Teatro Capiba recebe a demonstração técnica de Carlos Simioni

Foto: Jorge Jorge

A convite do Grupo Quadro de Cena, e dentro da programação do Festival Palco Giratório Recife Brasil, Carlos Simioni, do Lume Teatro, apresenta nesta sexta-feira (18), às 16h, no Teatro Capiba, uma demonstração técnica de seu trabalho, intitulada “Prisão para a Liberdade”, com entrada franca para até 100 pessoas

O convite partiu do Grupo Quadro de Cena (de peças premiadas como O Amor do Galo pela Galinha D’Água, Historinhas de Dentro e Nem Sempre Lila), que atualmente está desenvolvendo a pesquisa “A Escrita do Corpo”, viabilizada pelo Funcultura e que, durante toda esta semana, está em processo de treinamento com o próprio Carlos Simioni, além de uma oficina de voz. Em parceria com o Festival Palco Giratório Recife Brasil, surgiu essa possibilidade dele apresentar para o público, com entrada franca, uma demonstração técnica de seu trabalho, intitulada “Prisão para a Liberdade”. Após Simioni, André Filho, Alexsandro Souto Maior e Yael Karavan são os artistas convidados para complementar a pesquisa do Grupo Quadro de Cena, todos, ao final, com alguma demonstração pública de experimentos.

A demonstração técnica de Carlos Simioni, nesta sexta, às 16h, no Teatro Capiba (Sesc de Casa Amarela), vai abordar a trajetória deste que é um dos atores fundadores do LUME - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp, e seu percurso de 26 anos de pesquisas junto ao LUME. Carlos Simioni começa a demonstração abordando o treinamento físico cotidiano, a construção de técnicas de expansão e dilatação do corpo no espaço e no tempo, as técnicas de manipulação de diferentes qualidades de energias e sua distribuição no espaço; além do treinamento vocal do ator, o encontro com outros mestres de linhas de trabalho e sua assimilação; e a passagem do treinamento para a elaboração de personagens e construção de cenas.


Em um segundo momento, Simioni mostra ao público a prisão em que a técnica pode colocar o ator e a impossibilidade de se livrar da técnica e a descoberta desta como trampolim para a transcendência de seu trabalho, chegando ao período de hoje, quando suas pesquisas levam o ator para outro plano de representação e de comunhão com o espectador. Após a demonstração, o ator responderá a perguntas e dúvidas do público. A entrada é franca, com distribuição de 100 senhas 2 horas antes da apresentação.

Carlos Simioni: é cofundador do LUME e ator-pesquisador desde 1985. Desde então, elabora, codifica, sistematiza e desenvolve técnicas corpóreas e vocais para o ator não-interpretativo. Também participa como ator pesquisador, desde 1989, no Grupo Internacional Ponte dos Ventos, na Dinamarca, com o qual apresenta três diferentes espetáculos sob a direção de Iben Rasmussen, atriz do Odin Teatret. Com o LUME, atua em quatro espetáculos levados para todo o Brasil, assim como Argentina, Bolívia, Colômbia, Peru, Equador, Estados Unidos, Espanha, França, Dinamarca, Itália, Noruega, Finlândia, Grécia, Bélgica, Escócia, Alemanha, Coreia do Sul, Egito e Israel. Ainda ministra cursos em várias partes do Brasil e do mundo e orienta atores e grupos de teatro de várias universidades do Brasil e do Exterior. É ainda tradutor, em parceria com Luis Otávio Burnier e Ricardo Puccetti, dos livros "Além das lhas Flutuantes" de Eugenio Barba e o Dicionário de Antropologia Teatral "A Arte Secreta do Ator" de Eugenio Barba e Nicola Savarese. No Recife, já integrou a programação do Seminário Internacional de Crítica Teatral, do Festival Recife do Teatro Nacional e, por duas vezes, do Festival de Teatro do Agreste (Feteag), em Caruaru.

O Grupo Quadro de Cena é um grupo formado por cinco jovens artistas que buscam compartilhar pesquisas sobre teatro e comunicação, visando sempre a ética pelo trabalho, a construção de relações amistosas e o intercâmbio artístico. A trupe surgiu em 2004, como fruto de um trabalho com o diretor Samuel Santos, e desde então vêm realizando diversos experimentos e construções cênicas que enfatizam o trabalho do ator. Atualmente, o Grupo Quadro de Cena participa do Movimento GRITE – Grupos Reunidos de Investigação Teatral e do Núcleo Sesc de Teatro para a Infância e Juventude, além de realizar pesquisas sobre acessibilidade comunicacional.

A Escrita do Corpo - O Grupo Quadro de Cena pretende com este projeto associar teoria e prática teatral para investigar a formação e treinamento do ator numa perspectiva em que o mesmo é elemento fundamental da escrita da cena. Para isso, o grupo está realizando estudos teóricos em paralelo a treinos práticos semanais desde janeiro deste ano, e convidou artistas de renome no panorama estadual, nacional e internacional para orientar e construir em conjunto respostas às indagações propostas pela pesquisa. Outros nomes como Yael Karavan, Alexandro Souto Maior e André Filho entrarão a partir de setembro de 2012 como pesquisadores-encenadores para misturar as linguagens da mímica, do teatro narrativo e da música, respectivamente, à uma partitura corporal que cada Quadrante está buscando construir ao longo desse primeiro semestre. 

Cada encenador trabalhará durante uma semana para pesquisar a junção dessas linguagens específicas ao conjunto de gestos, formas e energias corporais e vocais moldado por cada integrante do grupo, numa troca de experiências que irá resultar em três experimentos-cênicos de 20 minutos ao final de cada semana de trabalho. O “Livro das Perguntas”, de Pablo Neruda, será o mote para a construção dos experimentos. A última ação do projeto consiste em uma comunicação oral para exposição de resultados e para o lançamento de um artigo vinculado à pesquisa a ser escrito pelos Quadrantes. 

O artigo será primeiramente publicado no blog do Quadro de Cena com licenciamento Creative Commons, aparato jurídico do direito autoral para regulamentar o uso e o compartilhamento de obras na internet. O selo CC é uma alternativa flexível ao “todos os direitos reservados”, do copyright, e ao “nenhum direito reservado”, do copyleft, permitindo ao autor de uma obra intelectual escolher a maneira como irá distribuir, difundir, compartilhar ou vender sua criação, sem deixar de garantir um acesso amplo e legalizado de utilização daquele material pelos internautas e interessados.   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife

Ivonete Melo

Última semana para conferir exposição que homenageia o Galo da Madrugada no Paço do Frevo