Região do Agreste Setentrional pernambucano recebe orientações sobre o Sistema Nacional de Cultura

O município de Limoeiro, em Pernambuco, sediará o Seminário Intermunicipal do Sistema Nacional de Cultura. O encontro será realizado no Auditório da Escola Estadual Padre Nicolau Pimentel, nesta sexta-feira (25), às 9h, estendendo-se por todo o dia. O evento pretende prover informações aos membros do Conselho Municipal de Política Cultural de Limoeiro e agentes culturais dos outros dezenove municípios do Agreste Setentrional para que tomem conhecimento sobre o Sistema Nacional de Cultura (SNC) e a implementação do Plano Municipal de Cultura e Fundo Municipal de Cultura.

O Seminário será dividido em dois momentos: no período da manhã, a consultora da Unesco/MinC para o Sistema Nacional de Cultura, Vânia Brayner, e o assessor da Representação Nordeste do Ministério da Cultura, Lúcio Rodrigues, vão ministrar uma palestra sobre o Sistema Nacional de Cultura a fim de apresentar a proposta do projeto e orientar os interessados em aderir ao SNC. Este primeiro encontro é aberto a todos e não é necessário se inscrever. Em um segundo momento, a dupla irá se reunir com os Conselheiros Municipais e Dirigentes Públicos para tratar sobre o Plano Nacional de Cultura (PNC). Na ocasião, os interessados poderão ainda assinar o Acordo de Cooperação Federativa do Sistema Nacional de Cultura.


Este seminário será semelhante ao que aconteceu em Grajaú (MA), no começo de maio, onde gestores públicos e dirigentes de cultura dos 42 municípios da Mesorregião do Centro Maranhense se encontraram para tirar dúvidas e prestar explicações a respeito da implementação do Sistema Municipal de Cultura. Além da troca de informações, o seminário tem por objetivo sensibilizar as outras cidades da região a integrarem o SNC. Limoeiro aderiu, em maio deste ano, ao Sistema Nacional de Cultura, sendo o primeiro da região a fazer parte do Sistema.

O Seminário sobre o Sistema Municipal de Cultura é uma iniciativa do Ministério da Cultura (MinC), através da Secretaria de Articulação Institucional (SAI) e da Representação Regional Nordeste (RRNE/MinC), em parceria com a Secretaria de Cultura e Juventude de Limoeiro, com o objetivo de consolidar a implementação de uma política nacional de Cultura que integre as esferas de governo Federal, Estadual e Municipal.

Serviço:
Seminário Intermunicipal do Sistema Nacional de Cultura
Data: 25 de maio
Horário: 9h às 17h
Local: Auditório da Escola Estadual Padre Nicolau Pimentel
Endereço: Av Jerônimo Eráclio, 234, Centro. Em frente à biblioteca do Sesi
Informações: (81) 8732-0271; 9610-5360; 9481-5633.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife