Artes Visuais do mês de setembro


Mostra Artística Memórias
Florense
Até 09/10 Seg a Sex das 9h às 19h; Sáb 9h às 13h

A artista plástica Badida Campos volta a expor individualmente em uma mostra  na qual resgata em pinturas episódios e momentos de sua vida. Uma encantada mistura de pinceladas e escritos sobre a tela montam pequenos recortes de um mundo cheio de magia. O espaço que as fronteiras do quadro abraçam se fazem barreiras impossíveis de conter um universo de personagens que saltam à vida. A artista aproveita a mostra para comemorar os 40 anos de sua formação em Belas Artes.
  
Exposição Fotos em Foco
Livraria Saraiva do Shopping Recife
Até 19/09 Seg a Dom das 9h às 22h

Os fotógrafos Fernando Raphael e Fabiana Schreiner apresetam a exposição Fotos em Foco, com 30 cliques que destacam os olhares artísticos dos autores nas áreas de moda, gestantes e fotojornalismo de casamentos, ao longo de suas carreiras. A exposição fica em cartaz até o dia 19 de setembro e terá acesso aberto ao público no horário de funcionamento do shopping.


Ele moía a escuridão por Marcelo Coutinho
Exposição Ele moía a escuridão
Santander Cultural
Até 30/09 Ter a Dom das 13h às 20 horas

Com a curadoria do crítico e professor do instituto de Artes da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Marcelo Campos, a exposição traz vídeos, fotos e textos do artista, que pesquisa e trabalha a linguagem como matéria prima para a sua poética. A amostra está em sintonia com iniciativas que valorizam a geração conhecimento e o desenvolvimento do mercado cultural por meio da economia. O curador Marcelo Campos explica que a natureza do trabalho de Coutinho é estabelecida em projetos de longa duração: “para empreendê-los, o artista inventa palavras e seus respectivos verbetes, fornecendo-nos uma explicação inexata, fantasiosa. Essas criações podem gerar apenas filmes ou ampliarem-se em instalações inteiras”.
  
Exposição VAZ PARA A CULTURA
Centro Cultural Vital Corrêa de Araújo
20 a 20/09 às 20h
Na exposição serão abordados diversos meios artísticos, dentre eles fotografia, desenho, e amostra de argilas. A curadoria fica responsável pelo artista plástico Silvio Hansen as fotografias são de Renata Vaz, abordará o tema “ Água como elemento de Vida e Beleza de algumas cidades entre elas Recife, Sevilha, Toledo, Paris, Rio de Janeiro e Triunfo. Desenho em perspectiva por Francisco Valença, a amostra dos desenhos terá o tema: “Nem Santa Luzia Viu”. A amostra de argilas terá o tema: “Tudo Vira Barro”.

Exposição Rosângela Dorazio
Sesc Casa Amarela
3 a 28 9h às 19h
Intitulada “Escalavrados”, esta exposição é o resultado de uma pesquisa da autora, que utiliza gravuras como meio de produzir imagens com efeitos únicos. Utilizando fotografias de sua autoria, Rosângela trabalha nestes registros com ferramentas utilizadas para xilogravuras, resultando em imagens curiosas e criativas. Na mesma exposição, também é possível conferir os trabalhos “Do Verbo Amar”, onde é mostrada uma série de aguadas feitas com café e nanquim, mostrando pares de bule que se relacionam, tal como casais que se encontram, se aproximam e se afastam.

Exposição O Despertar
Centro de Design do Recife
Seg à Sext 9h às 17h

A exposição funcionará como uma preparação visual cultural para que eles possam se integrar com a temática a ser trabalhada. Na exposição intitulada de O Despertar, a equipe do Origami yu mostrará a possibilidade de partindo da construção e desconstrução do plano oferecer um artefato tridimensional, funcional e com significado. Para o público geral, a exposição será uma mostra das possibilidades oferecidas pela dobradura de papel dos mais simples aos mais sofisticados, garantindo além da imersão cultural uma possibilidade de se conhecer o trabalho local que possuem afinidade com metodologias utilizadas por Designers.
  
Exposição Macanudismo
CAIXA Cultural
28 à 02/12 ter à dom 12h às 18h

A exposição “Macanudismo, quadrinhos, desenhos e pinturas do argentino Liniers”. A mostra, que tem curadoria de Bebel Abreu, irá exibir tiras originais de quadrinhos, pinturas, ilustrações e livros. . A programação paralela à mostra será bem movimentada, contando com uma palestra do próprio Liniers sobre o universo Macanudo, além de tarde autógrafos de lançamento da compilação “Macanudo 5”, ambos no dia 30 de novembro. Já no começo da exposição, em 29 de setembro, haverá uma sessão especial do filme “Liniers, el trazo simple de las cosas”, às 16h, na sala multimídia da Caixa Cultural. O Artista:Liniers é o segundo nome de Ricardo Siri, que nasceu em 1973, em Buenos Aires, Argentina, e começou sua carreira fazendo fanzines. Mais tarde, seus trabalhos apareceram na revista Rolling Stone, Spirou, La Mano, entre outras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife