GAJOP promoverá curso de Direitos Humanos para lideranças comunitárias



A formação abrange 4 módulos, tratando de eixos do Plano Nacional de Direitos Humanos (PNDH3). Com o tema “Universalização de Direitos em um Contexto de Desigualdades”, o primeiro módulo ocorrerá nos próximos dias 11, 12 e 13 de maio.

Lideranças comunitárias do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Paulista, em Pernambuco, participarão do Curso de Direitos Humanos, promovido pelo GAJOP - Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares – GAJOP, com apoio da Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República. Serão 4 módulos: “Módulo I - Universalização de Direitos em um Contexto de Desigualdades”, a ser realizado nos próximos dias 11, 12 e 13 de maio; “Módulo II - Interação democrática entre Estado e Sociedade Civil”, de 13 a 15 de julho; Módulo III - Segurança Pública, Acesso à Justiça e Combate à Violência, nos dias 14, 15 e 16 de setembro; e o Módulo IV - Educação e Cultura em Direitos Humanos, de 23 a 25 de novembro.

O objetivo é promover formação sobre o Plano Nacional de Direitos Humanos (PNDH3), visando ampliar e reforçar a participação do movimento popular na definição de políticas públicas. O curso é gratuito. Está prevista a participação de 100 pessoas. As inscrições estarão abertas até todas as vagas serem preenchidas.


A formação faz parte do Projeto de Capacitação de Representantes de Organizações Comunitárias para Ampliação de Participação na Definição de Políticas Públicas, desenvolvido pelo GAJOP, através do Programa Educação para Cidadania.

No atual contexto, a formação sobre o PNDH3 é de fundamental importância para o fortalecer e qualificar a participação social no acompanhamento e monitoramento das políticas públicas de direitos humanos. Também é importante como forma de fazer pressão e mobilização social para que este Plano ganhe efetividade no cotidiano das vidas das pessoas. Como ação de educação em Direitos Humanos (DH), esta ação do GAJOP assume um lugar estratégico nas tentativas de viabilidade das políticas públicas de DH, uma vez que dá sentido à educação tanto como um direito em si mesmo, quanto meio indispensável para a realização de outros direitos.

O curso, através de uma perspectiva de educação não formal, é orientado pelos princípios da emancipação e da autonomia e define-se como um processo sistemático tendo como eixo a educação popular e a participação em ações coletivas voltadas para a cidadania democrática. Por isso, constitui-se em um diálogo plural e transversal entre os vários atores sociais representantes de organizações comunitárias dos municípios quatro municípios da Região Metropolitana do Recife participantes. Dentre os resultados, espera-se o fortalecimento do movimento comunitário para atuar de forma mais qualificada no debate social sobre exigibilidade e garantia de direitos.

::Calendário::
Curso de Direitos Humanos para Lideranças Comunitárias
Módulo I: Universalização de Direitos em um Contexto de Desigualdades - Datas: 11, 12 e 13 de maio
Módulo II: Interação democrática entre Estado e Sociedade Civil - Datas: 13, 14 e 15 de julho
Módulo III: Segurança Pública, Acesso à Justiça e Combate à Violência - Datas: 14, 15 e 16 de setembro
Módulo IV: Educação e Cultura em Direitos Humanos - Datas: 23, 24 e 25 de novembro

Serviços:
GAJOP promove Curso de Direitos Humanos para Lideranças Comunitárias
Início do Módulo I: Universalização de Direitos em um Contexto de Desigualdades
Datas: 11/05 (18h), 12/05 (manhã e tarde) e 13/05 (manhã)
Local: Academia Santa Gertudres (Ladeira da Sé, Alto da Misericórdia, s/n, Olinda/PE)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)