Bibliotecas do mês de setembro

Novo auditório. Foto: Divulgação/ Casa do Carnaval

Centro de Documentação e Pesquisa Casa do Carnaval

Por Thiago Torres

Criado por iniciativa da Prefeitura do Recife nos anos 90, a Casa do Carnaval, assim popularmente conhecida, preocupava-se primeiramente em salvaguardar as memórias carnavalescas da cidade, armazenando em seu acervo algumas partituras e livros voltados para a área do Carnaval. Com a necessidade de ampliar o acervo e abraçar outros ciclos festivos, em 2000, a Casa rumou às pesquisas da cultura popular, em âmbito nacional. Os ciclos carnavalesco, junino, afro-ameríndio e natalino recheiam e dão conteúdo à busca pela memória das práticas culturais.


“Oferecemos ao nosso público a descoberta de como as práticas culturais populares se inventam e se recriam cotidianamente, como estabelecem relações de poder, de resistência no tempo e como escrevem histórias diferentes que guardam reservas de significados e simbolismos”, fala Mário Ribeiro, diretor da Casa do Carnaval – Secult.

Reconhecido como um dos centros de referência em cultura popular no estado de Pernambuco, o Centro de Documentação Casa do Carnaval recebeu em seus 22 anos (comemorado em agosto/2012) uma homenagem pela Instituição Comenda Amigos das Tradições Culturais, promovido pelo Coletivo Momos, Escolinha de Arte do Recife e Associação Nordestina de Artes/Educadores – Núcleo Pernambucano – Anarte/PE.

A Biblioteca possui um conjunto com mais de mil volumes impressos, entre livros, periódicos, teses, dissertações, monografias, atas, estatutos, programações das festas, convites, cartas, notas de jornal, cartilhas culturais, catálogos, folders e mais de cem partituras de frevo, composto basicamente por doações. O Centro de Documentação conta também com a Hemeroteca recentemente ampliada com materiais digitalizados, recortes de jornais divididos entre estaduais e outros. Matérias de jornais publicadas na primeira metade do século XX, além de CDs e DVDs, documentários em mídia digital e VHS, LPs, vídeos de desfiles das agremiações carnavalescas, biografias, entrevistas, transcritas ou em áudio, elementos tridimensionais, fotografias, banners, entre as dissertações, teses e mais de seis mil fotografias que fazem parte de seu acervo digital.

A ideia de criar uma ponte entre a sociedade e a cultura não se estabelece apenas com os arquivos disponibilizados. Seminários, exposições, palestras e publicações dão suporte às diferentes vias do conhecimento regado pelas experiências da vivência dos mestres populares e com o compartilhamento de informações pelo Brasil afora. O historiador Mário Ribeiro fala que a partir do momento em que a sociedade valoriza o seu legado, ela pode preservá-lo e só então difundi-lo.

O acesso ao espaço é gratuito, sendo disponibilizada a consulta e fotografias sem flashes e/ou cópias à mão dos materiais, que não estão disponíveis para empréstimos. Se for preciso copiar algum vídeo ou fotografia (de autoria exclusiva da Prefeitura do Recife), pede-se um termo da faculdade ou da escola, comprometendo-se o aluno a deixar uma cópia do resultado da pesquisa na Casa, a fim de alimentar o conjunto da memória pernambucana. A Casa conta com três setores de acesso: o primeiro (situado no térreo) abriga exposições com as temáticas culturais desde o sincretismo religioso ao universo imagético dos reis e pastoris. O segundo (localizado no 1º andar) possui o Auditório Dona Santa e Mestre Salustiano, criado especificamente para receber palestras e seminários. Já o terceiro (disposto no 2º andar), oferece aos pesquisadores todo o material, impresso ou não, que está disponível para estudo. Receber as pessoas no próprio espaço é a ferramenta que o Centro de Documentação e Pesquisa encontrou para aproximar ainda mais os pesquisadores, estudantes, turistas e interessados no assunto, fortalecendo o fomento pela preservação da memória cultural brasileira.

Ter a Sex 9h às 17h
Blog: www.casadocarnaval.blogspot.com.br

Biblioteca Popular de Afogados
Seg a Sex 8h às 17h
Desenvolvendo ações culturais continuamente, a Biblioteca também oferece sala de internet, sala de jogos e acervo de livros.

Telecentro Comunitário
Acesso gratuito para os cadastrados
Seg a Sex 8h30 às 16h30
Agendamento: 3355-3123

Painel Mensal
3 a 21
Quartas-feiras 8h às 17h
Painel dinâmico que lança em agosto o Projeto-piloto: Vem me Ler! O trailer no marketing de livros foi desenvolvido pelas estudantes do Curso de Biblioteconomia, Danielle Martins, Gleice Barbosa, Karolina Nepomuceno e Mariana Alves, com apoio da Biblioteca. A exibição de trailers de livros existentes no acervo tem por objetivos atrair a atenção do leitor em relação ao conteúdo da obra e levá-lo a obtê-la, mediante empréstimo pela própria Biblioteca. Trata-se de uma forma de incentivar o hábito da leitura.
Local: Hall da Biblioteca

Vitrine Mensal
3 a 30
8h às 17h
Exposição de obras que tratam das manifestações folclóricas, crendices, mitos da cultura popular e lendas do Brasil: saci-pererê, curupira, boitatá, lobisomem, mula sem cabeça, entre outras, em homenagem ao Dia do Folclore.

Setor Infantil – Aulas de Reforço
Inscrições: Enquanto houver vagas!
Manhã 8h às 12h / Tarde: 13h às 17h
Local: Setor Infantil da Biblioteca
Público-alvo: Crianças da comunidade, Estudantes da Ed. Infantil e Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), público em geral.
Aberto ao público infantil diariamente, oferece no mês de agosto novas vagas para “Aulas de Reforço” referentes ao 2º semestre, com foco no incentivo à leitura e escrita. Os pais e comunidade em geral interessados em inscrever seus filhos, estudantes entre o 1º e 5º ano (Alfabetização à 4ª série), devem procurar a secretaria/gerência da BPA. A taxa mensal é de R$ 5 (cinco reais). Além disso, o setor conta com uma programação repleta de atividades pedagógicas, brincadeiras, oficinas, dança, música, contação de histórias, mediadas por estudantes de Pedagogia no horário da manhã e da tarde.

Pegue & Leve
24 8h às 17h
Ação voltada para a doação de livros e diversos materiais existentes em duplicatas no acervo da Biblioteca.

Sala de Jogos
Seg a Sex 8h30 às 16h30
Xadrez, damas, quebra-cabeça e jogos de memória.

Biblioteca Popular de Casa Amarela
Seg a Sex 8h às 17h
De acesso livre e adequada para promover o empréstimo do seu acervo a pessoas previamente cadastradas, a BPCA põe à disposição da população 14 mil publicações, entre livros didáticos, universitários, técnicos, teatro, poesia, crônicas, literatura infantil, biografias, clássicos da literatura brasileira e universal, jornais locais, jornais para concursos e revistas. A BPCA aproxima o diálogo social, conectando-a com o mundo virtual e contribuindo para a reciclagem e construção de novos aspectos socioculturais. Além disso, oferece palestras, oficinas e debates.

Biblioteca do Instituto Cervantes do Recife
Seg a Sex 10h às 13h; 14h às 20h
Sáb 9h às 13h
Na Biblioteca, é disponibilizado um grande acervo tanto textual como visual e de áudio da literatura espanhola e latino-americana. São obras de referência consideradas das mais importantes da história da Espanha. O acesso à internet, para estudos culturais, e às publicações é gratuito. A instituição possui mais de duzentos títulos de filmes espanhóis e latino-americanos em DVD, obras de literatura catalã, galega e basca, textos de teatro, poesias, dicionários, gerais e especializados, além de materiais para ensino de profissionais de negócios, turismo, medicina, direito, professores de espanhol, entre outros. Para empréstimos, é necessário fazer o cartão da Biblioteca.

Biblioteca do Centro Cultural Manoel Lisboa
Seg a Sex 8h às 18h
O CCML é a única biblioteca pública do Norte/Nordeste a contar com a coleção completa das obras de Lênin, textos raros de José Martí, Fidel Castro, Marx, Engels, Stálin, Ho Chi Minh, Dimitrov, Carlos Marighela, Carlos Mariátegui, entre outros. A Biblioteca dispõe ainda de diversos títulos de Jorge Amado, Graciliano Ramos, Dostoiévski e vários outros romancistas. Promove a difusão do marxismo-leninismo, através da publicação de livros, jornais, além da promoção de cursos. O CCML também dispõe de um amplo acervo fotográfico, cinematográfico e bibliográfico (com mais de 10 mil títulos).

Biblioteca Multicultural Nascedouro
Seg a Sex 8h às 17h
Com o intuito de atender à comunidade em geral, incluindo especialmente crianças, adolescentes e jovens, a Biblioteca Multicultural Nascedouro participa ativamente da luta comunitária pela qualidade de vida. Sempre com atividades diversificadas, a Biblioteca tem como objetivo estimular e promover a leitura em suas múltiplas expressões, na comunidade e em bairros próximos, através do desenvolvimento de atividades pedagógicas e culturais, como oficinas de leitura e produção de texto, recitais de poesia, rodas de contação de histórias, exibições de vídeos e filmes e empréstimos de livros. Além disso, incentiva e orienta estudos e pesquisas escolares e extraescolares, dissemina informações de interesse comunitário e ainda oferece atividades educativas, culturais e políticas. Com acervo diversificado, possui livros de estudos históricos, religiosos e artísticos, de literatura infantil e infantojuvenil, entre outros.

Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco
Seg a Sex 8h às 21h
Sáb 8h às 17h
Com o objetivo de desenvolver a capacidade crítica e criativa do indivíduo, a Biblioteca Pública do Estado dispõe, em seu acervo, de obras da Literatura nacional e internacional, gibis, livros didáticos, lançamentos recentes ou de edições limitadas, manuscritos, textos em Braille, coleções pernambucanas, entre outros, que são encontrados em seções nos três pisos do espaço. Os interessados podem acessar gratuitamente a internet através do wi-fi.

Biblioteca e Hemeroteca do Arquivo Público Estadual Jordão Emerenciano
Biblioteca - Seg a Sex
13h às 17h
Hemeroteca - Seg a Sex
8h às 17h
A biblioteca do Apeje detém cerca de 10.200 exemplares que vão de livros e periódicos raros a obras das mais diversas áreas do conhecimento, contando com a reserva técnica e de publicações do arquivo, entre revistas, livros e coleções. Tem como destaque obras de referência em pesquisas voltadas para o estudo da história e da literatura. O usuário pode contar também com o atendimento oferecido pela Hemeroteca, que possui um dos maiores acervos de jornais da América Latina. O manuseio das publicações disponíveis no espaço é gratuito, embora seja unicamente interno. As fotografias, sem flashes, são permitidas aos acadêmicos que desejarem um maior aprofundamento em seus estudos.

Biblioteca e Hemeroteca Italiana
Ter a Sex 9h às 21h
Sáb 9h às 13h
O espaço possui um grande acervo de livros, jornais e revistas italianas. Em seu horário de funcionamento, a Biblioteca do Instituto de Cultura Brasil Itália está aberta ao público gratuitamente.

Biblioteca Leitura nos Trilhos
Estação Central do Recife, bairro de São José
Seg a Sex 7h às 19h
A fim de promover a cultura e incutir o hábito da leitura entre os passageiros que vêm e vão todos os dias, na estação central do metrô, no Recife, foi criada essa biblioteca, através do projeto “Ler é Saber”. Leitura nos Trilhos é um espaço de leitura criado em parceria com o Instituto Brasil Leitor (IBL), o Metrorec e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), possuindo atualmente 13 unidades em terminais de ônibus, metrôs e trens de todo o País. Dentre as obras, estão psicografias, romances, best-sellers, literatura regional, nacional e estrangeira. Os mais variados autores compõem a biblioteca que dispõe de aproximadamente 2,4 mil exemplares, os quais também podem ser consultados por meio de um sistema de pesquisa automatizado. Para se cadastrar, é preciso levar identidade, CPF e comprovante de residência (com cópias), além de uma foto 3x4. Menores de 12 anos devem estar acompanhados dos pais. O usuário pode ficar com a obra por até 10 dias, podendo renovar três vezes.

Biblioteca Gilberto Freyre – Sesc Santo Amaro
Seg a Sex 9h às 20h
O espaço dá ênfase ao gênero literário e atende a diversos públicos, além de possuir livros didáticos e computadores para facilitar a pesquisa. Os leitores podem contar com o serviço de empréstimo das obras, mediante preenchimento de cadastro.

Biblioteca do Instituto Ricardo Brennand
Ter a sáb, das 13h às 17h
Gratuito
2121 0367

A Biblioteca do Complexo Cultural, na Várzea, possui um valioso acervo com mais de 60 mil exemplares, com destaque para a história de um Brasil holandês do século XVII e preciosas edições de arte e de obras raras. Integra este acervo coleções especiais como as do pesquisador e historiador José Antônio Gonsalves de Melo, do sociólogo Gilberto Freyre, do agrônomo Gileno de Carli, do poeta português Fernando Pessoa, além de obras completas do jurista Rui Barbosa, coleção completa da Brasiliana, da Cia. Editora Nacional, produção musical brasileira dos pernambucanos Pe. Jaime Cavalcanti Diniz e Euclides Fonseca. No local, ainda existe uma rica documentação sobre desenvolvimento econômico, social e político do Brasil açucareiro, com atas de 1933 a 1989, do extinto Instituto do Açúcar e do Álcool (IAA). 
  
Sesc Santa Rita
O Sesc Santa Rita está com um novo projeto integrante do Laboratório de Autoria Literária Ascenso Ferreira, o Leituras Geracionais, onde serão exploradas a literatura desde a Geração 65, Literatura Marginal, Movimento de Escritores Independentes (MEI) e da Geração Zero-Zero e sua influência na escrita contemporânea.
Vão participar deste encontro, que acontecerá no sida 22 e 23, escritores e jornalistas que participaram ou estudaram estes períodos de criação literária. O evento será realizado na Livraria Cultura e a entrada é gratuita.

Atividades fazem parte da programação do Laboratório de Autoria Ascenso Ferreira:

22
17h 
Récita “De Cara com Malungo (PE)”
17h20 
Literatura Periférica, uma conversa com Wellington de Melo, Valmir Jordão, Miro (PE), Marco Pezão (SP) e Regina Tieko (SP)
19h 
Récita “César Leal”, por Raísa Feitosa (PE)
19h30
Geração 65, uma conversa de Marcos D’Morais (PE) com Domingos Alexandre (PE), Marcus Aciolly (PE), Almir Castro Barros (PE) e Marco Polo Guimarães (PE)

23
17h 
Exibição do vídeo “MEI ao Meio”, direção: Mariane Bigio (PE)
17h30 
Movimentos de Escritores Independentes de Pernambuco (MEI), uma conversa de Mariane Bigio (PE) com Fátima Ferreira (PE), Eduardo Martins (RO), Jorge Lopes (PE) e Wilson Freire (PE).
19h
Geração Zero- Zero, uma conversa com Hugo Viana (PE), com Andréa del Fuego (SP) e Nelson Oliveira (SP).

Meu vizinho, o escritor (biblioteca da UFRPE)
12 às 15h
Gratuito
Os escritores Cícero Belmar (PE) e Luzilá Gonçalves (PE), provocados por Raimundo de Moraes (PE), discutem com o seu público sobre o processo de criação de cada um e suas obras. Os livros dos convidados estarão disponíveis antecipadamente na biblioteca para empréstimo e consulta. Este mês, esta ação acontecerá na biblioteca da UFRPE.

A Barca do Encantado (biblioteca da UFRPE)
13 às 15h
Gratuito
Valorizar e estimular a leitura daqueles escritores que nos deixaram um legado literário é a proposta desta atividade, que este mês terá como convidados Wellington de Melo (PE) e Miró (PE), e discutirão a vida e obra de Maria do Carmo Barreto Campelo. Este mês a ação acontece na Biblioteca da UFRPE.

Intervenções poéticas
26 às 12h
Gratuito
Através de linguagens da arte contemporânea e da tradição oral, artistas são convidados a intervirem no espaço da unidade e surpreender quem passa por lá com recitais, performances, happenings e outras ações. No dia 26 (quarta-feira), o convidado será Altair Leal (PE) e Edgar Diniz (PE).

Biblioteca do Sesc Piedade
Seg 9h às 18h Ter a Sex 9h às 21h
Possui acervo de livros direcionados ao Ensino Médio, disponibilizando também a Internet como meio de aprofundar o conhecimento de seus leitores.

Dia do Teatro
19 das 15h às 16h
Gratuito
Para celebrar o Dia do Teatro (19), o Sesc Piedade realiza, na biblioteca da unidade, a dramatização do texto literário do livro “Os 25 poemas da Triste Alegria”, de Carlos Drummond de Andrade.

Sesc Santo Amaro
Ações Culturais/ Dia da Árvore
21 das 15h às 17h
Gratuito
A biblioteca do Sesc Santo Amaro promove uma tarde recheada de jogos e dicas de leitura para comemorar de forma alegre e educativa o Dia Mundial da Árvore, 21 de setembro. A data foi escolhida por ser o início da primavera.

Um caminhão repleto de cultura

O BiblioSesc percorre as cidades do país há sete anos e leva leitura a toda a população. Você já pensou em ver na sua cidade um caminhão cujo interior é uma biblioteca, e onde você encontra livros de todos os gêneros disponíveis para a população? Este caminhão é a BiblioSesc, projeto itinerante desenvolvido e implantado pioneiramente em Pernambuco, no ano de 2005.

A proposta de ter uma unidade móvel, através de um caminhão baú adaptado com estantes, mesa de atendimento e levando cinco mil exemplares de livros deu tão certo que o projeto foi adotado em todo país pela rede Sesc.

Pernambuco conta com duas unidades móveis do BiblioSesc, que percorrem as cidades da Região Metropolitana do Recife e levam livros de todos os gêneros, jornais, revistas e gibis a todos os locais que passam.

A responsável pelo projeto no estado é Paula Alves, que explica como funcionam as visitações: “São firmadas parcerias com as prefeituras das cidades, para que a gente possa ocupar o logradouro (ruas) e utilizar energia elétrica para as instalações da biblioteca”, disse. Após a instalação do caminhão baú nas cidades, as pessoas podem fazer leituras no local e realizar empréstimos quinzenais de livros, até a próxima visita do projeto à cidade.

O BilbioSesc atende à demanda da população das cidades, que muitas vezes pedem a volta do projeto, como aconteceu na Ilha de Itamaracá. “Há mais de um ano que estamos lá, porque a população pediu para que a gente retornasse”, comenta Paula.

O público atendido pelo projeto é variado, com a presença de crianças a idosos, além de muitas famílias. Outra característica interessante são as procuras por determinados tipos de leitura de uma cidade para outra: no Cabo de Santo Agostinho, por exemplo, o autor baiano Jorge Amado foi o mais procurado pela população.

Já no Estaleiro Atlântico Sul (Ipojuca), o gênero mais lido pelos diversos trabalhadores, vindos de todas as regiões do país, são as bibliografias, principalmente de personagens regionais, como a de Lampião.

Ao longo dos sete anos, desde que começou a funcionar, o projeto percorreu cidades como Olinda, Abreu e Lima, Igarassu, São Lourenço da Mata e Ipojuca, com uma média de 70 atendimentos por dia, dependendo do local, e continua pelas cidades do país, levando diversão, cultura e educação para a população.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)