Traços que transmitem sentimentos

Texto: Erika Fraga | Fotos: Gisele Siçgom e Jaqueline Pinho.


Pegar uma camisa básica, cortá-la, pintá-la, bordá-la e transformá-la em outra peça totalmente diferente pode até parecer fácil à primeira vista. Mas todo trabalho manual para ser bem elaborado exige além de técnica e coordenação, uma aptidão especial. Aptidão essa, que Cleisson Barros tem sobrando, já que é: bailarino, aderecista e figurinista. Há quatro anos, ele decidiu unificar todos esses talentos e criou a Contemporan, uma grife de camisas que busca a exclusividade baseando-se nessas três profissões.


A descoberta de mais um dom se deu através da vontade de dar um presente diferenciado. “As minhas primeiras blusas surgiram de uma brincadeira. Era aniversário da minha mãe e da minha irmã e eu queria presenteá-las com algo diferente, então resolvi customizar uma blusa para cada, e foi o maior sucesso na família, todos queriam saber em que loja eu havia comprado”, relembra o artista. Dessa primeira experiência até ele começar a produzir para valer levaram dois anos. Durante esse tempo, todas as camisas produzidas eram para uso próprio. “As pessoas queriam comprar as minhas camisas e a cada dia as cobranças iam aumentando, até que eu resolvi fazer para vender. Inicialmente comecei com masculina e feminina, hoje, tenho também peças infantis”, informa.


As blusas podem ser consideras verdadeiras expressões artísticas. Em algumas delas, podemos observar a mistura de técnicas e materiais como a renda, corda de algodão, crochê e tinta, todos unidos harmoniosamente em uma única peça. As golas são sempre o diferencial, elas não têm aquele formato certinho de uma camisa básica, pois possuem uma variedade de cortes como os assimétricos, corte V, de um ombro só... Indo até onde a imaginação for capaz. Além do design diferente, as golas são incrementas com alguns acessórios como o zíper, a corda de algodão e trançado em crochê, que em alguns casos parecerem adereços.

Os traços também são detalhes primordiais, talvez o mais importante. Ao mesmo tempo em que são firmes, eles transpassam toda a leveza e delicadeza que o artista adquiriu em sua profissão de bailarino. “Alguns clientes compram as peças pelos traços, então é bom frisar que todas as peças da Contemporan são únicas. Posso até repetir o mesmo modelo de gola e do caimento, mas os desenhos são exclusivos”, revela. Já o processo criativo do Cleisson é um pouco curioso. “Podemos dizer que a minha inspiração é diferente da inspiração das demais pessoas. As ideias surgem em momentos de estresse, revolta, raiva... Sinto como se fosse uma terapia na qual eu posso descarregar tudo o que estou sentindo, e tenho como resultado traços que carregam uma energia boa para quem veste”, revela.






Você pode adquirir as peças pelos telefones:
9184-7373 | 8822-9168 | 9641-6985
Ou nos espaços:
- Casarão das Artes
Travessa Tiradentes, 122 – Bairro do Recife (próximo à Praça do Arsenal da Marinha).
- Domingo na Rua (Feira do Bom Jesus)
Rua do Apolo – Recife (ao lado da Praça do Arsenal da Marinha)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Show em tributo a Alcione com acesso gratuito no Feriado de Tiradentes no RioMar Recife

Jardim Espaço Plural comemora um ano com atividades gratuitas durante o mês de Abril