Pífano nas escolas de Pernambuco

O Pífano nas Escolas consiste em realizar oficinas de confecção de pífanos (flautas de bambu) em escolas da Rede Estadual de Ensino Público de Pernambuco, além de promover aula-espetáculo sobre a musicalidade das bandas de pífanos, nos municípios de Carnaíba, Afogados da Ingazeira, Caruaru, São Caetano, Paudalho, Condado, Olinda e Recife, tendo como orientador o mestre João do Pife, de Caruaru.

Objetivos específicos:
·         Revelar aos jovens uma tradição musical secular verificada no Nordeste;
·         Revelar potenciais talentos;
·         Estimular a presença da música do pífano durante os festejos juninos;
·         Estimular o conhecimento da música tradicional por meio de renomado mestre do pífano: João Alfredo Marques dos Santos, conhecido como João do Pife de Caruaru.

A tradicional música das bandas de pífano tem obtido novo fôlego nos últimos anos. Embora parecesse estar relegado a distantes grotões, este gênero da música nacional ganhou diversos novos registros fonográficos na última década, a literatura sobre o tema foi ampliada, surgiram eventos de relevo nacional como o Encontro das Bandas de Pífanos (Tocando Pífanos), realizado em Olinda nos dois últimos anos e com a terceira edição já marcada para novembro de 2012, tem ampliado a oferta de workshops, oficinas e minicursos sobre o instrumento. Prova disso é o trabalho desenvolvido pelo mestre João do Pífe de Caruaru, que, nos três últimos anos, ministrou oficinas e aulas espetáculos para músicos profissionais e amadores em Brasília, São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Curitiba, Pernambuco, Sergipe, e Rio de Janeiro sob o patrocínio da Caixa Cultural no projeto Eu Toco Pife e do Funcultura pelo projeto Pífanos e Mamulengos.


Em 2009 e 2010, João do Pife esteve em 20 escolas da Rede Municipal de Ensino do Recife num projeto de formação que beneficiou 500 crianças matriculadas no Ensino Fundamental. João do Pife, por meio do seu trabalho, colaborou na formação de várias bandas de pífanos no interior de Pernambuco. Como é o caso das Bandas de Pife Mirim e a de Pife Feminina, onde ensina crianças e idosos, no Centro Social São João do Monte, em Caruaru.

Pífano nas Escolas é exatamente a ampliação do projeto desenvolvido na capital, que se estende agora aos municípios de Carnaíba, Afogados da Ingazeira, Caruaru, São Caetano, Paudalho, Condado, Olinda, além do próprio Recife, desta vez em escolas da Rede Estadual.

As aulas são práticas e teóricas transmitidas por meio da tradição oral aprendida por João através da herança familiar. Cada uma delas terá carga de quatro horas e será direcionada a alunos maiores de 12 anos. Durante o curso, os alunos serão habilitados a manufaturar pífanos de bambu. Ao final de cada oficina o próprio João do Pife junto com a Banda Dois Irmãos de Caruaru, mostra a abrangência dos ritmos que podem ser tocados pelo instrumento e cada aluno fica com o seu pífano.

A realização do projeto visa a democratização da educação musical - uma vez que são direcionadas a estudantes da rede pública; por estimular o surgimento de novos talentos; e por colaborar na preservação de uma importante manifestação da música brasileira.

Pré-requisito: a partir de 12 anos de idade e que tenham de preferência alguma noção ou iniciação musical

Coordenação Geral: Página 21 Comunicação LTDA
Orientador: Mestre João do Pife
Assistente: Marcos do Pífano
Incentivo: Funcultura – Secretaria de Cultura - Governo de PE.
Colaboração: Secretaria de Educação de PE – Projeto Escola Aberta
Realização: Página 21

Pífano nas Escolas de Pernambuco
Cronograma

19/05  - Afogados da Ingazeira - Colégio Normal Estadual
20/05 - Carnaíba - Escola Estadual João Gomes dos Reis
22/05 - Caruaru - Escola Estadual Nicanor Souto Maior
23/05 - São Caetano - Escola Estadual Pio XII
24/05 - Recife - Escola Estadual São Miguel
25/05 - Olinda - Escola Estadual Sagrado Coração de Jesus
26/05 - Condado - Escola Estadual Julio Correa de Oliveira
27/05 - Paudalho - Escola Confederação do Equador

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festival de rock, concertos e feiras movimentam o Pernambuco Centro de Convenções em maio

Com recorde de filmes inscritos, 28º Cine PE divulga programação completa

Orixás para Criança na Praça Várzea e no Parque Dona Lindú