10ª Mostra Brasileira de Dança oferece vagas gratuitas para quatro oficinas e uma aula aberta

Já estão abertas as vagas gratuitas para as oficinas que serão realizadas durante a 10ª Mostra Brasileira de Dança, evento que será realizado de 30 de junho a 08 de julho, com diversos espetáculos e coreografias isoladas no Recife, mas com ações também programadas para os municípios de Olinda e Jaboatão dos Guararapes, numa iniciativa dos produtores Iris Macedo e Paulo de Castro, com patrocínio da Caixa Econômica Federal e incentivo do Funcultura/Governo do Estado de Pernambuco. Estão sendo oferecidas quatro oficinas, três de iniciação e uma de aperfeiçoamento, além de uma aula aberta de balé clássico, com professores locais e também convidados do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e São Paulo, todas gratuitas (mas é necessário fazer inscrição prévia no site www.mostrabrasileiradedanca.com.br, preenchendo ficha de inscrição e encaminhando aos organizadores do evento por e-mail). Maiores informações: (81) 3421 8456. A coordenação pedagógica das oficinas é do arte educador Paulo Henrique Ferreira (contatos: 3339 7063 ou 9145 7259).

Oficinas de iniciação e aperfeiçoamento em dança:

Oficinas de Iniciação

Diversos Corpos Dançantes: Dança com Pessoas Com e Sem Deficiências
Período: de 03 a 07 de julho de 2012
Horário: 9h30 às 13h, sendo dia 05 (14h30 às 16h30) e 07 (14h às 18h).
Professora: Carla Vendramin (RS)
Nº de alunos: 25
Faixa etária: acima dos 12 anos de idade
Locais: Caixa Cultural Recife (Recife Antigo) e Salão Nobre do Teatro de
Santa Isabel

Carla Verdamin / Foto: Maurice de Jong

A oficina irá abordar a prática da dança com pessoas com e sem deficiências juntas. O grupo irá desenvolver técnicas de improvisação e composição coreográfica em dança contemporânea e irá apresentar pequenas performances urbanas como parte da finalização da oficina, no Recife Antigo. A oficina também terá uma abordagem teórica, informando e discutindo questões sobre a prática da dança feita com pessoas com e sem deficiências.

Currículo: Carla Vendramin (RS) é Mestre em Coreografia pela universidade Middlesex, de Londres. Trabalhou com companhias de dança com pessoas com e sem deficiências na Inglaterra, como Candoco, Dance Art Foundation, Murlow, programa Step into Dance do Royal Academy of Dance
e 247 Markhouse Centre. Além de trabalhos integrados de dança, Carla desenvolve trabalhos interdisciplinares sobre corpo e ambiente.

Rua Tupinambás, 737, Santo Amaro, 1ºandar - CEP: 50.100-250 Recife/Pernambuco/Brasil
Contato: + 55 (81) 3421.8456 mostradancarecife@gmail.com
www.mostrabrasileiradadedanca.com.br

Cavalo Marinho e o Corpo na Cena
Professor: Lineu Gabriel Guaraldo (SP/PE)
Período: 03 e 05 de Julho (terça e quinta)
Horário: 9 às 12h
Nº de alunos: 15
Faixa etária: acima dos 16 anos
Local: sede da Criart Cia. de Dança (Rua Coronel João Manguinhos, 290,
Bairro Novo)

Lineu Gabriel Guaraldo / Foto: Val Lima


Esta oficina aborda aspectos da pesquisa corporal que utiliza elementos do cavalo marinho na construção de um treinamento cotidiano para o ator-dançarino, com o objetivo de abrir caminhos para uma relação subjetiva com os princípios técnico-expressivos das brincadeiras populares.

Lineu Gabriel Guaraldo (SP, mas radicado em Olinda) é Mestre em Artes pela Unicamp, graduado em Antropologia pela mesma universidade, e docente do curso Práticas e Pensamentos do Corpo, da Faculdade Angel Vianna no Recife. Ator-dançarino do Grupo Peleja, pesquisa manifestações da Zona da Mata Norte pernambucana, em especial o Cavalo Marinho e o Maracatu Rural, desde o ano de 2003.

Ideias de Dança - Como Elaborar Projetos?
Professora: Christianne Galdino (PE)
Período: 03 a 06 de Julho
Horário: 9 às 12h
Nº de alunos: 20
Faixa etária: acima dos 16 anos
Local: Caixa Cultural Recife (Bairro do Recife)

Partindo das ideias dos próprios alunos, a oficina vai trabalhar metodologias e técnicas para elaboração de projetos em dança seja na área de formação, circulação de espetáculos ou práticas de pesquisa e montagem. Com abordagem teórica- prática, as aulas serão sempre permeadas por debates de temas pertinentes ao processo, como formação de plateias, perfil e formato de espetáculos/performances e seus respectivos públicos, função de gestor e produtor, entre outros.

Christianne Galdino (PE) é jornalista, pesquisadora e crítica em dança. Mestre em Desenvolvimento Local (UFRPE) e Especialista em Jornalismo Cultural (UNICAP), atua como produtora e gestora cultural regularmente desde 1999. Atualmente trabalha como professora na Faculdade Joaquim Nabuco e como Gerente de Dança da Fundação de Cultura Cidade do Recife, além de ser produtora e jornalista free lancer.


Rua Tupinambás, 737, Santo Amaro, 1ºandar - CEP: 50.100-250 Recife/Pernambuco/Brasil
Contato: + 55 (81) 3421.8456 mostradancarecife@gmail.com
www.mostrabrasileiradadedanca.com.br

Oficina de aperfeiçoamento:

Criação do Gesto
Professora: Suely Machado (MG)
Período: 03 a 06 de Julho
Horário: 9 às 13h30, sendo dia 04 (14h30 às 16h30)
Nº de alunos: 30 alunos
Faixa etária: acima dos 14 anos
Locais: Aria Espaço de Dança e Arte (Av. Canal de Setúbal, 766-A, Piedade)
e Salão Nobre do Teatro de Santa Isabel
Obs: Complemento de carga horária com participação na palestra de Suely
Machado no dia 04/07, das 14h30 às 16h30.

A oficina tem como objetivo trabalhar o indivíduo em suas diferentes qualidades, sensibilizando-o, tornando-o consciente do seu corpo, desenvolvendo sua capacidade de escuta para o outro e ampliando sua atuação no espaço e suas possibilidades para improvisação e criação.

Suely Machado (MG) é graduada em Psicologia (Licenciatura e Bacharelado pela PUC/MG), com especialização em Coreoterapia e Psicomotricidade e com curso de extensão em Pedagogia do movimento para o ensino da dança (Escola de Belas Artes – UFMG). Bailarina e coreógrafa formada em Dança Moderna, possui extenso currículo de cursos com expoentes da dança nacional e internacional. Diretora do Grupo de Dança 1º Ato e do 1º Ato Centro de Dança desde 1982. Presidente da Associação Mineira de Dança Artística e Acadêmica - UNIDANÇA, desde 1996. Membro da comissão de seleção da Bolsa Vitae - 2003 e 2004. Dirige e produz os espetáculos do Grupo de Dança 1º Ato. Coordena a Oficina Criação do Gesto e Oficina Preparação Corporal para Atores em diversas cidades brasileiras e em todas as turnês do Grupo de Dança 1º Ato no Brasil e exterior. Conselheira no Festival de Joinville entre 2008 e 2010.

Aula Aberta – Balé Clássico
Professor: Manoel Francisco (SP)
Período: 1° de Julho (domingo)
Horário: 10 às 11h30
Carga horária: 1h30
Nº de alunos: 30
Faixa etária: a partir dos 16 anos
Local: Aria Espaço de Dança e Arte (Av. Canal de Setúbal, 766-A, Piedade).

Manoel Francisco / Foto: William Aguiar

Nesta aula a proposta é apresentar um panorama da técnica de balé clássico usada em uma companhia profissional, ressaltando a importância da união entre música e execução dos passos e sua terminologia.

Rua Tupinambás, 737, Santo Amaro, 1ºandar - CEP: 50.100-250 Recife/Pernambuco/Brasil
Contato: + 55 (81) 3421.8456 mostradancarecife@gmail.com
www.mostrabrasileiradadedanca.com.br

Manoel Francisco (SP) iniciou a carreira profissional aos 16 anos no Ballet do Teatro Guaíra. Em 1985 foi contratado pelo Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e tornou-se bailarino principal da companhia aos 19 anos. Teve importantes partners como Ana Botafogo, Cecília Kerche, entre outras.
Entre 1988 e 2001 atuou na Europa em importantes companhias como o Basel Ballet. Em2005 assumiu o cargo de maître/repetiteur no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Desde o início de 2012 tornou-se professor/ ensaiador da São Paulo Companhia de Dança.

Mais detalhes: Leidson Ferraz 3222 0025 / 9292 1316.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife