Som da Terra: Babi Jaques e Os Sicilianos

Foto: Eduardo Luderer
Por Gianfrancesco Mello

No melhor estilo Don Corleone, os mafiosos italianos formados por Babi Jaques, Alexandre Barros, Thiago Lasserre e Well levam aos seus shows influências diretas do blues e do rock, o que não impede o trajeto por outros caminhos. A banda iniciou sua carreira em 2009 e, em pouco tempo de estrada, desempenha diversos trabalhos de composição e produção musical. Até o momento, dentre os trabalhos já realizados, está o EP independente gravado com seis faixas, além de uma faixa bônus. Neste ano, em janeiro, o grupo conquistou a primeira colocação no Pré-AMP 2012.

Em 2010, a banda participou do Pré-AMP, mas não ficou entre os finalistas. A partir daí, decidiu buscar mais experiências e, por iniciativa própria, começou a viajar por outros estados como Pará, Tocantins, Bahia, Ceará, Paraíba, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. “Com isso, conquistamos doze premiações e decidimos, portanto, abranger diversos estilos musicais para alcançar mais pessoas. A nossa ideia é brincar com todos os estilos para termos uma melhor comunicação, principalmente, com o público pernambucano. Este ano, percebemos que o nosso trabalho já tinha amadurecido e participamos novamente do Pré-AMP, e acabamos ganhando”, explica o contrabaixista Thiago Lasserre.


Foto: Eduardo Luderer
Babi Jaques e Os Sicilianos interligam estilos variados de música de origens e épocas distintas, absorvendo suas características e as introduzindo em sua criação artística. Segundo Lasserre, a influência vinda de figuras como, por exemplo, Novos Baianos, Itamar Assumpção, Edvaldo Santana, Camille, Cidadão Instigado, Bela Fleck & The Flecktones, Amy Winehouse, Luiz Melodia, James Brown, Ambrassband, Medesk e Tom Zé, foi fundamental na formação da banda. “Muitos deles como o Tom Zé nos ajudou a ter personalidade na nossa música”, completa.

O grupo não se restringe apenas ao conceito musical, pois eles possuem uma personalidade forte e coletiva, além de agregar ao trabalho características visuais. A intenção é que o público possa identificar essa peculiaridade, ou seja, a elegância, a cor preta predominante, os adereços e o figurino que os transportam a outro tempo e espaço, tudo baseado na década de 1950. Já os integrantes da banda fazem parte de uma família siciliana e fazem referência ao contexto das lendárias famílias mafiosas italianas.

“Trabalhamos com a nossa identidade sonora, no entanto, pensamos em trabalhar também a nossa imagem. Isso porque estamos no tempo da internet e ainda tem a TV que trabalha com imagem. Então, a nossa intenção é caracterizar uma história. Queremos deixar claro para o público que estamos contextualizando um enredo com personagens e cada um deles possui uma personalidade característica”, pontua o contrabaixista da banda.

Perfil:

Babi Jaques - Vocal
A cantora e compositora pernambucana, Babi Jaques, envolveu-se com a música desde os 11 anos. No decorrer do tempo, participou com suas composições de vários festivais pelo País como, por exemplo, Femupa (PA), Festival de Inverno de Garanhuns (PE) e Festival da Canção (TO). Participou ainda da banda Bossaassim (Beatles em bossa) bem como de bandas de rock’n’roll e blues.

Alexandre Barros - Bateria
Alexandre Barros é estudante de música da UFPE e professor de educação musical. Nesse sentido, desenvolve um método de ensino da música para pessoas com Síndrome de Down. Começou profissionalmente aos 16 anos e já tocou e gravou com artistas como Pax Nindi (Inglaterra), Samba Le Group (França), Sérgio de Andrade, Velho Ziza e Andrea Amorim. Também é cantor, compositor, técnico de som e atua na produção de jingles e trilhas sonoras comerciais. Entre 2008 e 2009, ministrou workshops de música brasileira e masterclass de bateria aplicada na música brasileira na Europa.

Thiago Lasserre - Contrabaixo
Thiago Lasserre é instrumentista e compositor, tem trabalhos com percussão, violão, cavaquinho, banjo e contrabaixo. Participou em projetos ao lado de Sérgio de Andrade (Banda de Pau e Corda), Gerlane Lops, Mio Matsuda (Japão), Andrea Amorim, Isabela Moraes, entre outros.

Well - Guitarra
Vivenciou desde cedo o rock, o blues e a cena underground recifense, o guitarrista Well, atualmente estudante de música da UFPE, traz em suas criações, a fusão das músicas já consagradas com as guitarras psicodélicas contemporâneas, entretanto, com um toque nordestino. Trabalha com Sérgio de Andrade (Banda de Pau e Corda) e a Banda Profiterolis.

Extra - O grupo está gravando, atualmente, um documentário em parceria com a produtora de Vídeo Candiero e a Coisa Nostra Produções (produtora da banda), com direção de Wilson Freyre, poeta, cineasta e compositor pernambucano. O vídeo intitulado Sabe lá o que é isso presta homenagem aos 80 anos do Batutas de São José, mas tem como foco abrir discussões sobre as transformações do frevo. O registro é baseado em depoimentos e no livro homônimo. Além da banda, participarão do documentário Maestro Spok, José Teles, Marcelo Varela, Bráulio de Castro e membros memoráveis do bloco. Do projeto, sairá um videoclipe de Babi Jaques e Os Sicilianos tocando com Spok uma releitura do Hino dos Batutas.

Babi Jaques e Os Sicilianos na web

Site: www.babijaqueseossicilianos.com.br
Facebook: www.facebook.com/bjeossicilianos  / www.facebook.com/bjeossicilianos

Contatos:

(31) 9253-5159, (81) 8856-8882 e 3265-0931

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Orquestra Sinfônica do Recife apresenta concertos gratuitos em comemoração aos 200 anos de imigração alemã no Brasil

Em Olinda, Banda Paranozes retorna aos palcos com tributo aos Engenheiros do Hawaii