Tertúlia Literária

Nesta sexta-feira (25), às 18h, o acontece a Tertúlia Literária, promovida pelo Instituto Cervantes. Ocorrendo sempre na última sexta-feira do mês, a programação mensal da Tertúlia, sempre traz um convidado para falar sobre algum autor, escritor, um livro, uma obra literária, história, culinária, cultura espanhola de forma geral. Após o bate-papo, todas as pessoas recebem um certificado.

Desta vez o convidado é o Prof. George F. Cabral de Souza, Professor do Departamento de História da UFPE, Doutor em História pela Universidade de Salamanca, Vice-presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, Diretor de Cultura do Gabinete Português de Leitura em Pernambuco,Autor de vários livros e artigos publicados no Brasil, Portugal e Espanha. Prêmio Extraordinário de Doutorado da Universidade de Salamanca 2006/2007.

Temática do mês: 
Brasil e Espanha: cultura e passado compartilhados

Brasileiros e espanhóis tem muito mais em comum que a paixão pelo futebol. Apesar da especial simpatia com que o país ibérico é visto entre os brasileiros, a herança cultural e histórica compartilhada entre os dois países é pouco conhecida entre nós. Partindo da ideia do idioma como esteio de uma identidade cultural, podemos remontar estes laços há muito séculos atrás. A partir da Idade Moderna, aproximações e distanciamentos se alternam, sendo o período da União Ibérica (1580-1640) um momento de especial interesse no conjunto deste passado comum. Nossa comunicação tem como objetivo rememorar alguns aspectos das trajetórias históricas e culturais dos dois países naquilo que há de pertencimento e influências mútuas e nos caminhos possíveis para uma redescoberta desta herança compartilhada.

Serviço:
Instituto Cervantes de Recife

Sexta-feira (25), às 18h
Av. Gov. Agamenon Magalhães, 4535, Derby
Fone: 3423-0216
bibrec@cervantes.es

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Designer recifense oferece curso gratuito de costura e moda circular