Reitores da rede internacional Laureate se reúnem pela primeira vez no Estado de Pernambuco

Pela primeira vez, reitores de dez universidades do País - integrantes da rede internacional Laureate - estarão juntos, em Pernambuco, para discutir boas práticas acadêmicas e novas atividades para o ensino superior. O evento será interno e será realizado nesta quinta (17) e sexta-feira (18), na Faculdade dos Guararapes (FG), que também integra a rede. Quem comandará o encontro será o diretor-geral acadêmico da rede internacional de universidade Laureate no Brasil, Oscar Hipólito. “Será um momento para as instituições de ensino apresentarem suas boas práticas, sugerirem ideias e trocarem informações entre si”, adianta o professor.

Mais que discutir, a proposta é colocar em prática ações que reforcem, ainda mais, a qualidade no ensino superior e a formação de novos profissionais para a sociedade. “Buscando sempre a sintonia entre a academia e o mercado de trabalho”, completa o coordenador dos reitores da Laureate no Brasil. Tanto que, na Faculdade dos Guararapes, por exemplo, foram lançados novos cursos para formar mão de obra que atenda à demanda de novos empreendimentos no Estado. Entre eles, Gestão Ambiental, Comércio Exterior, Logística, Gestão Comercial e o tecnológico Gestão em Turismo. Hoje, são 29 cursos, entre graduação e pós-graduação, nas áreas de Ciências Exatas, Direito, Gestão e Negócios, Licenciatura e Saúde.


Diversas iniciativas também são aplicadas no dia a dia para aproximar ainda mais o mundo acadêmico da comunidade e do mercado de trabalho. Confira abaixo algumas das boas práticas aplicadas na FG:

Mercado - Para fazer a ponte com o mercado de trabalho, alunos e professores do curso do Comércio Exterior criaram um blog composto por um banco de dados com currículo dos estudantes. Por meio desse espaço, as empresas buscam diretamente os candidatos para atuarem com estágio ou preencherem quadro de funcionários da organização, sem haver indicações ou recomendações da faculdade.

Outra iniciativa é na área de Tecnologia da Informação. A FG firmou parceria com o Porto Digital e o Governo do Estado para a capacitação de alunos, por meio de cursos como o de linguagem de programação Java. A intenção é atender a demanda imediata do mercado. Vinte alunos já passaram por esse treinamento.

Responsabilidade Social - Existe um departamento na FG que cuida dos programas de extensão. São iniciativas sociais que também envolvem alunos e funcionários. Entre elas, o atendimento gratuito à comunidade na prática jurídica, educação ambiental, o projeto Direito e Cidadania, Inclusão Digital, curso de capacitação para o trabalho de jovens e adultos, além de ciclo de palestras e seminários.

Gênero e Cidadania - Por meio de parceria com o Governo de Pernambuco, Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes e instituições, é desenvolvido o programa Sutilezas para tratar as questões de gênero, no município. O assunto é discutido por meio de seminários e ações de sensibilização da sociedade.
Para reforçar a política de valorização da mulher, está em execução o projeto Defensores dos Direitos à Cidadania para capacitar multiplicadores que defendam e orientem as comunidades sobre os direitos e deveres do público feminino. A iniciativa conta com apoio do Instituto Maria da Penha.

Saúde e Bem-estar – Para conscientizar alunos e funcionários sobre benefícios, cuidados e riscos na alimentação, o curso de Nutrição acaba de criar um laboratório de orientação nutricional. Lá, são oferecidos serviços de avaliação nutricional, orientação de alimentação saudável e plano alimentar individualizado.
Mais informações sobre a Faculdade dos Guararapes no sitewww.faculdadeguararapes.edu.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado