Nido Pedrosa apresenta o show Sucateando nesta sexta (25)

O artista Nido Pedrosa estará com o show Sucateando, nesta sexta-feira (25), às 12h, no Teatro Arraial. O evento faz parte da programação do Projeto Arraial Instrumental, realizado pela Fundarpe e Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco, e tem participação de grandes músicos da cena pernambucana, brasileira e internacional.

Biografia – Nido Pedrosa é um multi-instrumentista percussivo, produtor artístico e diretor musical. Começou sua carreira aos 10 anos de idade em rodas de choros e serestas, tocando com músicos e compositores mais experientes. Aos 13 anos de idade, foi estudar no Conservatório Pernambucano de Música, profissionalizou-se e assim começou suas participações em festivais de música, peças teatrais e shows pelo Nordeste. Aos 17 anos, criou o grupo musical Terra Viva com Noberto Rodrigues, Marcão, Wilson e Lepê Correia e também ‘A Banda que toca’ com o violeiro/guitarrista Alexandre Santiago, o sanfoneiro Nido do Acordeon e o violonista Hélcio Clemente.


Tocou também em vários grupos musicais, festivais e shows, a exemplo do Balança Coreto-Olinda-PE com Ivinho, Hélcio Clemente e Sinay Pessoa. Tocou no Teatro do Parque com Isrrael Semente, Ivinho, João do Cello, Ana e Lula Cortes e na Praça do Carmo, em Olinda com Miúcha, Aldo Lages, Nido do Acordeon e Hélcio Clemente, e em muitos outros shows e espetáculos. Teve participação especial no Balé Arte Negra de Penambuco, nas apresentações do Pátio de São Pedro, em Recife, no Memorial da América Latina e Centro Cultural São Paulo, ambos em São Paulo. Posteriormente, ingressou no grupo Concerto Viola, na época ícone da música nordestina, com o qual participou de muitos shows em várias cidades do Nordeste.

De 1980 a 1982, trabalhou no Rio de Janeiro e em São Paulo, onde participou de muitos espetáculos acompanhando Kátia de França, Lauro Benevides, Zeh Rocha, Ivinho Violeiro, Ives São Paulo e participou do programa Som Brasil/TV Globo e Empório Brasileiro/TV Bandeirantes, com o Grupo Amatuza (Flavio Araújo, Olivier Ferrando, Toninho Ferragutti) e como convidado do compositor/violeiro e apresentador Rolando Boldrin.  Em 1983, retornou ao Recife, onde participou do show da cantora Teca Calazans para o FREVANÇA-Festival Nacional do Frevo e do Maracatu/Rede Globo Nordeste e também, no Show do Grupo TARANCÓN (música Latino Americana), além do show do poeta/cantador/músico e compositor João do Vale, junto com o sanfoneiro Nido do Acordeon, no Teatro do Parque, em Recife-PE, como convidado especial.

Em 1985, viajou para São Paulo, onde participou de várias gravações, como músico e produtor. Participou do CD Tom Maior em homenagem ao compositor Tom Jobim e montou seu grupo de percussão, a BANDA DÁ NO COURO, com a qual se apresentou no 5° ENDA - Encontro Nacional de Dança no Teatro Sérgio Cardoso/SP para um público de 2.800 pessoas. Neste atual momento, este percussionista pernambucano, vem se dedicando a finalização do seu CD TRIBOS - Pura Percussão e na produção do seu novo CD ‘Sucateando’ e também, na montagem da turnê que fará com sua ‘Banda dá no Couro’ para levar em cartaz o show homônimo, um maravilhoso e requintado trabalho percussivo e harmônico. Um resgate das manifestações rítmicas e culturais do Nordeste, do Brasil e da América Latina, com uma mistura rítmica associada ao Jazz, ao POP, numa pegada contemporânea onde imprime a autêntica WORLD MUSIC com belos arranjos e algumas participações incríveis de grandes músicos, dentre os quais podemos citar: do Recife, Nando Rangel (contra-baixo acústico e Baixolão), Marco César (Bandolim), Julio Rangel (charango e Violão), Zé da Flauta (Pífanos e Flauta), Paulo Rafael (guitarra, viola de 12 e tricórdio)), Ricardo Marques (guitarra), Breno Lira (viola de 12), Júnio do Jarro (bateria), Jau Melo (bateria); de Arcoverde-PE, Adelmo Arcoverde (Viola de 10); do Chile, Luca Espinoza (Charango e Violão); da Bahia, Dinho Nascimento (Percussão); de São Paulo, Flávio Araújo (piano), José Celso (teclados), Paraná (Percussão), Fernandinho (Percussão), Armando (Bateria); de São Luiz, Pedrão do Maranhão (Percussão); da França, Olivier Ferrandor (Sax e Flautas) Dos Estados Unidos, Harvey Wainapel (sax-soprano e Clarinate).

A inspiração deste multi-instrumentista/compositor e produtor vêm de uma energia transcendental... Espiritual. Ele tira das sucatas os sons básicos e sofisticados de suas composições. Usa diversos materiais que poluem o meio ambiente e vários utensílios domésticos, os transformam em instrumentos inusitados e extrai os timbres para suas gravações e shows. Nido Pedrosa desde criança tira sonoridades magníficas de qualquer material que lhe seja dado e produz um maravilhoso som. Sabe com perfeição tirar o som certo no momento exato, essa criatividade lhe permite conjugar com muita facilidade e nobreza, a musicalidade, com a arte de compor e produzir. Vale conferir o trabalho e o show deste grande percussionista pernambucano, que conta com participações incríveis de grandes músicos nordestinos, brasileiros e internacionais a exemplo:  do compositor e arranjador Nando Rangel, do bandolinista Marco César, do pianista, tecladista, compositor e produtor musical José Celso, do saxofonista-alto, saxofonista-soprano, flautista transversal e pifeiro Dau Barros, e do compositor, produtor muscial e percussionista Júnior do Jarro (bateria). Participações especiais de Breno Liraq (viola de 12 cordas), Ricardo Marques (guitarra), Jau Melo (bateria) e Nido do Acordeon (sanfona), além de Rama Om (violino).
 
Maiores informações, acesse: www.myspace.com/nidopedrosa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

Inscrições abertas para Oficina Gratuita de Fotografia no Recife