Inscrições para apresentação de trabalhos artísticos ou teóricos se encerram nesta quinta, dia 31 de maio

Uma realização do Departamento de Teoria da Arte e Expressão Artística da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Associação Reviva/Acervo RecorDança, com incentivo do Funcultura, o Seminário Interseções: corpo e memória encerra nesta quinta, dia 31, as inscrições para apresentação de trabalhos artísticos, teóricos ou teórico-práticos durante o evento, que acontecerá entre os dias 19 e 22 de setembro, no Recife, capital pernambucana. As inscrições estão abertas para todo o Brasil. Para participar basta preencher a ficha de inscrição incluindo o resumo e/ou sinopse da proposta de trabalho a ser mostrado no encontro. A ficha está disponível na página do Interseções no Facebook e também pode ser solicitada por email: secretaria.intersecoes@associacaoreviva.org.br. Os trabalhos selecionados serão anunciados entre os dias 30 de junho e 10 de julho.

            O Seminário Interseções: corpo e memória vai reunir durante quatro dias, na UFPE, convidados de todo o País numa programação que envolve palestras, minicursos, mesas redondas e apresentações artísticas. Além dos trabalhos selecionados, haverá a Programação Cultural Corpomemória, com alguns artistas convidados pela organização do evento, como Helder Vasconcelos e o Coletivo Lugar Comum, com três interferências incluindo o espetáculo “Segunda Pele”. Tem ainda o filósofo, sociólogo, psicanalista e escritor franco-brasileiro Daniel Lins (Universidade Paris VII e Paris VIII/Universidade Federal do Ceará), que fará aqui o lançamento do seu livro “Antonin Artaud: o artesão do Corpo sem Órgãos”, com a montagem de uma exposição paralela. Para as palestras e minicursos, já estão confirmadas as presenças do Prof. Dr. Charles Feitosa (UFRJ), da Profa. Dra. Helena Bastos (USP), Profa. Dra. Hélia Borges (Faculdade Angel Vianna – RJ), Prof. Dr. Daniel Lins (UFC), Prof. Dr. Jorge Siqueira (PPG História – UFPE), Prof. Dr. Marcelo Coutinho (PPGAV – UFPE/UFPB), Profa. Valéria Vicente (UFPB), Profa. Maria Acselrad (UFPE), Prof. Dr. Luís Reis (UFPE),Prof. Dr. Guilherme Schulze (UFPB), Prof. João Denys de Araújo Leite (UFPE), Prof. Dr. Luís Reis (UFPE) e Prof. Dr. Paulo Cunha (UFPE), entre outros.
            Podem participar do seminário, com apresentação de trabalhos, alunos de graduação e pós-graduação lato e stricto sensu, professores e/ou pesquisadores vinculados ou não a instituições de ensino superior de qualquer área do conhecimento, desde que com propostas de apresentação adequadas à temática global do evento, ou seja, corpo, memória e várias de suas nuances, incluindo sensibilidade, cultura, ancestralidade, processos de subjetivação, voz, imagem, espetacularidade, urbanidade, etc. São bem-vindos ao Interseções, ainda, os interessados em geral que desejem participar como ouvintes.
O Seminário Interseções é um evento científico interdisciplinar sobre o corpo. A iniciativa de criá-lo partiu de pesquisadores em dança, porém, desde sua primeira edição (2009), cujo tema proposto foi corpo e olhar, deu lugar a múltiplos olhares do e sobre o corpo, tendo como foco promover o diálogo entre as mais variadas abordagens possíveis a partir deste cruzamento. “Em 2012, a partir da escolha dos próprios participantes da primeira edição, a interseção proposta será entre corpo e memória. E interessa às discussões que desejamos promover a polissemia que é própria a este tema a partir dos variados recortes epistemológicos dentro dos quais ele pode ser estudado. Portanto, são bem-vindos e esperados variados enfoques a partir da diversidade do tema”, explica a Profa. Dra. Roberta Ramos (UFPE), coordenadora do evento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife

Ivonete Melo

Última semana para conferir exposição que homenageia o Galo da Madrugada no Paço do Frevo