Caixa Cultural Recife entra no Universo Macanudo


A Caixa Cultural Recife apresenta, de 28 de setembro a 2 de dezembro, a exposição “Macanudismo, quadrinhos, desenhos e pinturas de Liniers”, um verdadeiro mergulho no universo criativo do quadrinista argentino. A mostra, que tem curadoria de Bebel Abreu, irá exibir cerca de 650 obras entre tiras originais de quadrinhos, pinturas, ilustrações e livros do autor, que com delicadeza e elegância transforma as situações do dia-a-dia em arte. A abertura do evento acontece nesta quinta-feira (27), às 19h. A visitação acontece de terça a domingo, das 12h às 18h, na Galeria 2 da Caixa Cultural, com entrada gratuita.

A programação paralela à mostra será bem movimentada, contando com uma palestra do próprio Liniers sobre o universo Macanudo, além de tarde autógrafos de lançamento da compilação “Macanudo 5”, ambos no dia 30 de novembro. Já no começo da exposição, em 29 de setembro, haverá uma sessão especial do filme “Liniers, el trazo simple de las cosas”, de Franca González, às 16h30, na sala multimídia da Caixa Cultural. O filme retrata o cotidiando de reflexão e criação do quadrinista, visto pelas lentes do documentarista Franca Conzáles, na época em que dividiram apartamento em Montreal por causa de uma bolsa de estudos.


As famosas tirinhas - Publicadas no jornal La Nación, e replicadas em jornais do mundo todo, as tirinhas de Liniers retratam situações cômicas de diversas personagens com forma e cores que, acompanhados ou não de linguagem escrita, transmitem reflexões profundas sobre diversos temas. A palavra macanudo, em espanhol, significa extraordinário, excelente, estupendo, magnífico. É um retrato da realidade com fantasia, diversão e melancolia. Liniers promove, com suas obras, uma visão absurda e bem humorada da vida.

O Artista - Liniers é o segundo nome de Ricardo Siri, que nasceu em 1973, em Buenos Aires, Argentina, e começou sua carreira fazendo fanzines. Mais tarde, seus trabalhos apareceram na revista Rolling Stone, Spirou, La Mano, entre outras.

A arte de Liniers demonstra que na sua carreira de “artista sério” há de tudo, menos sisudez. De cachorros-abelha a cabeças flutuantes, de fumaças-fantasmas a monstros de chapéu. Os habitantes das pinturas de Liniers estão quase sempre em cenários surreais e habitam suportes que vão de grandes telas e enormes murais a pequenos quadrinhos e até tampa de privada. Tudo muito sério (só que ao contrário). São alguns dos recursos que o quadrinista usa para não se curvar à comodidade da palavra.

Serviço:
Exposição “Macanudismo, quadrinhos, desenhos e pinturas de Liniers”
Abertura para convidados e imprensa: 27 de setembro, às 19h
Visitação: 28 de setembro a 2 de dezembro de 2012
Horário de visitação: de terça-feira a domingo, das 12h às 18h
Projeção do documentário “Liniers, el trazo simple de las cosas”: 29 de novembro, às 16h30 – o  documentário é em espanhol, sem tradução.
Lançamento do livro Macanudo 5 em Português, com sessão de autógrafos:  30 de novembro às 14h
Palestra “Universo Macanudo”, com Liniers: 30 de novembro, às 19h
Local: CAIXA Cultural Recife - Avenida Alfredo Lisboa, 505, Bairro do Recife - Recife (PE).
Acesso para pessoas com necessidades especiais
Entrada Franca
Recomendação etária: Livre
Produção: Mandacaru Design
Apoio: Ideafixa, Ilustrativa e Zarabatana Books
Patrocínio: Caixa Econômica Federal

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado