La Biblioteca Carmen de Burgos

Por Vitor Chaplin
Seg a Sex 10h às 13h; 14h às 20h
Sáb 9h às 13h
Biblioteca Carmen de Burgos - Instituto Cervantes
 A Biblioteca do Instituto Cervantes foi inaugurada no dia 8 de junho de 2011, recebendo o nome de “La Biblioteca Carmen de Burgos”. Como todas as bibliotecas do Instituto recebem um nome, desta feita o escolhido foi o da escritora, pensadora e principalmente uma lutadora dos direitos das mulheres Carmen de Burgos. Foi uma mulher à frente do seu tempo, que contrariou os padrões da época e se transformou em uma personalidade da literatura espanhola, sendo a primeira mulher a escrever em um jornal na Espanha e ainda foi correspondente de guerra no Marrocos.
Com mais de 50 centros em todo o mundo, o Instituto Cervantes abriga em todos os centros uma biblioteca, para fazer a difusão não só da língua, mas da cultura espanhola.
Coleção de letras hispânicas, clássicos da literatura
 espanhola e hispano-americana
Com uma média de visitação de aproximadamente 500 pessoas por mês, a Biblioteca Carmen de Burgos tem um acervo de quase 5.000 títulos, entre livros, CDs e DVDs. O espaço dispõe também de um acervo rico em literatura espanhola, como a Coleção de letras hispânicas, clássicos da literatura espanhola e hispano-americana com mais de 300 livros. O acervo estende-se entre visual, textual e de áudio, além de acesso gratuito à internet para estudos culturais e pesquisas. Com o cartão da Biblioteca, o usuário ainda pode acessar o recurso de informações on-line nas áreas de ciências sociais e humanas.
A Biblioteca conta com uma programação mensal, na qual o visitante pode participar sempre na última sexta-feira de cada mês da Tertúlia literária. Há sempre um convidado para falar sobre algum autor, escritor, um livro, uma obra literária, história, culinária, cultura espanhola de forma geral. Após o bate-papo, todas as pessos recebem um certificado. Para o mês de maio a Tertúlia literária trará, no próximo dia 25, às 18h, o doutor e professor George Cabral de Sousa, formado pela Universidade de Salamanca, do departamento de História da UFPE, falando sobre o tema Brasil-Espanha cultura e passado compartilhados. Uma vez por mês, sempre aos sábados também há exibição de filmes.
Para usufruir o que a biblioteca tem a oferecer, os visitantes podem fazer o cadastro na recepção. Para estudantes, professores e aposentados basta pagar uma taxa anual de R$ 15 mediante apresentação de documentos, e preenchimento de uma ficha, logo depois o visitante receberá o seu cartão. Para o público em geral, a taxa é de R$ 20. Após a matrícula, o usuário tem direito a alugar três livros durante 15 dias e 1 DVD por uma semana.
Para aqueles que se interessarem, vale a pena dar uma conferida na Biblioteca Carmen de Burgos, que vem exercendo função importante na difusão da cultura  espanhola aqui no Recife.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife

Ivonete Melo

Última semana para conferir exposição que homenageia o Galo da Madrugada no Paço do Frevo