fantoches Peixe-boi, em parceria com o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos/ICMBio.
12h- CineMata: Álbum da natureza Peixe-boi Marinho/Amazônico e Álbum da natureza Golfinho Rotador, em parceria com o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos/ICMBio.
14h - Teatro de Fantoches Peixe-boi, em parceria com o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos/ICMBio.
15h – CineMata: Álbum da natureza Peixe-boi Marinho/Amazônico e Álbum da natureza Golfinho Rotador, em parceria com o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos/ICMBio.
16h - Oficina de desenho de animais da Mata Atlântica.

09 de Setembro (dom)
Atividades abertas ao público durante todo o tempo - das 10h às 17h
10h às 17h – Exposição Nosso Verde Também Depende do Azul.
10h – Oficina de pintura de máscaras de animais da Mata Atlântica.
10:30h - Teatro de Fantoches Peixe-boi, em parceria com o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos/ICMBio.
11:30h - CineMata: Álbum da natureza Peixe-boi Marinho/Amazônico e Álbum da natureza Golfinho Rotador, em parceria com o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos/ICMBio.
14h - Teatro de Fantoches Peixe-boi, em parceria com o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos/ICMBio.
15h - Jogos educativos: Jogo da Memória e Jogo Ludo Ambiental.
16h - CineMata: Álbum da natureza Peixe-boi Marinho/Amazônico e Álbum da natureza Golfinho Rotador, em parceria com o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos/ICMBio.

10 de Setembro (seg)
Atividades abertas ao público durante todo o tempo - das 10h às 17h
10h às 17h – Exposição Nosso Verde Também Depende do Azul.
10h – Oficina "Espaço AMAPE", em parceria com a AMAPE.
11h - CineMata: "Agricultura Agroflorestal: realidade na Mata Atlântica", em parceria com e o Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sabiá
.
14h – Oficina "Espaço AMAPE", em parceria com a AMAPE.
15h – Coleta da água do Açude do Prata para análise.

11 de Setembro (ter)
Atividades abertas ao público durante todo o tempo - das 10h às 17h
10h às 17h – Exposição Nosso Verde Também Depende do Azul.
10h – Mini-curso: Técnicas básicas de fotografias. Ministrante: Daniel Fuzer, biólogo e fotógrafo.
14h – Palestra: "Manguezais de Pernambuco" e atividade "Aves migratórias", em parceria com o Instituto BiomaBrasil.
15h – CineMata: "Ecofogão: Queima pela Sustentabilidade", em parceria com o Cepan.

12 de Setembro (qua)
Atividades abertas ao público durante todo o tempo - das 10h às 17h
10h às 17h – Exposição Nosso Verde Também Depende do Azul.
14h - Oficina: "Fazendo e aprendendo malabares: bolinhas". Ministrante: Daniel Fuser.
15h – Palestra: "Ação Social Aliada à Conservação dos Brejos de Altitude no Município de Saloá - Pernambuco", em parceria com a RPPN Reserva Natural Brejo. Palestrante: Cleide Andrade.
16h – CineMata: Exibição de vídeos com temas socioambientais.

13 de Setembro (qui)
Atividades abertas ao público durante todo o tempo - das 10h às 17h
10h às 17h – Exposição Nosso Verde Também Depende do Azul.
11h – Jogos educativos: Jogo da Memória e Ludo Ambiental.
14h – Palestra: "Cooperativismo Náutico Ambiental - Aliando Conservação à Geração de Renda", em parceria com a Náutica Ambiental Cooperativa de Trabalho. Palestrante: Larissa Vila Nova/ Danilo Marx.
15h - CineMata: "Agrofloresta é Mesa Farta e Vida Nova", em parceria com e o Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sabiá.
15:30h - Palestra: "Manguezais de Pernambuco" e atividade "Água salobra - entenda como é a mistura nos estuários", em parceria com o Instituto BiomaBrasil.

14 de Setembro (sex)
Atividades abertas ao público durante todo o tempo - das 10h às 17h
10h às 17h – Exposição Nosso Verde Também Depende do Azul.
10h – Oficina "Espaço AMAPE", em parceria com a AMAPE.
11h - CineMata: Exibição de vídeos com temas socioambientais.
14h – Oficina "Espaço AMAPE", em parceria com a AMAPE.
15h – Jogos educativos: Jogo Ludo Ambiental.

15 de Setembro (sab)
Atividades abertas ao público durante todo o tempo - das 10h às 17h
10h às 17h – Exposição Nosso Verde Também Depende do Azul.
10h - Teatro de Fantoches Peixe-boi, em parceria com o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos/ICMBio.
11h – Oficina de desenho de animais da Mata Atlântica.
11:30h - CineMata: Álbum da natureza Peixe-boi Marinho/Amazônico e Álbum da natureza Golfinho Rotador, em parceria com o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos/ICMBio.
14h – Mini-curso: A arte como fotografia e técnicas básicas de fotografia. Ministrante: Daniel Fuser, biólogo e fotógrafo.
14:30h - Apresentação de Maracatu, em parceria com o Centro Escola Mangue.
15:30h - Teatro de Fantoches Peixe-boi, em parceria com o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos/ICMBio.
16h – Jogos educativos: Jogo Caminho das Águas e Jogo da Memória.

16 de Setembro (dom)
Atividades abertas ao público durante todo o tempo - das 10h às 17h
10h às 17h – Exposição Nosso Verde Também Depende do Azul.
10h – Jogos educativos: Jogo A Mata é o Bicho.
15h – Oficina de desenho de animais da Mata Atlântica.

17 de Setembro (seg)
Atividades abertas ao público durante todo o tempo - das 10h às 17h
10h às 17h – Exposição Nosso Verde Também Depende do Azul.
10h – Palestra: "APA Costa dos Corais", em parceria com a APA dos Corais/ICMBio. Palestrante: Pedro Lins.
14h – CineMata: Ecofogão: Queima pela Sustentabilidade, em parceria com o CEPAN.

18 de Setembro (ter)
Atividades abertas ao público durante todo o tempo - das 10h às 17h
10h às 17h – Exposição Nosso Verde Também Depende do Azul.
10h – Palestra: "A Mata Atlântica é aqui em Recife". Palestrante: Nadine Bitencourt.
14h – Jogos educativos: Jogo A Mata é o Bicho.
15h – Palestra: "Manguezais de Pernambuco" e atividade "O Bico preciso - aves dos nossos manguezais", em parceria com o Instituto BiomaBrasil.

19 de Setembro (qua)
Atividades abertas ao público durante todo o tempo - das 10h às 17h
10h às 17h – Exposição Nosso Verde Também Depende do Azul.
10h – Palestra: "Desmistificando tubarões". Palestrante: Nadine Bitencourt.
14h – Oficina "Espaço AMAPE", em parceria com a AMAPE.
16h – CineMata: Exibição de vídeos com temas socioambientais.

20 de Setembro (qui)
Atividades abertas ao público durante todo o tempo - das 10h às 17h
10h às 17h – Exposição Nosso Verde Também Depende do Azul.
10h – Palestra: "A competitividade no agronegócio: agregando valor ao negócio rural através do turismo", em parceria com a RPPN Laje Bonita. Palestrante: Melânia Vieira.
14h - Palestra: "Espécies Nativas produzidas no Viveiro da RPPN Pedra D’Anta", em parceria com a AMANE. Palestrante: Leonardo Rodrigues
15h – Jogos educativos: Jogo da Memória e Ludo Ambiental.
15:30h – Palestra: "Manguezais de Pernambuco" e atividade "Aves migratórias", em parceria com o Instituto BiomaBrasil.

21 de Setembro (sex)
Atividades abertas ao público durante todo o tempo - das 10h às 17h
10h às 17h – Exposição Nosso Verde Também Depende do Azul.
10h – Jogos educativos: Jogo Ludo Ambiental.
14h - Palestra: "Espécies exóticas e invasoras – O que são e o que podemos fazer", em Parceria com a AMANE. Palestrante: Ravi Rocha.
15h – Apresentação de música, dança e literatura "O Romance de Carolina e Lua", em parceria com o Instituto Peró.

22 de Setembro (sab)
Atividades abertas ao público durante todo o tempo - das 10h às 17h
10h às 17h – Exposição Nosso Verde Também Depende do Azul.
10h – Palestra: "Consumo Doméstico de Lenha em Comunidades Rurais do Corredor de Biodiversidade do Nordeste", em parceria com a Cepan. Palestrante: Msc. Joana Specht.
11h - Teatro de Fantoches Peixe-boi, em parceria com o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos/ICMBio.
14h - Lançamento da Publicação "Saberes e fazeres da Mata Atlântica do Nordeste -Tecendo uma rede de Gestores", em parceria com a AMANE.
15:30h - Teatro de Fantoches Peixe-boi, em parceria com o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos/ICMBio.
16h - CineMata: Álbum da natureza Peixe-boi Marinho/Amazônico e Álbum da natureza Golfinho Rotador, em parceria com o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos/ICMBio.

23 de Setembro (dom)
Atividades abertas ao público durante todo o tempo - das 10h às 16h
10h às 16h – Exposição Nosso Verde Também Depende do Azul.
10h - Teatro de Fantoches Peixe-boi, em parceria com o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos/ICMBio.
11h – Oficina de pintura de máscaras de animais da Mata Atlântica.
14h - Contação de Histórias da Comadre Fulozinha, em parceria com a AMANE. Contadora: Renata Pires.
15h - Teatro de Fantoches Peixe-boi, em parceria com o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos/ICMBio.
16h – Encerramento das atividades.

Atividades que podem ser realizadas a qualquer momento
: CineMata, Mini Biblioteca para Consultas, brincadeira Caminho das Águas, Mapa Interativo, Jogo Ludo Ambiental, Jogo da Memória, Maquete Dinâmica, Oficinas de Desenhos, Quiz nos IPADs (teste seu conhecimento sobre a Mata Atlântica e as regiões costeira e marinha), Mesa Multi Touch (confira as regiões influenciadas pelo bioma Mata Atlântica, as áreas importantes para a conservação da biodiversidade e aprenda sobre algumas Unidades de Conservação Marinha através de uma mesa digital interativa) e outros Jogos Educativos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Orquestra Sinfônica do Recife apresenta concertos gratuitos em comemoração aos 200 anos de imigração alemã no Brasil

Em Olinda, Banda Paranozes retorna aos palcos com tributo aos Engenheiros do Hawaii