Recife recebe Histórias de Canções

Quem não gostaria de saber quem é a filha dos versos “você não gosta de mim, mas sua filha gosta” ou ainda o “você” de “Apesar de você”? Ou quem são “Carolina”, “Januária”, a “Morena dos Olhos d’água”, “Beatriz” e outras tantas? Como eram as relações do letrista Chico Buarque com parceiros como Vinicius de Moraes e Tom Jobim que tiveram importância fundamental na sua carreira?

Foi pensando nisso que Wagner Homem, curador do site oficial de Chico Buarque, selecionou uma centena de histórias e junto com o cantor e violonista Rogério Silva, criou, em 2009, o show Histórias de Canções, que chega a Recife nos próximos dias 25 e 26, no Teatro Boa Vista.

As histórias relacionadas às circunstâncias em que são compostas as canções sempre despertam muita curiosidade. O cantor e compositor Toquinho afirma que, durante seus shows, esses fatos chegam a fazer mais sucesso do que a própria música. Às vezes, por falta de informação, o próprio povo cria sua interpretação, que nem sempre corresponde aos fatos.

Engraçadas, tristes, reveladoras ou simplesmente curiosas, essas histórias descortinam o universo em que as canções aparecem e os fatos que a elas se ligam. Num texto enxuto o público poderá conhecer não apenas as histórias por trás das canções, mas também (embora não seja o objetivo principal da obra) um pouco da história recente do Brasil e da personalidade, processo criativo e hábitos dos personagens envolvidos.


Wagner Homem conheceu Chico Buarque em 1989, quando colaborou como o livro Chico Buarque Letra e Música, editado pela Companhia da Letras. Tempos depois, em 1998, sugeriu a Chico a produção de um site pessoal contendo toda sua obra. Vale registrar que o site oficial de Chico Buarque (www.chicobuarque.com.br) ganhou por três anos consecutivos o prêmio iBest.

Com o leiaute aprovado e todas as letras revisadas pelo próprio músico, Wagner começou a incrementar o site, colocando fatos interessantes da obra de Chico, que ouvia ou lia em algum lugar, em um link denominado “Notas”. A página cresceu e passou a ser uma das mais procuradas pelos internautas, curiosos em conhecer os bastidores da vida do artista.

Wagner Homem nasceu em Catanduva (SP), em 1951. Segundo o próprio, é “deformado” em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo. Além do site de Chico Buarque, fez também os da cantora Maria Bethânia e do escritor Mario Prata.

Serviço:
Show História de Canções
Dias 25 e 26 de maio
Teatro Boa Vista – Rua Dom Bosco, 551, Boa Vista, Recife
Informações: (81) 2129-5961

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado