O Culto da Elegância na África em exposição no Museu da Abolição



Nesta sexta-feira (11), o Museu da Abolição inaugura a exposição temporária “La SAPE: O Culto da Elegância na África Contemporânea”, que estará em cartaz até o dia 18 de agosto. A exposição faz parte da programação da 10º Semana Nacional de Museus, de iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM, e retrata a presença da SAPE nos Trópicos, mais precisamente no nordeste brasileiro. O Museu da Abolição convida o público a conhecer a face artística da África Contemporânea.

A SAPE - Société des Ambianceurs et de Personnes Elegantes (Sociedade de Ambientadores e de Pessoas Elegantes) surge com ímpeto após a independência do Congo (Brazaaville e Kinshasa) , por volta dos anos de 1960. Tal fenômeno teve suas origens no bairro de Bacongo, em Brazzaville, atraindo jovens de origem social modesta que se autodenominavam de sapeurs: aqueles que cultuam a elegância como um fim em si mesmo. Mais que um estilo de vida, a elegância é uma “condição” de estar no mundo, onde a moda excede suas funções estéticas de representação e distinção para adquirir valores intrínsecos ao comportamento e à conduta sociais.

A Exposição é composta por fotografias de Silvania Nobre,vídeo-arte deCharles Martins e Expografia de Flávio Amaral, com curadoria do antropólogo Antonio Motta. Os protagonistas da cena são estudantes congoleses de Brazzaville e de Kinshasa, conveniados em diferentes universidades brasileiras. Trata-se do primeiro registro da SAPE no Brasil, já que o trajeto de viagem de um sapeur ─ fora da Republica Democrática do Congo (Kinshasa) e Congo Brazzaville ─ é Paris: o destino que o legitima. As obras ficam expostas até o dia 18 de agosto e as visitas podem ser feitas de segunda a sexta, das 9h às 17h e aos sábados, das 13h às 17h. A entrada é franca.

Ao longo da Semana Nacional de Museus, de 13 a 20, o Museu da Abolição oferecerá outras atividades:seminários e exibição de filmes. Além disso, funcionará no domingo (13), dia em que acontecerá o Circuito de Museus realizado Pelo Fórum de Museus de Pernambuco e Fundarpe, com várias opções de visitação aos museus do Recife.

Serviço:
Local: Museu da Abolição - Rua Benfica, 1150 - Madalena
Abertura: 11 de maio às 18h.
Visitação: 12/05 à 18/08/2012, de segunda a sexta das 9h às 17h e sabádos das 13h às 17h.
Informações: 3228-3248

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado