GAJOP reunirá jovens no 5° Oficinão das Juventudes

O GAJOP, através do Programa Educação para Cidadania, realizará o 5º Oficinão das Juventudes, neste sábado (5), das 9h às 17h, no Espaço Ciência – Memorial Arcoverde, em Olinda. Este encontro vai reunir jovens de Peixinhos, Tururu, Brasilit, Pina, Ipitinga, Jardim Brasil, Janga, Ibura, Alto Três Carneiros, Ipsep, Coque, Coelhos, e de outros bairros e comunidades do Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Paulista. O intuito é promover uma interação entre representantes dos diversos grupos juvenis para descobrir e fortalecer sua força enquanto cidadãos e cidadãs sujeitos de direitos. Os jovens participantes também irão assumir o compromisso de serem multiplicadores do Sistema de Promoção e Garantia dos Direitos Humanos e de atuarem na Rede Solidária de Defesa Social (RSDS). A expectativa é que 100 garotos e garotas participem do evento.

Durante esta quinta edição do Oficinão, os jovens presentes irão debater temas como: movimento juvenil, articulação em Rede, políticas públicas, exigibilidade de direitos, violação de direitos humanos, diversas formas de expressão das diversas juventudes, dentre outros. Todo o debate será feito a partir da participação e expressão artística dos jovens nas oficinas de Grafite, Teatro e Break. A oficina de Grafite será facilitada pela grafiteira da comunidade do Totó e membro do Coletivo Cores do amanhã, Jouse Barata. Já a Ofina de Break contará com facilitação do BBoy Levi Costa, da comunidade Alto três Carneiros e membro da Crew Step Evolution. A Ofina de Teatro terá como facilitadora a atriz Elaine França, da comunidade de Peixinhos e membro do Peixearte.

Metodologia - A metodologia do encontro abrange, no primeiro momento, a recepção dos participantes para inscrição nas oficinas. Em seguida, será feita apresentação dos participantes e da equipe do GAJOP, bem como explicação sobre a proposta do Oficinão. Um momento interessante será o dedicado ao “Desenho do Bairro”, quando os grupos juvenis, divididos por municípios, tentarão identificar as especificidades de suas comunidades apontando suas características e a situação em que vivem com relação à saúde, educação, acessibilidade, profissionalização, limpeza urbana, polícia, violência, lazer e outros assuntos que surgirem.

Os jovens construirão um mural com estas informações e com a representação das ações que estão desenvolvendo em seus bairros. Outro foco será a discussão em torno de conceitos e concepções do termo juventude. Os desafios e os porquês do trabalho coletivo e em Rede também serão objeto de reflexão. A ideia é ouvir o que os jovens têm dizer a respeito da articulação do movimento juvenil e o que tem mobilizado as juventudes a participar de espaços como fóruns, ONGs, associações, redes e movimentos sociais. O 5º Oficinão das Juventudes é uma realização do Programa Educação para Cidadania, do Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares (GAJOP), e conta com apoio da Misereor.

Serviço:
5° Oficinão das Juventudes
Data: Sábado, dia 5 de maio de 2012
Horário: 9h às 17h
Local: Espaço Ciência - Memorial Arcoverde, Complexo de Salgadinho, s/n, em Olinda.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado