Maurício Arraes retrata cenas e cenários da periferia

Obra de Maurício Arraes

Mostra inédita reúne pinturas e desenhos do artista plástico, a partir desta terça-feira (8), na Arte Plural Galeria, com curadoria de Raul Córdula

A partir de recortes do subúrbio e da periferia brasileira, o artista plástico Maurício Arraes expõe obras inéditas, na Arte Plural Galeria, a partir desta terça-feira (8). A mostra reúne uma média de 25 peças, sendo sete desenhos sobre papel - que, aliás, ele não apresentava pra o grande público há mais de 10 anos. As demais são pinturas, nas quais ele optou pela técnica do acrílico sobre tela. A curadoria é de Raul Córdula. 

Na exposição, Maurício adentra na porta aberta pelos impressionistas, com um olhar atento à prosa do subúrbio. Sem retoques ou subterfúgios, ele retrata cenas e cenários da periferia com tudo o que lhe é peculiar, como as cores e instantâneos. As pinturas e desenhos apresentam aquilo que os olhos do artista veem, exatamente do jeito que foi captado.

Dentro do processo de criação, tanto faz Maurício sair de casa em busca da cena que deseja retratar, nesse caso ele procurou os subúrbios, como registrar na memória um instante que depois volta à retina para reproduzir nos quadros. “Tem obras, inclusive, que são a fusão de vários lugares em que estive. Às vezes, a gente sai para procurar a imagem que a gente quer pintar; às vezes ela vem sem avisar”, relata o artista.


Para o curador, a pintura de Maurício Arraes é a transposição da retina para a mão, do olhar para o fazer. Neste caminho, ele crava um contexto poético centrado no cotidiano brasileiro que evoca a paisagem habitada pelo povo, apresentando o centro da cidade e a periferia, o bar da favela e o salão de sinuca, a estrada asfaltada com o cachorro atravessando-a, a menina na porta do bar que tem o retrato de Jesus na parede e por aí vai.

Curiosidade - Entre os quadros, há duas imagens de São Jorge. Embora não se diga devoto praticante, ele gosta muito do que o santo representa: a vitória do bem sobre o mau e ícone onipresente na cultura popular. Apesar de ser a primeira vez que ele utiliza em uma exposição, faz mais de 10 anos que pinta o elemento. 

Serviço:
Exposição Maurício Arraes
Vernissage: 08 de maio (só para convidados)
Período de visitação ao público: de 09 de maio a 10 de junho - terça a sexta, das 13h às 19h; sábados e domingos, das 16h às 20h
Na Arte Plural Galeria, Rua da Moeda, 140, Bairro do Recife - Recife - PE
Gratuito
Informações: (81) 3424.4431

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado